blog
(00351) 210 929 030

Truques e dicas para resolver quase tudo - remédios caseiros para problemas do dia-a-dia!

Muitas vezes a solução para os percalços do dia-a-dia está mesmo ao pé de nós, com objetos que usamos todos os dias sem imaginarmos que nos disponibilizam mais recursos do que o fim com que habitualmente os utilizamos. Não é preciso ser um MacGyver para resolver questões práticas como encontrar um anel ou uma lente de contacto que se perdeu, recuperar o café que deixou queimar, enfiar a linha na agulha, aliviar uma dor de costas… Objetos e produtos como CDs velhos, collants usados, verniz de unhas ou o sal são verdadeiros super-heróis no nosso dia-a-dia. Reutilizar aquilo que temos ao nosso dispor é uma escolha inteligente para poupar dinheiro, ajudando-nos a viver melhor. Descubra alguns milagres domésticos!

 

Collants – Não esteja com meias-medidas!

- Se perdeu um anel, uma lente de contacto, ou outro objecto de pequenas dimensões, corte uma perna de um collant velho e cubra com ela o tubo do aspirador, ajustando o pé do collant à boca do tubo. Segure com um elástico. Depois só tem de ligar o aspirador e percorrer cuidadosamente os cantos e recantos da casa: dessa forma, os objetos pequenos vão ficar retidos no collant, sendo mais fácil encontrá-los!

- Se tem de fazer uma mala de viagem e não dispõe de muito espaço, enrole com cuidado cada peça de roupa e depois coloque cada "rolo" dentro de "tubos" feitos com collants velhos, cortados à medida.

- Faça saquinhos de pot pourri para perfumar as suas gavetas cortando a parte do pé de um collant. Coloque o pot pourri lá dentro, dê um nó e está pronto!

- Recicle collants velhos usando-os para remover o verniz das unhas, pois substituem o algodão. Só tem de cortar pequenos quadrados e guardá-los para usar sempre que necessário.

- Os collants são, ainda, muito eficazes para puxar o lustro aos sapatos depois de engraxados, deixando-os especialmente brilhantes.

 

CD – Criatividade Doméstica!

- Gosta de usar velas, mas depois tem dificuldade em retirar a cera do castiçal ou do prato? Coloque um CD por baixo da vela, com a parte brilhante virada para cima. Além de criar um belo reflexo visual, não tem de se preocupar em retirar a cera mais tarde. (Se não quiser usar CDs como base de velas, mas estiver com dificuldade para retirar, por exemplo, pingos de cera que caíram na toalha de mesa, amoleça-a com o secador de cabelo e, de seguida, procure absorvê-la com papel absorvente.)

- Use CDs velhos como refletores na entrada da sua garagem, se esta for mal iluminada, ou para decorar a parede, criando motivos alegres e modernos. Pode ainda colar dois CDs um ao outro, com a face brilhante para fora, e atar-lhes um fio. Pendure-os na janela, criando um objeto decorativo original e luminoso.

- Se tem jeito para o bricolage, experimente criar um relógio original. Escreva os números na face brilhante do CD com caneta de acetato e cole o mecanismo de um relógio de parede na parte detrás do CD, afixando os ponteiros pela frente.

 

Verniz de unhas – soluções brilhantes

- Passa muito tempo a tentar enfiar a linha na agulha sempre que tem de coser alguma coisa? Experimente pincelar a ponta com um pingo de verniz transparente. Role a ponta da linha entre os dedos polegar e indicador, até que o verniz endureça. Vai ver como será muito mais fácil!

- Pincele o rebordo do fundo das latas com verniz transparente. Dessa forma acabaram os círculos de ferrugem que por vezes mancham as prateleiras.

- Se usa bijutaria e por vezes faz alergia, pincele o interior de anéis ou brincos com uma camada de verniz transparente e deixe secar. Não sentirá mais incómodo!

