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Aprenda a melhorar a memória!

O ritmo de vida agitado, a pressão em relação a prazos e objetivos e o stress em que vivemos o nosso dia-a-dia desgastam o cérebro e propiciam a falta de memória. Sendo uma das mais importantes funções cerebrais, saiba o que pode fazer para ter uma memória de elefante.

O estilo de vida moderno, o stresse e o acumular de atividades podem causar o esquecimento e as falhas de atenção, pois o cérebro costuma selecionar as informações que serão armazenadas e aquelas que são descartadas. Quando há falta de atenção, o cérebro não grava a informação e, quando há perda de memória, uma informação anteriormente armazenada é perdida. Portanto, o melhor é procurar formas de estimular o cérebro, mantê-lo em atividade e assim evitar a perda de menória. Para tal, basta adquirir hábitos de vida saudável e ter especial cuidado em não cometer excessos a nível psíquico e físico.

Alguns Nutrientes Indispensáveis - Zinco, Selénio, Ferro e Fósforo

Este sais minerais participam em inúmeras trocas elétricas e mantêm o cérebro acordado e ativo. Obtenha-os ingerindo sementes e cereais, raízes e folhas de cor verde escura, e iogurtes.

Vitamina E

Tem uma poderosa ação antioxidante. Presente em todas as sementes e cereais, como também nos óleos vegetais prensados a frio.

Vitamina C

Importante ação antioxidante. Presente nas sementes frescas e cruas que foram pré-germinadas, assim como na maioria dos frutos. 

Vitaminas do complexo B

Regulam a transmissão de informações (as sinapses) entre os neurónios, presente nas sementes e nas fibras dos alimentos integrais e nas proteínas.

Bioflavonoides

São polifenois com forte ação antioxidante. Além das sementes, são encontrados também no limão, frutas cítricas, uvas e nas folhas verdes escuras.

Colina

Participa na construção da membrana de novas células cerebrais e na reparação das já lesadas. Presente na gema do ovo e em todas as sementes e grãos (especialmente na soja), como também nos óleos vegetais prensados a frio.

Fitosterois

Estimulantes poderosos do sistema de defesa do organismo, reduzem a proliferação de células tumorais, infecções e inflamações. Presentes em todas as sementes e cereais, como também em óleos vegetais prensados a frio.


Fosfolipídeos (entre eles a Lecitina)

Funcionam como um "anti-gordura", desengorduram todos os sítios por onde passam. Além disso, participam na recuperação das estruturas do sistema nervoso e da memória. Presentes em todas as sementes e cereais, particularmente na soja, como também em óleos vegetais prensados a frio. 

Ómega 3

Funciona como um antiinflamatório poderoso, evitando a morte dos neurónios. Os peixes de águas frias e profundas, as sementes de linhaça e prímula são a melhor fonte deste nutriente.

Hidratos de Carbono

A glicose é a energia exclusiva do cérebro. Por isso, estar muito tempo sem comer hidratos de carbono diminui a atividade mental. O pão, a batata, os cereais, são absorvidos mais lentamente, fornecendo energia de forma regular. Já o açúcar dos doces é absorvido tão rapidamente que é armazenado como gordura, sem fornecer energia de modo constante.

Cafeína

É um potente estimulante do sistema nervoso central. Tem efeitos positivos, como o aumento da disposição física e diminuição do sono. Em excesso, causa danos à memória. O consumo de chá verde em quantidades adequadas favorece a memória.

Triptofano

Aminoácido que atua no sono e na atividade cerebral. Pode ser encontrado no leite, queijo branco, nas carnes magras e oleaginosas.

 

Sono reparador

A privação de sono pode afetar a nossa memória de longo e curto prazo, e passar a noite em claro pode reduzir a nossa habilidade de reter novas informações. Os especialistas garantem que uma boa noite de sono contribui para que um indivíduo consiga lembrar-se de compromissos mais facilmente no dia seguinte. Tal deve-se ao fato de ser precisamente durante o sono que o cérebro armazena a informação recém aprendida nas regiões onde se guardam as memórias antigas.

 

Ginástica Cerebral

Para obter e manter uma boa qualidade de vida, não basta desenvolver apenas o potencial físico, através da ginástica. É igualmente imprescindível estimular e desenvolver o potencial mental.

O cérebro cuida não só da manutenção da nossa vida como também das nossas emoções, da capacidade de raciocinar e encontrar soluções para as diversas situações enfrentadas, do desenvolvimento da criatividade, da inteligência e da aprendizagem.

O funcionamento cerebral é feito através dos estímulos recebidos pelos sentidos da audição, visão, olfato, tato, e paladar, que estão constantemente a carregá-lo com as informações que captam do ambiente.

Estas informações são recebidas e transformadas em descargas elétricas e transmitidas de neurónio para neurónio (células cerebrais).

A medida da inteligência é dada, principalmente, pela rapidez com que essas informações são resgatadas no arquivo cerebral onde estão arquivadas, são cruzadas com informações de outros arquivos, e colocadas à disposição da pessoa para as decisões necessárias.

Para que todo esse trabalho de resgate e cruzamento de informações aconteça com eficácia e rapidez, é preciso que o cérebro esteja com todos os seus “canais de informação” em forma e prontos para serem utilizados. Só assim as informações arquivadas serão resgatadas no momento certo, no tempo necessário e circularão com rapidez, auxiliando nas decisões.

Daí a necessidade do cérebro ser constantemente exercitado para “abrir” os caminhos e aumentar as ligações, e isso pode ser feito através de exercícios e movimentos coordenados do corpo que, executados de maneira apropriada, alcançam e estimulam partes específicas do cérebro.

Como exemplo de exercícios mentais, experimente fazer palavras cruzadas com assiduidade, decorar a lista das compras em vez de a escrever, redigir com a mão contrária à habitual (estimula músculos menos utilizados), ter mais do que um caminho para o local de trabalho, ler, entre tantas outras ações.

 

Terapias alternativas como o Reiki, Shiatsu, Acupuntura e a Massagem Tui Na, entre outras, são bons estimulantes para manter não só o corpo, como também, a mente sã.

 

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Publicada a 03/07/2020

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