blog
(00351) 210 929 000

A noite de Beltane 

O período correspondente aos meses de Maio e Junho era, nas culturas antigas, especialmente rico em tradições e simbologias, pois como antecede a chegada do Verão estava estreitamente associado à fertilidade e à riqueza. A noite de 30 de Abril para 1 de Maio era venerada pelos pagãos como a noite de Beltane - a celebração da vida.

A primeira noite de Maio era, na tradição Celta, a noite em que se celebrava a fertilidade da Terra, conhecida como Beltane – a noite das fogueiras dedicada ao deus céltico Bel, o senhor da vida. "Tinne" é a palavra céltica que significa fogo, sendo Beltane "o fogo de Bel". O gado era solto para que fosse purificado pelo fogo, e havia a superstição de saltar a fogueira para ter sorte no amor. Era uma festa de alegria e celebração da vida.

Nesta noite, o Rei Veado – o vencedor de uma caçada realizada pelos bosques – acasalava com a donzela escolhida como representante da Deusa-Mãe, num ritual de celebração. Esta união, considerada sagrada, assegurava que a terra seria fértil e daria bons frutos no Verão seguinte.

A Igreja Católica adotou grande parte dos rituais pagãos para que as pessoas aceitassem o Catolicismo sem se insurgirem por perderem as tradições que tinham. Em Portugal, ainda hoje na noite de São João é costume acenderem-se fogueiras e, segundo a tradição popular, deve-se saltar a fogueira para ter sorte no amor.

O Mastro de Maio

O “Maypole” ou “Mastro de Maio” é um dos símbolos mais conhecidos, usado desde o século XIV na Europa Central como um ritual social de celebração da vida. O mastro representa a Árvore do Mundo, com inúmeras fitas coloridas atadas no topo, fazendo a ligação entre o Céu e a Terra. Homens e mulheres seguravam, cada um, numa fita e dançavam em círculo, enquanto cantavam e seguiam uma coreografia que ia entrelaçando as fitas em torno do mastro. Esta era uma celebração da juventude e do espírito da abundância. Quando as fitas estavam completamente atadas à volta do mastro, eram presas no final com uma fita vermelha. Todas as diferentes cores da Natureza estavam, assim, unidas em torno de um tronco comum. Nalguns países da Europa este mastro ainda hoje é erguido em festas nos jardins, em Maio, e as crianças cantam e festejam à sua volta.

Estes costumes mantiveram-se através dos séculos e ainda hoje se celebram, embora tenham sido adaptados à cultura vigente. Em Portugal, nos Santos Populares que se celebram por altura do Solstício de Verão (segunda metade de Junho) é costume erguer-se um mastro, por vezes com um boneco no topo e fitas penduradas, em torno do qual se dança.

A noite de Beltane é especialmente poderosa para realizar rituais, encantamentos e magias de amor. Experimente fazer esta magia de amor ardente para atrair o amor ou para dinamizar a sua relação!

 

Veja também:

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema


< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Ritual para renovar a sua vida

Novidades


Publicada a 17/09/2019

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...