blog
(00351) 210 929 000

Senhor Santo Cristo dos Milagres

Nos últimos dias do mês de Abril e no início de Maio celebra-se, em Ponta Delgada, uma festa religiosa muito importante: o Senhor Santo Cristo dos Milagres. Esta é a segunda maior festa religiosa realizada no nosso país, depois de Fátima, e realiza-se há mais de 300 anos.

Vêm milhares de devotos de todas as partes do Mundo e muitos emigrantes regressam agora a casa. Os dias principais da festa são sábado e domingo. No Sábado, os fiéis pagam promessas e fazem oferendas ao Senhor Cristo dos Milagres, no Campo de São Francisco. A imagem é entregue pelas irmãs do convento da Esperança ao provedor da irmandade responsável pelas festas. A imagem é levada em procissão. Chama-se Procissão da Mudança da Imagem, porque o senhor muda-se da sua capela para a Igreja do Santuário.

Na noite de Sábado para Domingo realiza-se uma vigília que termina às 5 da manhã com uma missa, e às 6 da manhã celebra-se a Eucaristia da Grande Peregrinação da Ilha de São Miguel. Na tarde de Domingo realiza-se a grande procissão, que percorre as principais artérias da cidade. O Convento da Esperança e o Campo de São Francisco são decorados com uma iluminação vistosa e atraem muitos turistas. Estas festas também têm uma forte componente popular, realizam-se arraiais, a festa do emigrante e o Bazar do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

Mas de onde vem esta romaria tão forte e antiga?

Tudo começou quando o Papa ofereceu a imagem de Cristo martirizado a duas religiosas que foram de S. Miguel a Roma pedir uma Bula Apostólica, para estabelecerem o primeiro convento de religiosas nesta ilha.

Mais tarde, como o sítio onde se estabeleceram estava sujeito a ataques de piratas, parte das irmãs seguiram para o Mosteiro da Esperança. No século XVIII, deu entrada neste mosteiro a irmã Teresa da Anunciada, que tinha origens nobres e que demonstrou uma enorme devoção por esta imagem de Cristo, tendo conseguido que lhe fosse erguida uma capela.

Conta a lenda que no ano de 1700 a ilha de São Miguel foi alvo de fortes tremores de terra, durante dias seguidos. O povo estava desesperado e, seguindo a fé da irmã Teresa da Anunciada, realizou uma procissão para pedir ao Santo Cristo que parasse os terramotos.

Durante a procissão, a imagem tombou do andor, caindo para a frente. Contudo, misteriosamente não se danificou com a queda, a procissão prosseguiu e os terramotos pararam de imediato.

Depois disso, o povo passou a depositar grande fé e esperança no Santo Cristo dos Milagres, que possui um dos tesouros mais ricos de toda a Península Ibérica.

 

Oração ao Senhor Santo Cristo dos Milagres

Ó bom e amantíssimo Jesus,

que por amor das nossas almas foste açoitado,
coroado de espinhos e gozado no Pretório de Pilatos,
dando-nos o exemplo máximo de humildade,
fazei com que, atraídos pela Vossa face adorável,
não tenhamos outro pensamento que não seja para Vos louvar,
nem outro desejo que não seja o Vosso amor.
Fazei, Senhor, com que a nossa vida seja sempre iluminada
pelos clarões da Vossa Sagrada Paixão, a fim de,
nas contrariedades, sentirmos a Vossa força,
nas aflições, a Vossa consolação, nas dores o Vosso consolo,
nas tristezas, a Vossa alegria,
chegando assim intactos ao Vosso Reino Eterno.

Ámen.

Reze também:

Oração a Nossa Senhora

Oração a Santo Expedito

Oração para a Mãe que está no Céu

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 

< BACK
SHARE THIS PAGE:  

ORACLES

The Angels respond

The Angels respond

My Tarot

What's New?


Speak with me form
READINGS Book here!

Choose three cards and
click on each.

Click on each card
to know the result.

Past Present Future

    You are one step away from having your answer!

    Fill the form

    Erro

      I hereby authorize that my data be processed and used to receive information about products, campaigns, promotions, news, offers and other services. The confidentiality and integrity of your personal data is a major concern of Maria Helena Martins, that we adhere to the highest privacy standards and in accordance with your data protection rights, namely those provided for in the General Data Protection Regulations.
    We need your express consent to continue to offer you a personalized service and excellence.
    If you wish, you can consult our Privacy Policy here.

    THE POSITIVE THINKING FOR YOU ...

    This is your encouraging phrase,
    to bring you the strength and the courage
    you need right now!

    HOW WALTER OF LOVES? THROW THE DICE OF LOVE AND KNOW YOUR LUCK! CONCENTRATE IN YOUR QUESTION. WHEN YOU ARE READY...

    YOUR LUCK IS LAUNCHED ...