blog
(00351) 210 929 030

Vencer o medo

"Todos temos medo de algo. Alguns medos podem ser facilmente confessados, mas outros há que não nos atrevemos a expressar em voz alta ou sequer para nós próprios. Temos, por vezes, também medos dos quais nem sequer temos consciência, e de que só damos conta quando somos confrontados com uma situação que os desperta, ou na qual eles nos bloqueiam. Vencer os próprios medos é um passo indispensável para ser feliz, e só há uma maneira de o fazer: enfrentando-os.

Ao arriscarmos fazer aquilo que tanto receávamos, acabamos por descobrir, na maior parte das vezes, que afinal o que imaginávamos ser um monstro tenebroso era apenas fruto da nossa imaginação e nem sequer existia, ou era muito inferior àquilo que supúnhamos.

Há momentos, na nossa vida, em que não podemos prever se uma situação vai ter o desenlace que esperávamos. No entanto, vencer o medo e arriscar é aquilo que nos permite sairmos de onde estamos e avançarmos. Vença o medo pensando que, seja qual for o resultado, Deus estará sempre consigo e vai ajudá-lo a superar qualquer dificuldade, pois nunca nos deixa desamparados. Você será capaz, desde que tente. A única coisa que o pode limitar é você próprio. Liberte-se e aceite-se, exactamente como é. A partir do momento em que se aceitar, deixará de sentir medo.

Aceitar-se também passa por reconhecer e admitir que tem medo. Há um certo grau de medo que é positivo, é aquele medo que nos permite continuar a viver. Ninguém é intocável, e o medo funciona como um sinal de perigo que nos alerta para situações que exigem maior prudência. No entanto, as pessoas que se aceitam a si próprias não se deixam limitar por um medo excessivo e avançam, mesmo que tenham algum medo, que é natural ter diante do desconhecido. Aceitar-se a si próprio é admitir que tem dificuldades, que é mais vulnerável a determinadas coisas, pessoas ou situações. Todos nós somos feitos de pontos fortes e de pontos fracos, mas é precisamente dessa combinação de força e fragilidade que resulta a perfeição do ser humano.

Dica positiva: Assuma o compromisso de vencer os seus medos. Reconheça aquilo que o amedronta ou intimida, o que o faz sentir-se mais vulnerável e que o impede de avançar.

Aceite, também, aquilo que no passado lhe fez sentir medo. É uma reacção natural do ser humano, não se culpabilize mais por ela, é passado, já passou.

Sentiu medo naquele momento? Acha que agiu de forma cobarde naquela situação? Sentiu raiva daquela pessoa? Aceite tudo isso, e siga em frente. Você já não precisa de reviver todas essas experiências que o marcaram negativamente e as situações em que não esteve tão bem. Elas fazem parte do passado. Aceite-as e liberte-se dos rótulos negativos que impôs a si próprio. Acima de tudo, ame-se a si próprio. E não permita NUNCA que uma crítica de outra pessoa afecte negativamente a sua visão de si próprio. Lembre-se que no passado você fez o melhor que sabia e podia segundo as circunstâncias. Seja quem é, sem culpas nem medos."

texto retirado do livro O Meu Segredo, de Maria Helena

 

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

< BACK
SHARE THIS PAGE:  

ORACLES

The Angels respond

The Angels respond

My Tarot

What's New?


Speak with me form
READINGS Book here!

Choose three cards and
click on each.

Click on each card
to know the result.

Past Present Future

    You are one step away from having your answer!

    Fill the form

    Erro

      I hereby authorize that my data be processed and used to receive information about products, campaigns, promotions, news, offers and other services. The confidentiality and integrity of your personal data is a major concern of Maria Helena Martins, that we adhere to the highest privacy standards and in accordance with your data protection rights, namely those provided for in the General Data Protection Regulations.
    We need your express consent to continue to offer you a personalized service and excellence.
    If you wish, you can consult our Privacy Policy here.

    THE POSITIVE THINKING FOR YOU ...

    This is your encouraging phrase,
    to bring you the strength and the courage
    you need right now!

    HOW WALTER OF LOVES? THROW THE DICE OF LOVE AND KNOW YOUR LUCK! CONCENTRATE IN YOUR QUESTION. WHEN YOU ARE READY...

    YOUR LUCK IS LAUNCHED ...