- O verniz de unhas é uma excelente solução de emergência para salvar uma meia com uma malha, um forro de nylon que se está a desfiar ou o botão de uma camisa que está a ficar com o fio lasso. 

 

Pó-de-talco – os pós mágicos

- Use pó-de-talco para remover nódoas de sangue da roupa. Prepare uma pasta misturando pó-de-talco e água e aplicando sobre a nódoa. Deixe secar, e então escove bem. Também pode usar farinha de milho ou amido de milho.

- Se o soalho de sua casa costuma ranger, aplique um pouco de pó de talco sobre as tábuas que rangem. Dormirá como um anjo!

- Se tem um atacador, ou um fio ou cordel, cheio de nós, polvilhe-o com pó de talco antes de tentar desatá-lo, e será muito mais fácil.

- Ofereceu um jantar aos seus amigos, divertiram-se muito e… eis que repara naquela enorme mancha de gordura na carpete! Cubra a nódoa com pó-de-talco e espere pelo menos 6 horas. Depois, aspire o pó-de-talco e esfregue suavemente.

 

Cordel – salvos por um fio

- A torneira da cozinha não pára de pingar e não o deixa dormir? Ate um cordel à torneira, de maneira a passar desde o sítio de onde a água escorre até ao ralo do lava-louça. O silêncio reinará!

- Se vai de férias e não quer que as suas plantas morram à sede, mas não tem quem as vá regar, não se preocupe. Coloque uma taça cheia de água ao lado de cada vaso, embeba muito bem um cordel e coloque uma das suas extremidades na taça, e a outra bem enterrada na terra do vaso. A água será puxada pelo cordel e será levada até à planta.

- Para evitar que uma porta se feche completamente, ou que bata com força, prenda um pedaço de cordel grosso que ligue as maçanetas de cada lado da porta!

 

Alimentos especiais:

Sal – o tempero da vida

- Deixou queimar o café? Junte-lhe uma pitada de sal fino e vai ver como nem tudo está perdido!

- Para descascar os ovos cozidos com maior facilidade, junte uma colher de chá à água antes de cozer os ovos!

- Retire facilmente as nódoas de batom que ficam no rebordo dos copos e chávenas, esfregando-as com um punhado de sal, antes de lavar.

- Polvilhe os ténis com sal fino, de vez em quando. Dessa forma, livra-se dos maus cheiros causados pela humidade e pela transpiração.

 

Mostarda – uma emulsão analgésica

- Costuma sentir dores de costas? Experimente preparar um banho de imersão juntando 175 a 250 ml de mostarda à água quente do banho. Deixe-se relaxar na banheira por, pelo menos, 15 minutos. Se não quiser tomar um banho de imersão, peça a alguém que lhe faça uma massagem aplicando mostarda amarela suave. Tenha cuidado, no entanto, para evitar alergias de pele.

- A mostarda é, também, muito útil para aliviar a congestão nasal. Esfregue um pouco de mostarda no peito e, de seguida, embeba um pano em água quente, escorra-o e coloque-o sobre a zona onde aplicou a mostarda.

 

Vinagre – não apanha moscas, mas afasta problemas

Pelo seu forte odor e pela sua composição o vinagre é muito poderoso no que diz respeito a anular maus cheiros, como por exemplo:

- fumo do tabaco – encha dois terços de uma chávena com vinagre de vinho branco ou de sidra e deixe-a durante um dia na divisão onde cheira a tabaco. O cheiro será neutralizado. Para soluções imediatas, humedeça um pano com vinagre e agite-o no ar.

- o cheiro da lancheira – embeba uma fatia de pão de forma em vinagre de vinho branco e coloque-a dentro da lancheira de um dia para o outro. No dia seguinte, cheirará a nova!

- cheiro de comida nas tábuas de cozinha – depois de cada utilização, lave as tábuas de cozinha com vinagre de vinho branco. Para além de ser desinfectante, anula o cheiro que acaba por ficar.

