blog
(00351) 210 929 030

A energia do mês de Dezembro 2017

Para além de marcar o final do ano, representando o culminar de um ciclo e todos os balanços que a essa passagem estão associados, e além de ser o mês das festas e celebrações em família, Dezembro traz, este ano, acontecimentos astrologicamente marcantes. O mês começa com uma Super Lua Cheia - a única deste ano - no mesmo dia em que Mercúrio fica retrógrado, e Saturno sai finalmente de Sagitário e entra em Capricórnio, onde irá permanecer nos próximos dois anos, trazendo-nos mais rigor, ordem e necessidade de segurança e compromisso. Despeça-se de 2017 aproveitando em pleno a energia deste mês de comprometimento com o que fazemos e de empenho nos sonhos que ainda nos falta cumprir. 

Novembro despediu-se sob a influência da Lua Nova em Escorpião, no dia 18, que nos afeta durante as primeiras semanas de Dezembro e que nos convida a sair da nossa zona de conforto e a procurar outras formas de lidar com as situações e de curar as nossas feridas mais profundas. Este período é ideal para rever tudo aquilo que escondemos até de nós mesmos, que optámos por arrumar numa gaveta onde preferimos não mexer... até agora. Investir tempo a procurar compreender as razões que subjazem às atitudes dos outros pode trazer-nos sentimentos mais profundos de intimidade, de perdão, e de significado em relação à nossa própria vida. Aproveite o início deste mês para focar a sua atenção num projeto especial ou num relacionamento que nos trará maior profundidade e propósito. O trigono de Júpiter com Neptuno, logo no dia 2 de Dezembro, irá ajudar-nos a ter uma perspetiva mais idealista e mais global, permitindo-nos ligar-nos aos outros de outra forma e alargando os nossos horizontes ao expandir a nossa mente através de experiências diferentes, que nos fazem acreditar com mais fé e confiança, pondo o racionalismo um pouco de parte e ajudando-nos a sacrificar mais facilmente as nossas vontades pessoais em prol de algo que entendemos como sendo um bem maior. 

A Lua Cheia de dia 3 de Dezembro é particularmente importante porque, para além de ser a única Super Lua de 2017 (veja aqui o que é uma Super Lua), acontece no signo Gémeos e no mesmo dia em que Mercúrio, o planeta que rege esse signo, fica retrógrado.

                                      Veja aqui 10 coisas que não deve fazer quando Mercúrio está retrógrado

A Lua Cheia em Gémeos, cuja influência se estende aos dias que a precedem e que a seguem, pode trazer-nos um sentido de urgência em relação à necessidade de compreender melhor determinadas situações, matérias ou assuntos, de receber ou enviar uma determinada mensagem, de concluir um projeto que envolve os outros ou algum tipo de público, ou de comunicar algo importante. Aliás, a comunicação é a área em destaque quando estamos sob a influência de uma Lua Cheia em Gémeos. Ainda assim, pode não ser fácil fazer chegar a nossa mensagem, porque Mercúrio, que além de reger Gémeos é o planeta que mais influencia a comunicação em geral, entra em movimento retrógrado (saiba mais sobre Mercúrio retrógrado aqui) no mesmo dia, quando está em conjunção com Saturno. Podemos retomar uma discussão antiga ou ver-nos novamente a braços com um problema que ficou por resolver, mas é importante ter em mente que podemos não ter toda a informação que precisamos, e podem estar a escapar-nos detalhes importantes para resolvermos a situação.

Mercúrio estará retrógrado no signo Sagitário entre o dia 3 e o dia 22 de Dezembro, trazendo-nos a oportunidade de rever um projeto ou um sonho antigo, para retomar um projeto pessoal ou algum tipo de estudo, estando privilegiado tudo o que se relaciona com a escrita e com algum tipo de expressão. Pode haver, no entanto, dificuldade em organizar as ideias e pensar com clareza, havendo também um maior risco de ser mal interpretado ou de perder prazos importantes, para além de que Mercúrio retrógrado em Sagitário nos tira tato e delicadeza na forma como nos exprimimos, fazendo-nos ser mais rudes e impulsivos, nem sempre de uma forma benéfica para nós e delicada para os outros.

