blog
(00351) 210 929 000

15 atos de caridade e amor: a mensagem do Papa Francisco para viver (uma Quaresma) mais feliz

Celebrada desde o século IV, a Quaresma designa os 40 dias que antecedem a Páscoa, a festa da Ressurreição de Cristo. Este período é, na tradição católica, consagrado à reflexão sobre os nossos atos, como forma de preparação para o grande milagre da Ressurreição. Esta fase deve ser especialmente dedicada a fortalecer a fé e a procurar tornar-se um ser humano melhor.

O jejum, a segundo a qual os Católicos se abstêm de comer carne durante todas as sextas-feiras da Quaresma, surgiu como uma forma de sensibilizar os cristãos para o sofrimento de Jesus, sendo a carne uma alusão ao sangue derramado por Cristo na Cruz. A abstenção da carne (e dos prazeres da carne) representa o comedimento nos nossos atos, para que possamos dar mais valor ao que vivemos, e a devoção a Cristo, sacrificando-nos como Jesus se sacrificou por nós, no seu profundo amor.

De acordo com a mensagem do Papa Francisco para viver melhor a Quaresma - "Prefiro a Misericórdia ao sacrifício", o site italiano Aleteia (uma rede mundial católica), publicou um texto onde reuniu os 15 atos de caridade que são manifestações concretas de amor. São gestos tão simples, gratuitos, e que tornam a nossa vida muito mais rica e feliz:

1. Sorrir. 

- Porque um sorriso é uma bênção que oferecemos aos outros e a nós próprios. Quando sorrimos, aliviamos de imediato a tensão e o ambiente à nossa volta torna-se mais leve.

2. Agradecer. 

- Mesmo quando pagou por algo, ou quando acha que é um direito seu, seja grato por TUDO o que recebe. Uma pessoa que sabe sentir-se grata e que reconhece as dádivas recebidas é muito mais feliz.

3. Ouvir os outros sem preconceitos e com amor. 

- Aquilo que os outros nos dizem, mais do que palavras, são a partilha de quem são, da sua vida. Quando os outros lhe dizem algo, estão a dar-lhe um pouco de si próprios. Receba-os, com amor...

4. Motivar os outros. 

- Quando alguém perto de si está em baixo, desanimado, procure animá-lo! Muitas vezes tudo aquilo que precisamos é sentir que alguém se preocupa connosco.

5. Parar para ajudar. 

- Esteja atento a quem precisa de si, dê uma ajuda sempre que puder. Não olhe para o outro lado, é preciso tão pouco para fazer tanto...

6. Dizer às pessoas que gosta delas. 

- Por mais que demonstre o seu amor por gestos e ações, as palavras fazem falta. Diga o que sente às pessoas mais importantes da sua vida.

7. Comemorar as qualidades e as conquistas dos outros. 

Alegre-se com uma tarefa bem concluída por um colega, um trabalho bem feito pelo seu par, elogie uma qualidade que aprecia num amigo. Sabe tão bem ouvir alguém dizer-nos: "Boa, parabéns!"...

8. Cumprimentar com alegria as pessoas que vê todos os dias. 

- O senhor que trabalha no café, a secretária do seu dentista, o motorista do autocarro... Saudar as pessoas que vê todos os dias é reconhecer o seu valor e mostrar-se grato por existirem na sua vida.

9. Corrigir com amor.

Não se cale por medo de dizer ao outro que está errado. A melhor forma de corrigir alguém é através do amor. Saber amar é saber perdoar, aceitar, seguir em frente. Aceite quando os outros o corrigem - só nos preocupamos a corrigir aqueles que amamos e que importam para nós.

10. Ajudar outra pessoa, para que ela possa descansar.

Este ponto é uma grande prova de amor, principalmente numa família. Ajude alguém nas suas tarefas, para que essa pessoa possa descansar, seja o seu par, os seus pais, irmãos...

11. Dar aquilo que não usa.

Aquele casaco, aquela camisola que estão a encher o seu armário e que não usa há anos podem fazer uma grande diferença na vida de outra pessoa, e ajudam-no, a si, a dar mais valor àquilo que tem.

12. Ter gestos de atenção para com os que lhe estão próximos.

Você sabe que o seu par gosta das torradas com pouca manteiga, que o seu irmão adora bolo de iogurte, que o seu filho adora que o vá buscar à escola... Ter pequenos gestos de atenção para com as pessoas que amamos é uma forma de os abraçarmos, sem usar os braços...

13. Limpar aquilo que usa em casa.

Num lar, onde vivem várias pessoas, muitas vezes as discussões surgem porque alguém sujou e não limpou. Habitue-se a limpar, com alegria, aquilo que suja. E a vida de todos será muito mais feliz.

14. Ajudar os outros.

Demonstre que ainda acredita na Humanidade... ajude alguém a atravessar a rua, a carregar os sacos do supermercado, ofereça um bolo a alguém...

15. Ligue aos seus pais.

Eles ampararam-no na sua chegada ao Mundo e cuidaram de si quando era ainda indefeso. Ligue-lhes, só para saber como estão, partilhe com eles uma vitória sua, diga-lhes que gosta deles. Há maior gesto de gratidão? 

 

Nesta Quaresma, faça jejum:

... de palavras negativas (e diga palavras bondosas).
... do descontentamento (e encha o seu coração de gratidão).
... da raiva (e cultive a tolerância e a paciência).
... do pessimismo (encha o coração de esperança e otimismo).
... das preocupações (confie mais em Deus!)
... das queixas (viva as coisas simples da vida).
... de tensões (confie no poder da fé e reze).
... da amargura e da tristeza (encher o seu coração de alegria)!
... do egoísmo (alimente em si a compaixão pelos outros).
... da falta de perdão (cultive a reconciliação).
... de palavras (dê mais importância ao silêncio e aprenda a ouvir os outros).

 

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Consulta de Tarot - Vou conseguir desbloquear a minha vida?

Novidades


Publicada a 26/06/2019

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...