O vinagre é, também, muito eficaz para tirar nódoas difíceis, como por exemplo as nódoas de água que deixam círculos brancos nos móveis de madeira. Misture vinagre e azeite em partes iguais e aplique com um pano macio. Use, depois, outro pano para dar lustro.

 

Dicas de emergência:

- Precisa de colar papel e a cola acabou? Pincele com clara de ovo, eficaz para colar papel ou cartolina fina!

- Chegou a casa com o guarda-chuva a pingar? Forre o fundo do bengaleiro com esponjas de loiça já usadas. Dessa forma, a esponja absorverá a água que escorre dos guarda-chuvas. Quando estiver bom tempo, coloque o bengaleiro na varanda para que a água evapore por completo.

- Se entra em desespero de cada vez que vai usar a fita-cola porque não consegue encontrar a extremidade, cole um clipe na ponta da fita e não voltará a ter esse problema!

- Queimou-se? Dissolva um pouco de bicarbonato de sódio numa tigela com água fria, embeba uma gaze e vá aplicando sobre a queimadura até deixar de doer.

- Use água com gás para tirar nódoas de gordura da roupa. Deite um pouco de água sobre a nódoa e esfregue suavemente. Se for em tapetes, esfregue com mais força.

- Para evitar que os pregos estraguem a parede, cole um pouco de fita adesiva no sítio onde vai colocar o prego.

- Está a cozinhar e, de repente, toca o telefone. Não tem tempo de limpar as mãos… enfie a mão num saco de plástico e atenda naturalmente!

- Precisa de cozer batatas no microondas mas tem pouco tempo? Coloque, de um só lado da batata, quatro palitos espetados. Dessa forma a batata ficará "suspensa em quatro patas", cozendo mais depressa porque fica totalmente exposta às ondas.

- Se já não suporta o cheiro do seu frigorífico, embeba um pedaço de algodão em sumo de limão e deixe-o no frigorífico durante algumas horas. (Atenção, para este truque resultar deite fora tudo aquilo que já não está em condições!)

- Não consegue limpar bem as persianas? Calce uma meia na mão e pulverize-a com spray para limpar o pó. Desta forma, torna-se mais fácil limpar as ripas e não lhe escapa nada.

- Por acidente, a sua filha apareceu com um pedaço de pastilha elástica colado no cabelo? Retire-a utilizando manteiga de amendoim, esfregando com cuidado até sair.

- Está com os pés gelados? Encha uma garrafa de 1,5 l com água quente, descalce os sapatos, sente-se e role a garrafa debaixo dos seus pés. Vão aquecer num instante!

- Se não consegue retirar os restos de cola da etiqueta daquela embalagem que comprou, embeba um pouco de algodão em óleo corporal e esfregue bem. 

Conheça também:

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
 
 
 

< BACK
SHARE THIS PAGE:  

ORACLES

The Angels respond

The Angels respond

My Tarot

What's New?


Speak with me form
READINGS Book here!

Choose three cards and
click on each.

Click on each card
to know the result.

Past Present Future

    You are one step away from having your answer!

    Fill the form

    Erro

      I hereby authorize that my data be processed and used to receive information about products, campaigns, promotions, news, offers and other services. The confidentiality and integrity of your personal data is a major concern of Maria Helena Martins, that we adhere to the highest privacy standards and in accordance with your data protection rights, namely those provided for in the General Data Protection Regulations.
    We need your express consent to continue to offer you a personalized service and excellence.
    If you wish, you can consult our Privacy Policy here.

    THE POSITIVE THINKING FOR YOU ...

    This is your encouraging phrase,
    to bring you the strength and the courage
    you need right now!

    HOW WALTER OF LOVES? THROW THE DICE OF LOVE AND KNOW YOUR LUCK! CONCENTRATE IN YOUR QUESTION. WHEN YOU ARE READY...

    YOUR LUCK IS LAUNCHED ...