blog
(00351) 210 929 030

15 coisas que os casais felizes NÃO fazem

Não há fórmulas secretas para relacionamentos ideais. Aliás, o ideal do "viveram felizes para sempre" é um mito. Os casais felizes são aqueles que, apesar dos contratempos que a convivência quotidiana sempre traz, sabem superar as diferenças e encontrar sempre um caminho comum, mantido pela vontade de partilhar, de estar junto, de continuar a investir na relação.

Uma boa parte do segredo para um relacionamento feliz passa, não só pelo que o casal faz, mas também pelo que o casal NÃO faz. Tome nota de 15 coisas essenciais para manter uma convivência saudável e uma relação duradoura:

1 - Não contabilizam as coisas boas que fazem

Um casal feliz não se preocupa em contabilizar o número de vezes que cada um lavou a loiça ou foi levar as crianças à escola. Num ambiente comum de partilha e equilíbrio, cada um ajuda o outro resolvendo aquilo que aparece a precisar de ser feito, e não pensa mais nisso nem recrimina o outro por não ter feito algo. Naturalmente que, para que isto possa resultar, AMBOS têm de fazer aquilo que precisa de ser feito no dia-a-dia.

 

2 - Não dizem "eu" quando falam da relação

Os casais felizes usam, sem mesmo se aperceberem, o pronome "nós" em vez do "eu". Havendo espaços na vida de cada um que são pessoais e individuais, a relação é entendida como algo vivido por ambos, e por isso naturalmente o "eu" deixa de existir quando se referem "à nossa casa", "os nossos planos de férias" ou "a nossa refeição preferida".

 

3 - Não vão dormir sem fazer as pazes

Quando surge um atrito ou desentendimento, um casal feliz procura resolvê-lo. E, se é verdade que por vezes é benéfico tirar uma ou duas horas para estar afastado e refletir sobre a situação a sós, deixar passar uma noite sem fazer as pazes contribui para um afastamento no casal, gerando um maior individualismo e frieza face ao outro. Os casais felizes fazem as pazes, se não antes, pelo menos antes de se irem deitar.

 

4 - Não ficam frustrados se não podem realizar os seus sonhos pessoais

Todas as pessoas têm sonhos e projetos pessoais - e devem tê-los. Contudo, uma vida a dois implica um encontro de interesses e nesse sentido ganham-se novos projetos mas alguns, exclusivamente individuais, ficam naturalmente pelo caminho. Um casal feliz sabe respeitar o espaço do companheiro e dá-lhe asas para seguir os seus sonhos, mas não fica frustrado se não pode fazê-lo por optar pela relação. Este caso acontece quando, por exemplo, um dos parceiros recusa uma proposta de trabalho num país longínquo, optando por ficar com o outro, mas não guarda mágoa, aceitando que fez a escolha que o seu coração achou ser a mais correta.

 

5 - Não pensam no problema, falam sobre ele

Num casal equilibrado e feliz não há espaço para especulações silenciosas: quando um problema surge, confrontam o parceiro, falam abertamente, até que a situação fique esclarecida e possa ser resolvida, sem margem para dúvidas nem mal-entendidos. Não falar sobre os problemas, alimentando-os em silêncio é, de resto, um dos principais motivos que levam à separação de casais, criando espaços vazios que podem ser preenchidos por terceiras pessoas ou dar azo a boatos e intrigas. Por mais doloroso e difícil que seja, um casal que se ama fala sobre o que está a magoá-lo.

 

6 - Não discutem, debatem

Debater ideias é bastante diferente de discutir: pressupõe um espaço para o outro manifestar a sua opinião e expor a sua verdade dos factos, sem ser alvo de ataques nem de críticas. Debater é expor e trocar ideias sem ir buscar ofensas pessoais nem aludir a outros assuntos que ficaram lá atrás. Por mais difícil que seja, quando estamos magoados, ouvir o outro e procurar compreender o seu ponto de vista, manter o tom de voz normal e evitar a agressão é essencial para manter a saúde da relação.

 

7 - Não fazem uma tempestade num copo de água

As coisas são o que são: os casais felizes tratam a situação com que se estão a deparar no momento, sem extrapolar nem exagerar. A tendência para o dramatismo e a necessidade de chamar a atenção apontam para um desequilíbrio, porque num casal feliz ambos sentem-se nutridos e valorizados, sem necessidade de exagerar. Se o seu companheiro não ouviu a sua chamada porque estava a falar com os amigos não é o fim do mundo. Se o bolo ficou mal cozido porque o seu par estava a fazer muitas outras coisas ao mesmo tempo, também não.

