blog
(00351) 210 929 030

7 conselhos para combater a ansiedade

Na vida todos passamos por momentos de ansiedade. Mas o importante é que não deixe que se instale na sua vida, impedindo de seguir em frente. Saiba quais os recursos mais eficazes para alcançar a paz interior tão desejada e sinta-se bem consigo.

Não se sabe ao certo se as causas da ansiedade são na sua maioria físicas ou psicológicas, mas a verdade é que na maioria das vezes são desencadeadas por circunstâncias adversas da vida. O mais provável é que seja uma mistura de ambas. De acordo com alguns investigadores existem formas eficazes de combatê-las. Siga os 7 conselhos chave para combatê-la o mais rápido possível.

1º Conselho - Controle o seu monólogo interior

Cada pessoa reage de maneira diferente em situações idênticas. Depende muito da personalidade de cada um e, essencialmente, daquilo que alguns especialistas designam de ‘autofala’ ou de monólogo interior. Existem 4 tipos de ansiedades que distorcem a realidade e causam sentimentos de descontentamento:

o   A voz do preocupado: Pensa constantemente na possibilidade mais ameaçadora e está sempre hipervigilante. Para alterar esta atitude deve deixar a sua pergunta favorita: “E se acontecer isto ou aquilo?...” Há que deixar de imaginar problemas, só assim conseguirá seguir em frente sem “e se…?”

o   A voz do crítico: Este é aquele indivíduo que está sempre contra a sua própria autoestima. O seu monólogo é do género “Sou um inútil…poderia ter feito melhor…” Ou seja, sobressai sempre o que é negativo em detrimento do positivo. Aquilo que deve mudar neste tipo de pessoas é que podem enganar-se como qualquer outra, afinal errar é humano e ninguém é perfeito.

o   A voz da vítima: Esta é a voz típica dos indivíduos que consideram que os seus problemas não têm solução e por isso estão sempre a pensar que nunca vão conseguir concretizar os seus objetivos. Facilmente ficam depressivos. Por essa razão, há que inverter esta tendência e pensar que os objetivos não se conseguem alcançar da noite para o dia, mas que mais cedo ou mais tarde vai conseguir.

o   A voz do perfecionista: O pensamento recorrente aqui é “Tenho de…” ou “Deveria…”. Estes indivíduos são intolerantes com os próprios defeitos e estão sempre à espera de dinheiro, êxito pessoal e de serem valorizados pelos outros. O importante é que passem a ter em conta que podem errar e falhar como qualquer ser humano.

 

2º Conselho - Eliminar ideias ilógicas

Os pensamentos negativos e os que não têm lógica distorcem a imagem de si mesma (o), bem como daqueles que o (a) rodeiam. Este tipo de atitude só vai criar ansiedade e conduzir à depressão. Deve-se, por isso, inverter esta tendência e ser-se positivo, só assim é possível conseguir ter uma visão objetiva da vida.

 

3º Conselho - Aprender a ser assertivo

Uma das regras de ouro é dizer o que se está a pensar quando a situação o exija. Por outro lado, é importante expressar os sentimentos sem receios. Pedir o que se deseja sem medos, dizer “não” quando é necessário e compreender que os direitos são iguais para todos.

 

4º Conselho - Desfrutar daquilo que se tem

O indivíduo ansioso não está apto a gozar da vida plenamente, na medida em que não sabe desfrutar daquilo que tem. Mas o importante nem é as coisas que tem, mas sim dar-lhes o devido valor. Saber ser feliz com aquilo que se tem é um bem precioso: os amigos, os objetivos de vida (por muito modestos que sejam), os bens materiais e as relações com os outros, entre muitas outras coisas. O cientista Charles Darwin uma vez perguntou a uma criança o que era para ela a felicidade e a resposta foi surpreendente “falar, rir e beijar”. Ter amigos e pessoas que gostem de nós é superior a qualquer bem material.

 

5º Conselho - Praticar técnicas para manter a calma

Quase todos os distúrbios de ansiedade, especialmente as fobias, os ataques de pânico e a ansiedade em geral, fazem-se acompanhar de nervosismo e tensão. Controlar esses estados é fundamental para neutralizar a ansiedade. O ioga e a meditação podem ser uma preciosa ajuda para aliviar toda essa tensão. Basta 10 a 20 minutos do dia para começar a sentir-se melhor.

 

6º Conselho - Ter cuidado com a alimentação

O tabaco, o álcool, a cafeína e o excesso de sal são aliados da ansiedade, pelo que se algum deles, ou todos, fazem parte dos seus hábitos diários tenha atenção às quantidades. Por exemplo, os fumadores têm o hábito de dizer que fumar os acalma, mas a verdade é que os seus níveis de ansiedade são superiores aos de um não fumador. Relativamente ao sal, se for ingerido em excesso aumenta a pressão arterial e o batimento cardíaco, bem como os níveis de potássio, muito importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso. O melhor é aconselhar-se com o seu médico para saber se os seus hábitos são adequados.

7º Conselho - Atenção aos medicamentos

É muito importante evitar tomar medicamentos sem prescrição médica, pois o seu uso pode prejudicar os mecanismos psicológicos de adaptação para o problema e gerar alguma dependência. Algumas alternativas podem passar por fazer um programa regular de técnicas de relaxamento, bem como praticar exercício físico com controlo de energia e treino psicológico para assumir um modo mais positivo de entender a vida.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
 
 
 

< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Características de Carneiro

Novidades


Publicada a 07/07/2020

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS

Publicada a 06/07/2020

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...