blog
(00351) 210 929 030

7 passos para superar um desgosto

Todos nós já sofremos um desgosto na vida. Porque sofremos? Por mais doloroso que seja, o sofrimento faz parte da vida humana, porque é através dele que aprendemos as maiores lições e que ganhamos consciência da nossa força interior e, também, do poder de Deus na nossa vida.

A única cura para o sofrimento é a Fé. Quanto maior é a nossa fé, menor se torna o nosso sofrimento. É precisamente nos momentos de maior sofrimento da nossa vida que descobrimos a força da Fé e o poder infinito de Deus, pois não há nada de mal que o Homem faça que Deus não desfaça.

Deus só nos dá os sofrimentos e as provas que sabe que nós seremos capazes de ultrapassar, e que são necessárias para que possamos crescer enquanto almas na nossa evolução espiritual.

Para podermos libertar-nos do que nos faz sofrer temos de aprender a aceitar. Aceitar que na altura fizemos o melhor que pudemos e soubemos segundo as circunstâncias.

Ao aceitar, aprendemos a perdoar, e só o perdão nos permite seguir em frente, livres de toda a dor e toda a mágoa.

A pessoa a quem temos geralmente maior dificuldade em perdoar é a nós próprios. Somos muito severos connosco e auto-exigentes, e temos tendência para guardar dentro de nós, trancadas a sete chaves, as nossas mágoas. Se acha que não tem nenhum tipo de desamor para consigo, procure bem… Não se sente culpado em relação a nada nem a ninguém? Não lamenta naquela situação não ter agido de outra maneira? Não se culpabiliza porque o parceiro o deixou, ou por não ter conseguido aquela promoção, por não ter obtido melhores resultados naquele exame, ou por ter deixado de ir a qualquer sítio? Seja em que ponto for, todos nós temos assuntos que tratamos como se fossem tabus, aspectos em relação aos quais evitamos falar por a sua lembrança nos trazer dor e desconforto. Essas são as nossas mágoas, as amarras que nos mantêm presos aos pensamentos negativos, que nos impedem de viver leves e livres.

Tenha consciência, contudo, que o passo fundamental para conseguir esquecer e perdoar é seu: é necessário estar preparado para se libertar dos padrões de comportamento, dos hábitos, das rotinas e dos esquemas mentais que criam as condições das quais não gostamos. Ao escolher viver a remoer tudo aquilo que passou na sua vida e que o magoou, continuará a viver assim, e o passado continuará a magoá-lo.

Os nossos pensamentos criam os nossos sentimentos, e são eles que determinam as nossas convicções e que dão forma à nossa vida. Se sentir que aquele pensamento negativo está outra vez a perturbar a sua mente, substitua-o por uma imagem positiva. Afaste-o, ignorando-o apenas, como se estivesse a dirigir-se a uma pessoa incómoda que está sempre a repetir-se. Liberte-se do que o faz sofrer. Para se libertar, precisa de desistir dessa ideia que o magoa e deixá-la ir embora, como se fosse um balão de ar quente que soltou no ar. Se pensa que isso não acontece assim tão facilmente, experimente. Deixe de alimentar essa mágoa ou raiva por aquela pessoa. Sempre que a sua mente lhe pregar a partida de voltar a pensar nela, concentre TODA a sua atenção na imagem do mar, ou então pense no rosto do seu filho a sorrir, ou em qualquer outra imagem que lhe traga paz e bem-estar. Tenha muita atenção, pois os pensamentos são traiçoeiros e voltam, mostrando-se persistentes e teimando em não desaparecer. Seja determinado e mantenha-se calmo, quanto mais insistir para «não pensar naquilo», mais difícil será esquecer. O melhor é não oferecer resistência, deixar ir, simplesmente, sem pensar mais nisso. Ocupe a sua mente com imagens que lhe suscitam paz, alegria, amor e sentimentos positivos: é nelas que reside a chave para o perdão. Ao aprender a perdoar, liberta-se de tudo aquilo que lhe traz sofrimento e cria espaço na sua vida para se amar a si próprio e para amar os outros.

Como curar um desgosto:

1 - Lembre-se que o momento mais importante da sua vida é o presente. Ele chama-se "presente" porque é isso mesmo, um presente que Deus nos dá!

2 – Liberte-se do passado. O que passou, passou! Perdoe-se a si própria e aos outros, pense que na altura fez o melhor que podia e sabia segundo as circunstâncias. Aceite, perdoe e liberte-se. Viva um dia de cada vez, dê valor aos pequenos gestos, às coisas positivas que lhe dizem ou que lhe fazem, em vez de continuar a remoer o que lhe fizeram.

3 – Agradeça. Exija menos, espere menos, reconheça mais, agradeça mais. Todos os dias temos novos motivos para estar gratos.

4 - Seja a sua melhor amiga, aprenda a dizer "não" a tudo aquilo que não lhe faz bem. Rodeie-se de pessoas positivas, que a puxam para cima.

5 – Abra todos os dias as janelas de sua casa, deixe entrar a luz do sol. A nossa disposição melhora muito só por sairmos à rua, sentirmos o calor do sol sobre nós.

6 – Oiça música alegre. A música descontrai a mente e eleva as nossas emoções e os nossos pensamentos, ajudando-nos a curar desgostos e abrir o coração às maravilhas que a vida nos oferece todos os dias.

7 – Esteja ocupada. Arranje coisas para fazer, invente, distraia-se. Quanto mais ocupada a mente estiver com coisas construtivas melhor se sentirá, e não haverá lugar na sua vida para tristezas nem para desgostos!

Se estiver a atravessar um período de sofrimento ou se tem um grande desgosto guardado no seu coração, peça a Nossa Senhora dos Remédios que lhe traga a paz e a confiança. Clique aqui para conhecer a Oração a Nossa Senhora dos Remédios!

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Este novo amor, vai dar certo?

Novidades


Publicada a 14/07/2020

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...