blog
(00351) 210 929 030

16 alimentos que ajudam a viver mais
A lista de supermercado que lhe dá uma vida longa 

Somos o que comemos, é certo e sabido. Foi graças às sucessivas mudanças e melhorias na alimentação que o Homem primitivo se desenvolveu e que a sua atividade cerebral se aprimorou. Saiba que, de acordo com os estudos feitos, há 12 alimentos que deve incluir na sua alimentação regular, consumindo-os pelo menos de dois em dois dias.

Na sua próxima ida ao supermercado, tome nota do que vai precisar:

Secção de fruta e legumes

1. Kiwi - pois é, o fruto verde de casca "peluda" é riquíssimo em vitamina C. Mantém as constipações à distância e ainda é antioxidante, ajudando a atrasar o envelhecimento. Como se não bastasse, contém um ácido que o faz melhorar a circulação e combater o mau colesterol, e ainda ajuda a digerir as proteínas. Regula o trânsito intestinal e combate a prisão de ventre, sendo também rico em fibras, potássio, ferro, fósforo, cálcio, magnésio e crómio, pelo que previne doenças cardíacas. 

 

2. Maçã - Ajuda a evitar doenças cardíacas e tumores malignos, melhorando a pressão sanguínea.

 

3. Tomate - Rico em vitaminas, minerais e flavonóides, sendo um forte antioxidante. Quem não quer ficar jovem por mais tempo? Ajuda a reforçar as defesas do organismo, fortalece as células e favorece a libertação de substâncias tóxicas. Previne o aparecimento de doenças do coração e dos vasos sanguíneos, melhora o funcionamento do sistema nervoso e ainda favorece a visão. 

 

4. Brócolos - Ricos em ferro e ácido fólico, são especialmente úteis às grávidas, pessoas com anemia, a recuperar de uma doença ou mulheres na menopausa. Ajudam a melhorar também o funcionamento da próstata e a qualidade do esperma, sendo indicados para homens que desejam ser pais. Reduzem os efeitos degenerativos da idade.

 

5. Espinafres - Não foi à toa que o espinafre foi o alimento escolhido para dar força ao Popeye. Cheiinhos de vitaminas A, B, C e E, eles são uma verdadeira fonte de energia, vitalidade e juventude. Ferro, Magnésio, Potássio, Sódio, Fósforo, Iodo... precisa de mais razões para fazer uma bela sopa de espinafres?

 

6. Soja - Mais rica em minerais do que qualquer outra leguminosa, a soja fortalece os ossos e os músculos. Ainda ajuda a prevenir alguns tipos de cancro, alivia os sintomas da menopausa e é rica em vitaminas A, E, B1, B2 e B5, protegendo as células. Também é antioxidante. Comer uma chávena por dia equilibra o colesterol.

 

7. Alho - É um clássico nas listas de alimentos saudáveis. E não é para menos. O alho é anti-séptico, anti-fúngico e antimicrobiano, ajudando o organismo a combater vírus, bactérias e fungos. Também é anti-inflamatório e antioxidante. Ajuda a reduzir o mau colesterol, baixa a pressão arterial, aumenta o bom colesterol e ainda ajuda a evitar a disfunção erétil no homem. Deve ingerir um dente de alho por dia.

 

8. Cebola - Rica em fibras, vitaminas e minerais, possui componentes que ajudam a melhorar o funcionamento das vias respiratórias, facilitando a expetoração. 

 

Temperos

9. Azeite virgem - Controla a tensão arterial, previne as doenças cardiovasculares e facilita a absorção de Cálcio, Fósforo, Magnésio e Zinco. Contribui para uma boa formação óssea, sendo também um antioxidante. Usá-lo em vez da manteiga ou margarina ajuda a reduzir em cerca de 40% o risco de doenças do coração. Deve ingerir uma colher de sopa por dia.

 

Secção Talho

10. Presunto - É uma alternativa mais saudável a outras carnes mais calóricas, contribuindo para ter músculos saudáveis. Como é rico em Cobre, Ferro e Fósforo ajuda na boa formação de ossos e cartilagens. Protege o coração, prevenindo doenças cardiovasculares, e também ajuda a reduzir o colesterol. É preciso ter cuidado, contudo, ao escolhê-lo, porque não deve ser nem muito gordo nem muito salgado.

 

Secção Peixaria

11. Peixes azuis - sardinhas, cavalas, atum, bacalhau, arenque, truta, anchovas e salmão - Eis os melhores peixes, que devemos consumir quatro a cinco vezes por semana, alternando entre as espécies. Ricos em ómega 3, um ácido poli-insaturado, protegem especialmente o coração e o cérebro.Reduzem os riscos de enfarte, derrames cerebrais, os problemas cardiovasculares, a doença de Alzheimer e a depressão. É muito importante que não venham de águas poluídas, pelo que devem ser escolhidos em peixarias de confiança.

 

Secção de aperitivos, doces e cereais

12. Frutos secos - Especialmente âmendoas, nozes, avelãs, pistachos e castanhas-do-pará - Lanchinhos imprescindíveis para quem quer manter a linha, porque saciam, os frutos secos são ricos em proteínas, aminoácidos, minerais, ácidos gordos, fibras e vitaminas do grupo B.

 

13. AveiaAjuda a diminuir o mau colesterol, reduzindo o risco de doenças cardíacas. Também regula o bom funcionamento dos intestinos.

 

14. Mel - Um alimento riquíssimo, que ajuda a combater a fadiga e contribui para manter ossos saudáveis, além de também regenerar o sangue. Devido às enzimas que possui ajuda a digerir outros alimentos.

 

15. Chá verde - Antioxidante, reforça o sistema imunitário e ajuda a proteger o organismo contra vírus e bactérias. Também ajuda a elimira gorduras, previne o cancro e as doenças cardíacas, além de regular os níveis de colesterol. Tenha cuidado, contudo, pois é excitante, por isso evite bebê-lo algumas horas antes de se ir deitar. É mais benéfico tomá-lo logo pela manhã, para começar o dia a rejuvenescer.

 

16. Chocolate preto - Certamente que os mais gulosos já estavam a desanimar por não o verem na lista: o melhor ficou para o fim! É verdade, o chocolate negro possui flavonóides que retardam o envelhecimento, melhora o funcionamento do sangue e do coração e ainda faz bem ao cérebro. Mas não abuse!

Veja também:

Passiflora - Combata a insónia

Alimentos que dão felicidade

Alimentos que ajudam a combater a depressão

Frutos que fazem bem ao coração

Alimentos que ajudam a evitar e a tratar a gripe

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 

 

< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Vou ganhar o caso em tribunal?

Novidades


Publicada a 13/07/2020

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...