blog
(00351) 210 929 030

Apesar de tudo, a Primavera está aí!

Apesar do momento conturbado que vivemos, a Primavera começa, no Hemisfério Norte, às 3.50, com o Equinócio da Primavera. Energeticamente, os dias de Equinócio lembram-nos da importância do equilíbrio entre a noite e o dia, a sombra e a luz, o que nos amedronta e o que nos encoraja. E talvez nunca, como agora, tenha sido tão importante entregarmo-nos à ideia de recomeço. 

O Mundo vive momentos de ansiedade e incerteza em relação a um futuro incerto e pouco auspicioso. Debatemo-nos com o combate a um vírus que nos isola fisicamente uns dos outros e que nos obriga a repensar nas estruturas da nossa vida enquanto indivíduos e como sociedade. Paralelamente às dificuldades que os homens enfrentam, a Natureza prossegue o seu curso habitual, e no Hemisfério Norte a Primavera volta, para nos lembrar que há esperança na continuidade da vida.

Desde os povos primitivos que este período do ano é considerado o início de um novo ciclo. Porque as civilizações antigas se regiam exclusivamente pelos ritmos da Natureza, a observação de que a Natureza renasce sempre neste período fez com que se compreendesse que estamos, nesta segunda metade do mês que mais tarde se definiu como sendo Março, no ponto inicial de um novo ano. 

O Equinócio da Primavera corresponde, em termos astronómicos, ao momento em que o Sol cruza a linha do Equador e se encontra numa posição perpendicular à Terra, o que faz com que os raios solares incidam da mesma forma no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul.

Isto significa, também, que nos dias em que acontecem os Equinócios o dia e a noite têm exatamente as mesmas horas de duração.

A partir do Equinócio da Primavera os dias vão ganhando cada vez mais tempo em relação à noite, culminando no Solstício de Verão, que corresponde à noite mais pequena do ano.

Energeticamente, a Primavera representa, pois, um aumento da luz solar, porque o Sol passa a incidir sobre este Hemisfério num período que é cada vez maior. Sendo o Sol a fonte da vida terrestre, isto implica um aumento de energia, de vitalidade e, consequentemente, um convite à ação.

Em 2020, contudo, o Mundo encontra-se em suspenso perante a ameaça do Covid-19. Este ano não podemos, por enquanto, desfrutar livremente do contacto com a Natureza, na medida em que para podermos conter e tentar controlar a propagação do vírus é importante que as pessoas evitem sair de casa.

Mas neste "isolamento", que nos é necessário neste período, é-nos ao mesmo tempo dada uma grande oportunidade de renascer. Cada um de nós tem, agora, mais tempo e maior espaço interior, porque estamos menos distraídos com as ocupações da vida quotidiana, para pensarmos em que aspetos precisamos de renascer, que partes de nós e da nossa vida precisam de ser modificadas para que possamos ter uma vida com mais sentido.

Por uma força que nos foi imposta, a verdade é que os níveis de poluição baixaram e a Natureza está a poder expressar-se com maior liberdade. Em Veneza, nos canais finalmente limpos devido à paragem da cidade, as águas tornaram-se límpidas, tendo até sido vistos golfinhos. Nas famílias espalhadas pelos vários países que se encontram de quarentena, os pais voltaram a ter tempo para estar com os filhos. Voltámos a ter tempo para ingerir refeições acabadas de preparar, para retomar passatempos esquecidos, para contactar com amigos com quem constantemente adiamos telefonemas devido à azáfama do dia-a-dia.

Aproveitemos, então, esta energia da Primavera para fazer renascer em nós a esperança e para que, quando o ritmo normal da nossa vida urbana for retomado, cada um de nós saiba melhor quem é e quem são aqueles com quem vive ou de quem sente mais falta, o que é mais importante para si, e como é incomparável e insubstituível o calor e o aconchego de um abraço.

Veja também:

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema


< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Novidades


Publicada a 03/07/2020

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...