blog
(00351) 210 929 030

A lenda do Cardo-Mariano

A Lenda da Planta

Segundo a lenda, quando o Rei Herodes soube do nascimento de Jesus, o filho de Deus, que diziam ser o Rei dos Judeus, furioso com a ideia de existir outro Rei sem ser ele, mandou matar todos os recém-nascidos de Belém. Maria e José fugiram do local de nascimento de Jesus e esconderam-se numa gruta para não serem apanhados por Herodes e os seus homens. Estava frio e escuro. Maria segurava ternamente o seu amado filho Jesus bebé em seus braços embrulhado numa mantinha para que ele não chorasse com frio. Olhava-o com ternura e bondade tentando aquietá-lo. Dos seus ternos olhos rolavam lágrimas que caíam em cima do menino. De repente ouviram um grupo de soldados passar. Maria resolveu amamentar o menino para o sossegar e abraçou-o para o proteger. Nessa altura caiu a mantinha para o chão. Maria inclinou-se para a apanhar quando caiu leite dos seus seios para as folhas de uma planta que estava a seus pés. Foram as gotas do leite de Maria que deram a cor branca às manchas das folhas do cardo. Esta lenda deu origem ao nome Cardo-de-Santa-Maria ou Cardo-Mariano. 

 

O Cardo-de-Santa-Maria cresce em terrenos secos e rochosos, à beira das estradas e em terreno incultos em quase todo o país. Pode ter até 1.5m de altura, tem folhas verdes grandes com veias brancas e espinhos. De Julho a Agosto dá um fruto com uma flor violeta/roxa na sua extremidade. 

 

Sabia que…

O Cardo-de-Santa-Maria é muito benéfico no tratamento de cirroses, hepatites e doenças da vesícula?

Também é uma das plantas com melhores resultados no tratamento e fortalecimento do fígado.

Contém propriedades benéficas indicadas para o bom funcionamento cardiovascular.

Utilização:

O Cardo-de-Santa-Maria não tem cheiro. Tem propriedades semelhantes ao Cardo-Santo mas um sabor mais agradável semelhante ao da alcachofra. As folhas jovens mais tenras podem ser utilizadas na preparação de saladas. Tradicionalmente a planta inteira triturada era alimento para o gado e as sementes para as galinhas.  

Preparação

Os frutos são colhidos à mão quando estão maduros e deixam-se secar. Na medicina popular podem ser fervidos durante 8 minutos em água. A infusão serve no tratamento de doença hepáticas. Os frutos também podem ser moídos e ingeridos em pó ou inteiros em doses moderadas para o mesmo efeito.  

Curiosidades

Diz-se que consumir o Cardo-de–Santa-Maria em fruto ou em chá reduz os efeitos de enjoos causados por viagens de transportes.

Tem propriedades energéticas e é utilizado na composição de medicamentos para ressacas e numa bebida energética americana. 

 

 

Veja também:

Mezinha caseira para o tratamento da diabetes

Mezinha caseira para ter alegria e motivação

Mezinha caseira para afastar as alergias da Primavera

O que acontece numa consulta de Naturopatia (Medicina Natural)?

O Centro Maria Helena dispõe de consultas de Medicina Natural. Ligue 210 929 000 para mais informações.

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 

 

< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Novidades


Publicada a 03/07/2020

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...