 

8 - Não enganam, são sinceros

Não faz sentido desperdiçar a vida com mentiras e enganar a pessoa com quem se vive mina a relação, gerando brechas que, com o tempo, acabam por abalar as estruturas da relação e podem até fazê-la ruir. Os casais felizes não põem a hipótese de alimentar mentiras. São sinceros sobre aquilo que fazem e aceitam-se mutuamente. A sinceridade e a honestidade controem pilares muito fortes, que dão origem a relacionamentos felizes e duradouros. E quando sentem que a relação não está a evoluir positivamente, dizem-no ao parceiro em vez de procurar outras pessoas.

 

9 - Não adiam

Os casais felizes não deixam arrastar as situações problemáticas nem procrastinam a sua resolução. Mesmo nos assuntos mais triviais do dia a dia, como lavar a loiça ou falar sobre as despesas do mês, abordam as questões de forma prática, empenhando-se de imediato na concretização das tarefas. "Deixar andar" denuncia falta de interesse e empenho na relação, e a médio e longo prazo isso vai criando fissuras na relação.

 

10 - Não envolvem a restante família 

Os casais felizes respeitam duas regras básicas: não envolvem a restante família nos seus conflitos internos e problemas nem se comparam a outros membros da família, sejam pais, irmãos, tios, avós... As discussões do casal são resolvidas entre os dois, sem envolver terceiros. Também não dizem "a minha mãe é que sabe fazer o arroz de marisco como eu gosto"...

 

11 - Não usam a autocomiseração

Fazer-se de vítima e entrar em atitudes passivo-agressivas condena qualquer relação ao fracasso. Enquanto estão a discutir ou a resolver um problema, os casais felizes não dizem coisas como "És tão cruel comigo!" ou "O que fiz eu para merecer isto?" - atenção, porque num casal feliz o OUTRO também não tem atitudes de crueldade nem faz coisas que prejudicam o parceiro. A meio de uma discussão, sabem manter o sangue frio e aligeirar o assunto, falando de forma serena e perguntando ao outro, com calma, porque está a reagir de determinada maneira.

 

12 - Não se colam como lapas

Manter o espaço individual de cada um é vital para a saúde de qualquer relação. Embora apreciem a companhia um do outro e gostem genuinamente de fazer coisas juntos, os casais felizes também sabem respeitar o seu espaço individual e permitem que o outro faça coisas de que gosta, sozinho, em vez de cobrarem porque o parceiro não os acompanha. 

 

13 - Não são egoístas nem egocêntricos

Um casal feliz sabe e compreende que, por vezes, não podemos fazer tudo apenas como nós queremos. Há momentos em que é importante ceder e colocar o outro à nossa frente, desde que o parceiro faça o mesmo. É essa dinâmica de apoio mútuo que cria segurança na relação e que faz com que ambos sintam que são importantes para o parceiro e que a relação conta.

 

14. Não "vão andando"

Os casais felizes não se deixam ir ao correr dos dias, antes pelo contrário, têm sempre projetos e planos entusiasmantes. Coisas tão triviais como uma maratona de séries ao fim de semana ou um passeio no campo servem de pretexto para terem algo "por que esperar", juntos.

 

15 - Não desistem

Todos os casais atravessam dificuldades e enfrentam períodos difíceis. Mas os casais felizes não deixam de acreditar que a relação vai superar as fases tumultuosas e, mesmo quando parecem não chegar a acordo, persistem e procuram encontrar juntos de novo a harmonia e a união.

 

Acima de tudo, os casais felizes são casais normais, são aqueles que sobrevivem ao cansaço do dia-a-dia, aos aborrecimentos e contratempos, à rotina. São os que, em vez de se preocuparem em postar fotos exemplares nas redes sociais e transmitirem ao Mundo que são um casal perfeito, se preocupam efetivamente um com o outro, dedicam atenção um ao outro e procuram cuidar, verdadeiramente, do amor que os une.

Veja também:

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 

< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Características de Carneiro

Novidades


Publicada a 07/07/2020

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS

Publicada a 06/07/2020

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...