blog
(00351) 210 929 030

Remédios Caseiros contra picadas de insetos

 

 

Verão, calor, praia, campo e insetos, muitos insetos. Próprios desta estação do ano, a verdade é que estes pequenos seres vivos quando picam deixam um verdadeiro incómodo na pele.

 

Nesta época do ano, não são poucas as pessoas que sofrem com a presença dos insetos: irritações na pele, comichão, inchaço e dor são os principais vestígios que mosquitos, abelhas e formigas costumam deixar no organismo – além das noites ao som dos zunidos ao redor da cabeça. A situação fica ainda pior quando as pessoas estão longe dos centros urbanos ou quando as crianças são afetadas. 

Nada de anormal para a época do ano mas pelos incómodos inerentes, deixamos-lhe alguns remédios caseiros que ajudam a aliviar os sintomas das picadas de insetos.

A alergia à picada de inseto gera sintomas como vermelhidão local e intensa comichão. Diante destes sintomas o que se recomenda fazer é passar uma pedrinha de gelo no local afetado porque o frio diminui a coceira e a inflamação.

São sintomas de alergia à picada de inseto:vermelhidão, inchaço da área, comichão intensa, saída de um líquido fluido e transparente pelo local da picada

 

Unguento

Ingredientes

4 gotas de óleo essencial de alfazema

4 gotas de óleo essencial de árvore de chá

2,5 l de água

 

Misture todos os ingredientes. Humedeça uma toalha limpa na solução e aplique sobre a área afetada, deixando agir por aproximadamente 10 minutos. Este procedimento deve ser repetido 2 vezes ao dia.

 

A irritação, ardor e vermelhidão são sintomas que incomodam após uma picada de inseto, porém com o uso desse remédio caseiro e as propriedades calmantes da alfazema, os sintomas serão atenuados. 

 

Casca de banana 

Utilizar a casca da banana como remédio natural contra as picadas de mosquitos é uma alternativa sustentável de aproveitamento em totalidade da fruta. Assim, o resíduo pode substituir com bastante eficiência as pomadas e cremes específicos, basta esfregar a parte interna da casca na área atingida pelos insetos – em alguns minutos, a picada vai desinchar, diminuindo, também, o incómodo. Além disso, a casca de banana é eficiente para estancar sangramentos e ajudar na cicatrização de feridas.

 

Manjericão 

O óleo extraído do manjericão alivia a alergia causada no local das picadas de insetos. Para preparar o remédio natural, basta amassar as folhas até extrair o líquido de cor escura que elas reservam. Isto porque a substância aromática contém cânfora e timol, duas propriedades utilizadas para aliviar a comichão.

 

Mel

Composto por substâncias antibacterianas e anti-inflamatórias, o mel trata o incómodo causado pelas picadas e traz vários benefícios para o corpo. Assim, basta passar um pouco do produto natural na picada para diminuir a irritação. Além disso, a consistência do mel dificulta que as pessoas cocem o local, contribuindo para desinchar a derme mais rápido.

 

Leite e água

Aplicar leite misturado com água nas picadas é uma maneira simples de reduzir não apenas a dor e a comichão, mas também o inchaço e a inflamação que ocorre no local atingido (caso a pessoa não tenha alergia à lactose). O remédio natural é preparado, de preferência, com os dois ingredientes bem gelados, em quantidades iguais. Depois de ficar pronta, a mistura deve ser aplicada na pele com um pedaço de tecido, reduzindo  os incómodos trazidos pelos insetos em pouco tempo. A mistura também pode ser aplicada nas queimaduras causadas pelo sol.

 

Compressa de alfazema

Ingredientes

4 gotas de óleo essencial de alfazema

4 gotas de óleo essencial de árvore de chá

2,5 l de água

 

Para preparar este remédio caseiro basta adicionar os óleos essenciais na água bem gelada e misturar bem. Humedeça uma toalha limpa na solução e aplique sobre a área afetada, deixando-a agir por aproximadamente 10 minutos. Esse procedimento deve ser repetido duas vezes ao dia.

 

A irritação, ardência e vermelhidão são sintomas que incomodam após uma picada de inseto, porém com o uso desse remédio caseiro esses sintomas logo desaparecerão. A alfazema possui propriedades calmantes que diminuem a irritação na área afetada.

