blog
(00351) 210 929 030

A importância dos 4 Elementos nos rituais

Os sábios antigos definiram quatro Elementos principais, a partir dos quais toda a matéria é criada e que são indispensáveis à vida humana: o Fogo, a Terra, o Ar e a Água. Cada um deles possui uma função distinta e uma energia própria, relacionadas com o seu papel na Natureza. O Fogo ilumina, aquece e transforma a matéria, o Ar alimenta todas as formas de vida, a Terra dá estrutura e consistência, a Água dilui e ao mesmo tempo unifica, tendo também um poder transformador.

É muito frequente (e benéfico) utilizar, num ritual, algo que represente o Elemento que se pretende evocar. Esta representação pode ser feita de uma forma simples, como por exemplo:

- uma vela – representa o Elemento Fogo;

- uma cristal – representa o Elemento Terra;

- um pau de incenso – representa o Elemento Ar;

- uma taça com água – representa o Elemento Água.

 

Consoante o ritual que se está a realizar, pode haver uma preponderância de um ou mais Elementos, já que cada um deles destaca certas áreas ou aspetos da nossa vida:

Elemento Fogo - destaca a coragem, a força, a ousadia. Mais enfatizado em rituais ligados à paixão, à conquista, ou à vida profissional, especialmente quando há desafios a superar. Também é enfatizado em rituais de proteção e defesa pessoal ou, por outro lado, ligados à vida financeira,     pois ajuda a atrair o dinheiro.

Elemento Terra - relaciona-se com a segurança e com o bem-estar material e financeiro. Deve ser destacado nos rituais que visam ter estabilidade, reforçar a segurança, o bem-estar e, também, a saúde e o crescimento.

Elemento Ar - ligado ao pensamento, às ideias, à comunicação e à aprendizagem. Deve ser enfatizado em rituais ligados à esfera profissional e aos estudos, pois ajuda a obter melhores resultados. Também é ideal para os rituais onde se pedem desejos ou se procura encontrar um objecto perdido.

Elemento Água - prende-se com as emoções, os sentimentos, os afectos, o amor e a cura. Deve ser sempre enfatizado em rituais de amor, paixão, harmonia familiar, relacionados com crianças e tudo aquilo que de algum modo se relacione com a esfera afectiva. Também é muito favorável em rituais que visam atrair a criatividade, o fluxo de ideias, e o dinheiro, pois a Água está relacionada com a prosperidade e a abundância.

No contexto esotérico, cada um dos quatro Elementos está especialmente relacionado com uma área da nossa vida, com um aspeto da dimensão humana.

O chamado quinto Elemento sagrado, o Espírito, é aquilo que une todos os outros, exercendo a transformação e a conexão entre eles.

Salvo raras excepções, todos os Elementos devem estar representados num ritual, para que exista equilíbrio e harmonia energética. De um modo geral, a representação dos Elementos num ritual respeita as direcções e as cores que estão associadas a cada um deles:

Fogo - Sul / vermelho

Terra - Norte / verde

Ar - Este / amarelo

Água - Oeste / azul

 

Conhecer a cor associada a cada Elemento ajuda-nos a escolher a tinta, o papel, as fitas ou quaisquer outros utensílios que usemos no ritual que desejamos fazer.

A direcção associada a cada Elemento serve de ponto de referência para organizarmos a disposição dos ingredientes na mesa onde realizamos o ritual:

As velas colocam-se a Sul, os cristais, os incensos a Este, a taça com água a Oeste.

Embora as velas, incensos, cristais e a taça com água sejam os ingredientes mais utilizados, existem outras alternativas (ou complementos), de acordo com cada Elemento:

Fogo → varinha – queimador de ervas (com ervas e carvão)

Terra à sal – terra, areia – pedras – flores

Ar à penas – leque – pêndulo

Água à espelho – cálice – conchas

Utilize a representação de Elementos de acordo com a sua intuição, recorrendo às posições e cores aconselhadas e adaptando-a sempre ao ritual que pretende fazer.

Saiba mais sobre rituais no livro Rituais de Luz, de Maria Helena. Encomende pelo e-mail [email protected] ou através do Facebook.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Novidades


Publicada a 10/07/2020

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...