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Alimentos que dão felicidade

Ser feliz é uma escolha pessoal que requer esforço e vontade mas sabia que a alimentação pode ser uma aliada para nos sentirmos bem? Há diversos alimentos que, além de saudáveis, estimulam a produção de substâncias no nosso organismo que geram sensação de bem-estar e prazer.

Quem tem bons hábitos de alimentação sofre menos com stresse, ansiedade e depressão. Isto porque a composição química dos alimentos é capaz de interferir na produção de neurotransmissores como a serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina.

Ora, são estas substâncias as responsáveis por transmitir os impulsos nervosos para o cérebro e causam as sensações de prazer e bem estar. Também o triptofano é uma substância fundamental. Este aminoácido que compõe a serotonina quando chega ao cérebro aumenta a produção da serotonina, responsável por reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite e até melhorar a qualidade do sono.

Portanto, estas são razões de sobra para incluir determinados alimentos da sua dieta diária e sentir-se bem, com energia e, sobretudo, de bem com a vida.

 

BANANA

Esta fruta é um hidrato de carbono rico no aminoácido triptofano ( cada 100 g da banana contém em média 18 mg de triptofano). Acontece que este aminoácido é uma substância precursora da serotonina. Sem serotonina, o organismo fica recetivo a depressões, irritabilidade, insónia, ansiedade, mau humor e hiperfagia (aumento exagerado da fome).

 

ABACATE

Esta fruta é rica em ácido fólico, vitamina B3 (niacinamida) e potássio. O abacate também tem mais proteína do que qualquer outra fruta, cerca de 2 g para cada porção de 110 g. Possui, ainda, quantidades úteis de ferro, magnésio e vitaminas C, E e B6. A niacinamida ( Vitamina B3) tem ação específica sobre o sistema nervoso central, colaborando com a manutenção de hormonas que regulam as substâncias químicas do cérebro e garante efeito relaxante. Esta vitamina tem ação conjunta com o ácido fólico, que atua como coenzima de diversos neurotransmissores do bom humor.

 

MEL

O alimento é um hidrato de carbono fonte de triptofano, com ação calmante que induz  uma sensação de bem estar melhorando a função da serotonina no cérebro. O mel tem uma função importante como regenerador da microflora intestinal, quando combinado com os lactobacilos presentes no intestino. Sabe-se que mais de 90% da serotonina é produzida no intestino, portanto o mel ajuda a manter a integridade intestinal.

 

TOFU

É o queijo à base de soja. Com muitos nutrientes, o tofu tem o dobro de proteínas do feijão. Importante fonte de magnésio mineral que atua na regulação do metabolismo cerebral e participa da metabolização de alguns aminoácidos. Lembre-se que a deficiência de magnésio resulta em fadiga e deficiência de enzimas envolvidas na produção de energia.

 

SALMÃO

Os peixes de água fria (salmão, atum, cavalinha) são considerados excelentes fontes de ómega 3 , um ácido gordo com efeito protetor sobre os neurónios. A relação de consumo desse ácido gordo e a felicidade, está no aumento na produção dos receptores de neurotransmissores como: a serotonina, a dopamina e a noradrenalina que protegem o cérebro e o sistema nervoso central dos radicais livres, substâncias responsáveis pelo envelhecimento celular.

 

GÉRMEN DE TRIGO

É a parte mais nobre do trigo, que quando é refinado perde esta propriedade, e uma excelente fonte de todo o aporte vitamínico do complexo B, atuando como calmante natural que diminui a irritabilidade e o nervosimo. Tem inositol, presente nas membranas celulares como fosfatidilinositol, que é necessário para o correto funcionamento dos neurotransmissores serotonina e acetilcolina.

 

CANELA

Rica em polifenóis e antioxidantes, esta especiaria melhora a atividade da insulina, ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e reduz a compulsão por hidratos de ono e doces. Assim, colabora para evitar o excesso de peso e o acúmulo de gorduras na região abdominal e mantém a produção de serotonina em equilíbrio.

 

MARACUJÁ

O bom e velho calmante natural. Nas folhas do maracujá estão as substâncias alcaloides e os flavonoides que agem no cérebro e melhoram o sono e ajudam a combater o estresse e a irritabilidade.

 

PEIXES E FRUTOS DO MAR

São ricos em nutrientes que melhoram a atividade cerebral e contribuem diretamente para o bom humor. O selénio e a vitamina B12, por exemplo, combatem a ansiedade e o cansaço; já o ómega 3 colabora na produção de neurotransmissores, combatendo a irritação.

 

ALFACE

Este vegetal é rico em lactucina, que tem capacidade analgésica e sedativa, causando um efeito calmante no organismo. Logo confere bem-estar.

 

ESPINAFRE

Possui ácido fólico e potássio, dois elementos que, se estiverem em falta no organismo, provocam cansaço, fraqueza e apatia. Se não gostar de espinafres, outras folhas de cores escuras também atuam na mesma função.

 

LENTILHAS

Atuam no metabolismo do cérebro e na produção de dopamina, principal substância que dá motivação, criatividade e sensação de prazer.

 

OVOS

Contêm colina e lecitina, que afetam de forma positiva as alterações de humor.

 

CHÁ VERDE

Conhecido pelo efeito emagrecedor, também beneficia o humor, afasta o stresse e diminui a possibilidade de inflamação cerebral, favorecendo o bem estar.

 

SOJA

Rica em magnésio, mineral que desempenha papel fundamental na energia das células. A falta dele pode resultar em falta de energia. Também ajuda a reduzir a fadiga, combate o stresse e tem propriedades tranquilizantes.

 

Substâncias Especiais

Muitas substâncias são nesno essenciais ao nosso organismo e seu bom funcionamento. Nutrientes que nem sempre sabemos onde encontrar e que podem fazer toda a diferença na nossa alimentação.

 

VITAMINA C

Tem diversas funções no organismo, mas destacamos a sua importância na conversão do triptofano em serotonina (laranja, limão tangerina,  morango, tomate, repolho, batata, pimentão verde entre outros).

 

ÁCIDO FÓLICO

Também é essencial para a formação do tubo neural, para o bom humor e para a aprendizagem (fígado, feijão, carne bovina magra, batata, pão e cereais integrais, folhas verdes escuras (espinafre, espargo, brócolis, couve-de-bruxelas, gérmen de trigo).

 

MAGNÉSIO

Fundamental para a conversão da serotonina. Deficiências deste mineral podem estar relacionada a alterações de humor, nervosismo, ansiedade, irritabilidade, nervosismo e hiperatividade (folhas verdes escuras, grãos de cereais, tofu, nozes, leguminosas.

 

SELÉNIO

Importante antioxidante do organismo com ação imunoestimulante (castanha do pará, atum, arenque, miúdos, gérmen de trigo, brócolos, couve, cebola, alho, rabanete, repolho e tomate).

 

ZINCO

Tem inúmeras ações no organismo, estando envolvido na integridade da membrana celular. É um mineral extremamente importante na manutenção da saúde como um todo (frutos do mar, ostras, aves, cereais integrais, leguminosas, milho e alguns vegetais).

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Publicada a 13/07/2020

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