blog
(00351) 210 929 000

A sua assinatura pessoal

Na Grafologia, a assinatura assume um papel especialmente importante, pois é a “marca” única que distingue cada pessoa. Todos os documentos importantes têm de ser assinados, precisamente por ser a assinatura aquilo que firma o compromisso, sendo a confirmação de que “aquela” pessoa concorda com o que foi decidido. A assinatura revela, também, de que forma pretendemos ser vistos pelos outros, pois é o traço gráfico que escolhemos para nos representar.

 

Como assina?

Numa assinatura, a primeira e a última letras são especialmente importantes. A primeira porque indica como encara os novos desafios e a última porque é a letra que desenhamos de forma mais inconsciente e automática, revelando o nosso eu mais íntimo. Quanto maior e mais larga for a letra, mais orgulhosa e impulsiva a pessoa é. Uma letra muito estreita é característica de alguém fechado e introvertido. 

 

- Uma pessoa que tem uma assinatura que não se consegue perceber demonstra que para ela a privacidade é muito importante, não gostando que a sua identidade seja facilmente identificada. 

- Assinaturas com muitos floreados e pormenores pertencem geralmente a pessoas com forte poder analítico, dando muita importância a todos os pormenores e sendo reservadas e prudentes.

- Quando a assinatura possui desenhos infantis a pessoa recusa-se a crescer, revelando falta de maturidade.

- Se a assinatura se inclina para cima, mostra alguém otimista e que confia nos outros, com espírito aventureiro e que procura constantemente superar os seus próprios limites. Quando a assinatura é ascendente e finalizada por um ponto, a pessoa é autoconfiante e não depende de ninguém, tem os pés bem assentes na terra e apenas promete aquilo que sabe que pode cumprir.  

- Quando a assinatura se inclina para baixo, a pessoa tem uma postura pessimista, sendo retraída ou estando a atravessar um período da sua vida em que não acredita em si própria. 

- Uma assinatura em linha reta revela uma personalidade equilibrada mas com grande força de vontade e determinação para ir atrás das suas metas. 

- Se a pessoa “risca” o nome com um traço ou um rabisco pode ter complexos e medos que não é capaz de assumir, sentindo-se inferior aos outros ou sendo demasiado dependente.

- Quando a pessoa assina apenas com o primeiro nome, é muito apegada à sua família. Quando assina com a inicial do primeiro nome e com o apelido, dá forte importância à carreira. Se assina com o nome e o apelido, sabe equilibrar bem a esfera privada e a vida profissional. Se assina com o nome e o apelido do meio, tem uma forte ligação à mãe. Se escolhe assinar com o primeiro e o segundo nome tem tendência para fazer tudo à sua maneira, sem esperar que os outros a ensinem ou lhe digam o que fazer. Uma pessoa que assina apenas com iniciais é vaidosa e não perde tempo com rodeios. Iniciais acentuadas denotam egocentrismo.  

- Alguém que muda frequentemente de assinatura demonstra ter uma personalidade rebelde, não aceitando submeter-se às convenções. Com um forte espírito artístico, precisa de estar constantemente a combater a rotina.

 

Pormenores importantes:

- Quando a pessoa coloca um ponto ou um traço no final da assinatura, gosta de manter uma certa distância em relação aos outros, firmando bem os seus pontos de vista.

- Uma assinatura cheia de formas angulosas pode denotar mágoas ocultas. Se for confusa e difícil de entender, pode denunciar alguém que se sente inferior e procura atacar os outros como forma de se esquivar a assumir os seus erros.

- Uma assinatura rematada por uma linha curva à direita revela magnetismo e charme pessoal.

- Uma assinatura desenhada com letras largas é própria de alguém que quer ir longe na vida, tem uma personalidade sociável e gostava de correr o Mundo.

- Quando as letras são mais altas do que largas existe a propensão para o egoísmo e a presunção, com um certo sentimento de superioridade.

- Quando os traços são regulares e constantes, a pessoa é persistente e não desiste perante as dificuldades, tem objetivos bem definidos e procura sempre alcançá-los.

