blog
(00351) 210 929 000

A Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2018

Durante os 40 dias da Quaresma, preparamo-nos para a Páscoa refletindo sobre a vida e a morte de Jesus, e o seu sacrifício de amor por nós. Por esse motivo, este período é especialmente dedicado à reflexão, à introspeção e à compreensão não só dos mistérios da Fé como da nossa própria vida, ajudando-nos a esclarecer melhor tudo aquilo que nos move e que deve reger a nossa vida. Todos os anos o Papa Francisco deixa uma mensagem especial para a Quaresma, que começou este ano na Quarta-feira de Cinzas, dia 14 de Fevereiro. 

A Quaresma é tempo para fortalecer a Fé, e é nesse sentido que o Papa Francisco deixou, na Homília da Quarta-feira de Cinzas, uma mensagem focada no excerto bíblico retirado do Evangelho de Mateus:

                            "Porque se multiplicará a iniquidade, vai resfriar o amor de muitos." (Mt 24,12)

A partir daqui, o Papa explicou que todos nós somos expostos a inúmeras tentações, e que elas apelam à perversão da nossa virtude, fazendo-nos duvidar do amor de Deus por nós. Quanto mais se espalha a injustiça, quanto mais crescem as desigualdades, quanto mais vemos goradas as nossas expetativas e frustradas as nossas esperanças, maior dificuldade temos em acreditar no poder de Deus e na Justiça Divina.

O Papa alertou que a desconfiança, a resignação e a apatia são aquilo que bloqueia o fluxo da Fé. Quando desconfiamos, quando nos resignamos e quando deixamos de reagir perdemos a Fé. E não ter Fé é não acreditar em Deus, é por em causa o seu amor por nós, é não valorizar o sacrifício de Jesus.

Para que isso não aconteça, nesta Quaresma o Papa Francisco convida-nos primeiro a parar, a por de parte a correria em que vivemos, a ansiedade em que vivemos, a necessidade de ser vistos, de fazer e aparecer aos olhos do Mundo, de opinar e criticar de forma leviana, sem procurar compreender, de controlar tudo, de saber tudo. 

É no silêncio e no recolhimento que, segundo o Papa, nos reencontraremos com o amor de Deus. Ao deixarmos de nos iludir com tudo o que é ilusório e passageiro, ao compreendermos, dentro do nosso coração, aquilo que deixa em nós algo bom e duradouro.

É ao olhar em volta e contemplar o que temos que voltaremos a dar valor ao que realmente importa, aos laços, aos vínculos, à força que nos faz caminhar.

É através da caridade para com os outros, do gesto de estender a mão para ajudar quem está mais fragilizado, que somos provas vivas do amor Divino que habita em nós.

É por meio desse amor que a nossa própria caminhada se reveste de uma renovada confiança e vigor, de um sentido pleno que afasta a desconfiança, a resignação e a apatia, mantendo longe de nós as tentações.

É ao parar tudo o que nos desvia da Fé que olhamos em volta e regressamos à casa de Deus Pai, onde voltamos a sentir-nos amados e seguros.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

* A informação constante neste texto foi elaborada a partir da Agência Ecclesia.


< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Vou conseguir as partilhas a bem com o meu ex-marido?

Novidades


Publicada a 16/09/2019

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS

Publicada a 13/09/2019

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...