blog
(00351) 210 929 030

3 de Maio - Dia do Sol

O Dia Internacional do Sol é comemorado a 3 de maio. Esta data foi criada para homenagear a importância para a vida na Terra da estrela que dela se encontra mais próxima.

 

O Sol é a principal fonte de energia que há no mundo. Embora existam outras fontes de energia como gases naturais, petróleo e carvão, todos estes minerais existem graças à captação e armazenamento da energia solar pelas plantas, algas e alguns animais há centenas de milhares de anos. Sem o Sol não haveria vida na Terra.

O Dia do Sol surgiu de uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em parceria com a NASA, para homenagear e apresentar curiosidades sobre o "Astro-Rei" às pessoas. Uma das ferramentas criadas pela NASA foi o site Sun-Earth Days, que apresenta uma versão interativa sobre Sol, ajudando os visitantes a entender as relações entre o astro e o ambiente terrestre.

Os povos que veneravam o Sol

Como outros fenómenos naturais, o Sol foi venerado em várias culturas ao longo da história da humanidade. A palavra Sun, que significa Sol, está na origem da palavra domingo em vários idiomas: Sunday (sun – sol, day – dia) significa domingo em inglês; Sonntag (sonne – sol, tag – dia) significa domingo em alemão. 

 

Há muito tempo atrás, alguns povos começaram a perceber que o sol era muito importante para as suas vidas, animais, vegetações, e também para as plantações. Graças a essas observações, começaram a adorar o Sol e a encará-lo como divindade. Essa crença de que a estrela solar era um deus, deu origem a cultos em religiões e mitologias.

O Sol era considerado uma poderosa divindade em determinadas culturas nas mais variadas partes do mundo. Entre os caldeus era chamado de Bel ou Bal; os sírios apelidavam-no de Elagabal; os persas davam-lhe o nome de Mitra; os egípcios de Osíris; os fenícios de Adónis; os gregos Hélios ou Febo; o romanos, por sua vez, veneravam-no como o Sol Invictus. Para os povos da América do Sul, como os incas e os astecas, o Sol era a divindade suprema.

Na Bíblia encontram-se algumas citações relativas ao culto do Sol: “E serão assolados os vossos altares, e quebradas as vossas imagens do sol e derrubarei os vossos mortos, diante dos vossos ídolos.” (Ezequiel - 6:4)  

 

“E levou-me para o átrio interior da casa do Senhor, e eis que estavam à entrada do templo do Senhor, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens, de costas para o templo do Senhor, e com os rostos para o oriente; e eles, virados para o oriente adoravam o sol” (Ezequiel - 8:16).

 

A Saudação do Sol

Na Índia ainda hoje se reverencia o Sol através de uma prática que dá pelo nome de Surya Namaskara que significa Saudação do Sol. Surya significa Sol em Sânscrito (língua falada na antiga Índia), Namaskara representa um gesto ou uma palavra de cumprimento ou de saudação.

Há quem diga que esta é uma prática muito antiga que remonta aos tempos em que os povos veneravam o Sol e lhe prestavam culto através de rituais específicos. Na antiga índia o Sol era venerado diariamente por ser considerado um símbolo poderoso de consciência espiritual.

 

O astro-rei também é reverenciado em algumas orações:

Oração da manhã, ao romper a luz do dia

Bendita seja a luz do dia,
bendito seja Quem tudo cria,
bendito seja o fruto sagrado
da sempre puríssima Virgem Maria.
Ámen.

Oração da Manhã para saudar o Sol

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito,
saímos da noite, entramos na aurora,
com alegria saudamos a luz,
ressuscitada e ressuscitadora

A mão do Senhor traz o fogo do dia
e o rosto das coisas fica lúcido e calmo;
a aurora é uma palavra da divina presença
e o sol uma certeza que incessante nos busca.

O homem vem do sonho e regressa ao presente
acudindo ao trabalho, madrugador e forte;
Deus entrega-lhe o mundo que anoitece cansado
ao recolher o pão e o suor do rosto.

Deus proclama nos homens o poder do Seu braço,
entrega em nossas mãos a obra começada;
e assim vemos crescer, fiéis e vigilantes,
o esforço de quem sonha criar um mundo novo.

Bendita esta manhã que nos traz a notícia
da presença de Deus jovem e gloriosa.
Ámen.

 

Saiba mais sobre este e outros temas na revista Pergunte, Deus responde:

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
 
 
 

< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Características de Carneiro

Novidades


Publicada a 07/07/2020

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS

Publicada a 06/07/2020

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...