No dia 9 Marte entra em Escorpião, exaltando o gosto pelo oculto e a vontade de desvendar aquilo que os outros teimam em esconder. Conseguimos encarar as dificuldades como oportunidades e tranformarmos as nossas dores em dons e forças, podendo sentir-nos até impelimos a destruir algo para que o possamos reconstruir com uma estrutura mais sólida. 

No dia 18 de Dezembro, a Lua Nova em Sagitário forma uma conjunção a Vénus e um trigono com Úrano, que irá despertar o nosso desejo de aventura, motivando especialmente os signos de Fogo (Carneiro, Leão e Sagitário). Esta Lua Nova pode ajudar-nos a focarmo-nos em metas que aumentam a nossa consciência e que expandem os nossos horizontes, trazendo-nos confiança e otimismo através de uma perspetiva mais abrangente sobre as situações. Com a ajuda desta energia podemos alimentar a nossa fé e esperança no futuro superando os detalhes que nos detêm no dia-a-dia.

No dia 19 de Dezembro Saturno deixa finalmente Sagitário e entra em Capricórnio, o signo de que é regente, onde irá permanecer até 2020. Saturno em Capricórnio aumenta o nosso sentido de compromisso e de responsabilidade, a necessidade de disciplina e de dar estrutura às nossas ideias e motivações. Logo no dia 22, Júpiter forma uma semi-quadratura com Saturno, desafiando-nos a expandir as nossas capacidades, porque a própria vida nos confronta com obstáculos aos quais temos de fazer frente, e levando-nos a reestruturar as nossas vidas ou os nossos objetivos. Esta energia incentiva-nos a trazer um novo impulso a antigos projetos e a tudo aquilo com que temos de lidar, em vez de nos levar a começar projetos novos.

No dia 22 o Sol entra também em Capricórnio, o que nos ajuda a concentrarmo-nos mais no sentido prático da nossa existência, no bem-estar material e naquilo que é preciso - e possível - fazer para o melhorar. O sentido de organização, a disciplina e a responsabilidade ajudam-nos a focar-nos nas nossas tarefas e no nosso trabalho. No entanto, até dia 22 o Sol ainda está em Sagitário, permitindo-nos abordar a vida com um espírito mais leve e mais audaz, questionando o que nos move e descobrindo outros interesses que possam alimentar as nossas ideias e a nossa criatividade.

No dia de Natal, a 25 de Dezembro, é Vénus que também entra em Capricórnio. Até lá encontra-se em Sagitário, despertando os nossos apetites mais luxuriosos e o gosto pelo prazer, destacando a nossa necessidade de liberdade e a vontade de aprender, de conhecer pessoas novas, de ter outras experiências. Quando Vénus entra em Capricórnio a natureza apaixonada arrefece, fazendo-nos dar mais valor à segurança e à estabilidade, ao compromisso e à tradição. Passam a ganhar maior importância as relações de trabalho, porque sob a influência de Vénus em Capricórnio torna-se mais fácil firmar alianças e parcerias, unindo esforços em prol de metas comuns.

De um modo geral, Dezembro pode trazer inquietação e nervosismo, deixando a nossa cabeça a fervilhar com muitas ideias e com uma forte necessidade de concretizar projetos. Embora nem sempre seja fácil encontrar a serenidade que é tão necessária para estruturar os nossos pensamentos, este estado de agitação será bastante proveitoso para todos aqueles que souberem, a partir dele, avançar rumo à conquista do que mais desejam. À medida que o mês avança, os planetas ajudam-nos a ganhar um maior sentido de ordem, permitindo-nos "arrumar" a nossa vida de uma forma mais consciente e segura.

Veja também:


 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema


< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


A importância do Desapego

Novidades


Publicada a 10/07/2020

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS

Publicada a 09/07/2020

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...