- Se a assinatura é irregular existe a propensão para a impulsividade e a indefinição quanto às metas, sendo própria de alguém inconstante.

- A pessoa que tem uma assinatura arredondada tem um espírito generoso, mas se a assinatura tiver anéis fechados a pessoa tende para o egoísmo.

- Uma assinatura com letras altas é própria de uma pessoa ativa.

- A pessoa que eleva o primeiro traço da sua assinatura tem um grande orgulho em si própria, enquanto aquela que assina com todas as letras do mesmo tamanho é mais modesta e retraída. Uma pessoa que escreve apenas uma ou duas letras, arrastando o resto da assinatura em traços horizontais, tende a ser distraída.

 

 

Fique a saber que…

As pessoas que assim com maior lentidão são mais sonhadoras.

Aqueles que assinam com ritmo e rapidez têm um raciocínio vivo e facilidade de comunicação.

As pessoas impulsivas assinam de forma rápida mas irregular, sem ritmo constante.

 

Para além do formato geral da assinatura, deve ter em atenção o sítio em que a pessoa escolhe assinar, em relação ao resto da folha e em relação ao texto (atenção, a posição da assinatura deve ser analisada apenas quando é dada à pessoa a liberdade de escolher o sítio onde pode assinar, não havendo um sítio designado para o fazer). 

As pessoas que assinam à direita demonstram facilidade social, comunicando claramente as suas ideias e pontos de vista, sabendo entrar em harmonia com o que as rodeia. 

Quando a assinatura é posicionada à esquerda a pessoa tem um forte apego aos seus bens e tem propensão para o materialismo, não confiando facilmente nos outros. Se estiver quase colada ao texto a pessoa não se sente confortável em relação ao que assinou. 

Uma assinatura centrada revela que a pessoa concorda em pleno com aquilo que está a assinar. 

Quando a assinatura é feita por cima do texto a pessoa demonstra não ter respeito por aquilo que assinou, considerando-se de algum modo superior. Pode indiciar uma personalidade demasiado dominadora ou ambiciosa.

Se a pessoa assina antes do texto, no cabeçalho da página, demonstra desconfiança e dificuldade em aceitar o que está a assinar, podendo ter uma postura algo conflituosa em relação à questão que é tratada no documento.

 

Em algumas situações, em que temos pressa ou necessidade de assinar muitos documentos, fazemos apenas uma rubrica. Este traço rápido contém em si ainda mais significado, pois é a forma como escolhemos condensar a nossa identidade. O formato que a rubrica assume denuncia traços importantes da personalidade.

- Se for quase em linha reta, indica frieza ou indecisão, sendo típica de alguém que não sabe definir bem aquilo que quer.

- Apenas uma inicial, mas bastante floreada, pertence a uma pessoa com grande vaidade mas que tem tendência para pensamentos megalómanos.

- Uma inicial simples denuncia um espírito prático, que analisa o que tem de ser feito, mas que reprime os seus instintos mais básicos.

- Se a rubrica forma uma cruz, a pessoa é muito introvertida e procura proteção familiar, duvidando do que outros lhe dizem.

- Quando a rubrica é descendente, a pessoa é muito influenciável em relação ao que a rodeia.

- Uma rubrica em ziguezague é característica de alguém com um temperamento instável e muito nervoso.

- Quando a rubrica forma um círculo, a pessoa adapta-se ao que a envolve para ser aceite, assumindo uma postura defensiva em que se esconde por falta de confiança em si mesma.

Veja também:

 

 

 

 

 

 


Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Consulta tarot - Será melhor procurar outra casa

Novidades


Publicada a 21/03/2019

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS

Publicada a 14/07/2016

Maria Helena tem novo programa - PONTO DE EQUILÍBRIO na SIC INTERNACIONAL

Maria Helena apresenta na SIC Internacional o seu novo programa - PONTO DE EQUILÍBRIO

+ VER MAIS

Publicada a 16/09/2015

Maria Helena fala sobre a importância de viver no momento presente

Maria Helena é convidada especial do programa Não faz sentido, da SIC MULHER, onde explica porque é tão importante viver no momento presente e deixar para trás o passado.

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...