 

Amêndoas doces e cravo-da-índia

Ingredientes

10 cravos-da índia

50 ml de óleo de amêndoa doce

1 colher (de sobremesa) de camomila

 

Misture os ingredientes num recipiente com tampa e mantenha-o guardado num local limpo e seco. Depois aplique uma pequena quantidade deste óleo no local da picada do mosquito, fazendo uma suave massagem.

 

O cravo-da-índia possui um efeito bactericida e desinfetante, enquanto a camomila e o óleo de amêndoas doce atuam acalmando o local e amenizando a comichão causada pela picada de mosquito

Além deste remédio caseiro para picada de mosquito, pode-se usar também o óleo de lavanda para aliviar a comichão, esfregando levemente pequenas quantidades do óleo sob o local da picada.

 

Repelente de Insetos

Ingredientes

500 ml de álcool de cereais

10 g de cravo-da-índia

100 ml de óleo de amêndoas, mineral ou outro qualquer

 

Coloque o álcool e o cravo da índia num frasco escuro com tampa ao abrigo da luz por quatro dias. Mexa esta mistura duas vezes por dia, de manhã e à noite. Coe e junte o óleo corporal, agitando ligeiramente. Coloque o repelente num recipiente spray e aplique na pele diariamente. 

Pulverize o repelente caseiro em toda região do corpo exposta ao mosquito, como braços, rosto e pernas, e reaplique o repelente sempre que praticar desporto, transpirar, ou molhar-se. O tempo de duração do repelente na pele é de quatro horas.

 

Aplicar esta loção nas superfícies que costumam ter formigas também é uma ótima forma de afastá-las. Mas, se as formigas costumam ficar no açúcar, o que se pode fazer é colocar algumas unidades de cravo da índia dentro do açucareiro.O cravo da índia é rico em óleo essencial e em eugenol, uma propriedade inseticida que afasta mosquitos, moscas e formigas.

 

Repelente para moscas

Ingredientes

1 pacote de cerca de 10 g de cravo-da-índia

1 laranja ou 1 limão

 

Corte a laranja ou o limão no meio e espete os cravos da índia na parte interna da fruta e deixe ao ar livre. Para potencializar este repelente natural, pode espremer-se um pouco a fruta, para que o suco fique mais evidente e tenha maior ação em conjunto com os cravinhos.

 

Óleo de citronela

Outro método que pode ser acrescentado à alimentação é o tratamento tópico com óleo de citronela, por isso, coloque de 6 a 8 gotas do óleo de citronela na água do banho, ou caso queira aplicá-lo diretamente sobre a pele, lembre-se de diluí-lo com óleo de amêndoa, uva ou camomila.

 

Alimentos que ajudam a afastar os insetos

Para tomar o repelente natural basta comer mais alimentos ricos em Vitaminas do complexo B e assim o corpo naturalmente repele os mosquitos evitando as desagradáveis picadas.Fique a saber: 

. vegetais verde-escuros;

•    arroz integral;
•    aveia;
•    amendoim;
•    castanha-do-pará;
•    lêvedo de cerveja;
•    gema de ovo;
•    fígado;
•    cereais integrais.

 

 

< BACK
SHARE THIS PAGE:  

ORACLES

The Angels respond

The Angels respond

My Tarot

What's New?


Speak with me form
READINGS Book here!

Choose three cards and
click on each.

Click on each card
to know the result.

Past Present Future

    You are one step away from having your answer!

    Fill the form

    Erro

      I hereby authorize that my data be processed and used to receive information about products, campaigns, promotions, news, offers and other services. The confidentiality and integrity of your personal data is a major concern of Maria Helena Martins, that we adhere to the highest privacy standards and in accordance with your data protection rights, namely those provided for in the General Data Protection Regulations.
    We need your express consent to continue to offer you a personalized service and excellence.
    If you wish, you can consult our Privacy Policy here.

    THE POSITIVE THINKING FOR YOU ...

    This is your encouraging phrase,
    to bring you the strength and the courage
    you need right now!

    HOW WALTER OF LOVES? THROW THE DICE OF LOVE AND KNOW YOUR LUCK! CONCENTRATE IN YOUR QUESTION. WHEN YOU ARE READY...

    YOUR LUCK IS LAUNCHED ...