blog
(00351) 210 929 030

10 minutos de exercício físico por dia contribuem para melhorar o seu humor

O exercício físico é indispensável ao bem-estar tanto do corpo como da mente. Deve ser sempre adequado às condições e aptidões físicas da pessoa em causa, havendo uma grande variedade de atividades que podem ser feitas - mesmo em casa. E, se é daquelas pessoas que tem preguiça de fazer mais do que ir do sofá ao frigorífico, saiba que 10 minutos diários de exercício físico já contribuem melhorar não só a saúde do seu corpo como, até, o seu humor. 

Quando exercitamos o corpo sentimo-nos naturalmente melhor a curto, médio e longo prazo: o fortalecimento dos ossos e dos músculos, assim como o alongamento muscular, contribuem para evitar e aliviar dores, cansaço, para melhorar o sono e prevenir doenças.

A prática de exercício físico faz, também, com que o cérebro produza endorfinas, hormonas que fazem com que sintamos bem-dispostos, otimistas e confiantes.

Movimentar o corpo diminui a tensão e a irritabilidade, ajudando a recuperar a concentração e o foco.

 

Dica útil: está sentado ao computador há mais de duas horas e não consegue concentrar-se no seu trabalho, faça um pausa de 10 minutos. Levante-se da cadeira, estique bem os braços e as pernas e alongue todo o corpo. Ponha a tocar a sua música preferida e dance, como se estivesse numa discoteca, sem pensar em mais nada. Ao fim dos 10 minutos de pausa, retome o seu trabalho. A sua produtividade será, quase de certeza, notavelmente maior.

 

É importante lembrar que os resultados se obtêm com a consistência - quando pratica exercício com regularidade, mesmo que não o faça por tempo prolongado. São mais benéficos 10 minutos TODOS OS DIAS do que uma hora e meia feita num só dia, uma vez por semana.

De um modo geral, as pessoas que praticam desporto com regularidade têm menor propensão para sofrerem de ansiedade ou depressão.

Os especialistas aconselham, em média, 30 a 60 minutos diários de exercício físico, praticado entre 3 a 5 vezes  por semana. Uma caminhada diária de 30 minutos é sempre um bom complemento (desde que estejamos a viver em condições normais, que nos permitam manter as rotinas a que estamos habituados). Esta prática deve ser, sempre, ajustada à pessoa em causa, à sua condição física e aos seus objetivos específicos - um atleta precisa de treinar mais vezes, e durante mais tempo.

 

O segredo para manter a prática desportiva consiste, em boa medida, em descobrir uma atividade de que goste mesmo, porque dessa forma vai ter prazer em fazê-la, não a enfrentando como um fardo.

Ainda que esteja em casa, pode optar por várias atividades, consoante o espaço físico de que dispõe.

Existem inúmeras aulas completas e sequências de pequenos treinos disponibilizados online, com um grau de intensidade e técnica que variam entre vários níveis.

Pode escolher treinos específicos para determinadas áreas do corpo ou optar por atividades que o obriguem a mexer todas as partes do corpo, como a zumba, por exemplo.

Há atividades que envolvem maior poder de concentração, como o Yoga ou o Tai Chi, outras que ajudam a potencializar os efeitos benéficos dos alongamentos, como Pilates, e outros que permitem libertar a tensão, como treinos cardio ou muay thay.

Pode, também, simplesmente correr pela casa (se tiver espaço para o fazer em segurança) atrás dos seus filhos - há quanto tempo não brinca à apanhada? Ou dançar, simplesmente!

Faça-o sozinho ou desafie o seu par a acompanhá-lo. Pode, também, combinar praticar desporto por videochamada com um amigo. Assim, podem acompanhar os progressos um do outro e ainda soltam umas boas ga

Acima de tudo, mexa-se: e verá como o seu ânimo melhora, permitindo-lhe encarar as situações de forma mais positiva.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema


< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Características de Carneiro

Novidades


Publicada a 07/07/2020

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS

Publicada a 06/07/2020

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...