blog
(00351) 210 929 030

Remédios caseiros contra as queimaduras solares

Sabe tão bem estar deitada ao sol e apanhar um bonito tom bronzeado. Mas para isso, e cada vez mais é necessário ter cuidado com o sol e ter em atenção os períodos aconselháveis de exposição solar. Lembre-se que as queimaduras solares são perigosas.

O Sol é fonte de vida, pois tudo na Terra depende da luz solar e assim se renova o ciclo natural da vida. Fonte de vitamina D é através dele que mantemos os níveis de fósforo e cálcio no organismo fazendo com que estes nutrientes sejam assimilados pelo nosso corpo através da ingestão de alimentos que depois refletem-se na boa saúde dos ossos (evitando a osteoporose) e dentes. E quem resiste a um bonito tom bronzeado que nada mais é senão um processo de oxidação provocado pelos raios solares, que estimulam um pigmento existente na nossa pele: a melanina.

Mas  quando o sol é demais surgem as queimaduras solares que para além de muito incómodas podem ser realmente graves para a saúde da pele.

O que é uma queimadura solar? Uma queimadura solar é uma queimadura na pele produzida pela superexposição à radiação ultravioleta (UV), geralmente dos raios solares.

É caracterizada por uma inflamação que pode apresentar-se como mancha avermelhada ou mesmo bolhas no local acometido. Os seus sintomas são dor, queimação, ardência, picadas, mudança de textura da pele e, às vezes, bolhas. O aparecimento delas está ligado à profundidade e à gravidade da queimadura.

As queimaduras de sol são classificadas em três graus.

- As queimaduras de sol de primeiro grau atingem a camada mais superficial da pele: a epiderme. Quando ocorrem, causam vermelhidão (mancha escura) na pele.

- As queimaduras de sol de segundo grau atingem a epiderme e parte da derme mais profunda. É comum que a pessoa sinta dor, tenha inchaço e que forme quase bolha ou bolha superficial.

- As queimaduras de sol de terceiro grau atingem a camada mais profunda da pele. Este caso é o mais grave, com formação de bolhas.

Qualquer tipo de queimadura, inclusive as queimaduras de sol, deve ser avaliada por médicos. Contudo, existem procedimentos caseiros que podem ajudar a aliviar uma queimadura solar.

 

Mel

É um excelente hidratante e cicatrizante usado há séculos para tratar queimaduras solares na pele. A aplicação do mel em queimaduras e feridas não só ajuda a aliviar o ferimento, mas também a evitar infecções e acelerar a cicatrização. Pode diluir o mel para facilitar a sua aplicação.

 

Óleo de calêndula 

Ótimo remédio natural para ferimentos e queimaduras na pele porque acelera a cicatrização e ainda nutre a pele - é recomendado para áreas sensíveis, como o rosto. Ajuda no condicionamento e rejuvenescimento das áreas danificadas, impedindo um tom de pele irregular ou então uma vermelhidão na área tratada.

 

Batata

As batatas são consideradas excelentes remédios para ferimentos na pele, como as queimaduras solares. Você pode usar o puré de batata ou bater a batata crua num processador de alimentos - ambas as formas provocam o mesmo efeito.

 

Raiz de althaea 

Esta planta medicinal também conhecida como malvarisco pode ser utilizada para lavar a área afetada e ajuda a proporcionar um efeito calmante e arrefecedor. A raiz também é conhecida por acelerar a cicatrização de lesões tópicas, tornando-se um excelente remédio para queimaduras solares, especialmente quando aplicada constantemente e em abundância nas áreas afetadas.

 

Compressas Frias

Molhar a região ou aplicar compressas geladas por quinze minutos trarão alívio imediato da dor e diminuição do inchaço.

 

Hortelã-pimenta 

Seja em óleo (o seu próprio óleo essencial) ou junto com água da sua cozedura, a hortelã-pimenta acalma a pele e facilita o resfriamento da mesma. As suas propriedades antimicrobianas naturais ajudam a prevenir a infecção e a acelerar a cicatrização, enquanto que as suas propriedades analgésicas ajudam a aliviar o desconforto da queimadura. Na forma de óleo, pode ser aplicada no rosto e com a água da cozedura, utilizada na lavagem de áreas maiores.

 

Raiz de gengibre

Uma decocção da raiz de gengibre aplicada na área afetada pode aliviar a dor localizada e acelerar a cicatrização através do aumento do fluxo sanguíneo na área afetada. Com as suas poderosas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, ajuda a diminuir o desconforto causado. Para as queimaduras muito dolorosas, a solução é um saco como um emplastro de gengibre quente, descascado e triturado, para não irritar a pele.

 

Amido de milho

Queimaduras que causam desconfortos leves podem ser solucionadas com o amido de milho. Ele absorve a umidade e o suor da pele, evitando o desconforto causado pela reação do ácido com a pele ferida e também cria uma fina película de ressecamento, permitindo que a pele se recupere o mais rápido possível. Use-o com moderação e opte por outras soluções se a sua queimadura apresentar sinais de bolhas ou lesões.

 

Iogurte

Quando aplicado na área afetada, o iogurte proporciona alívio nas queimaduras que estão entre moderada e grave. A lactose presente no iogurte não só ajuda a nutrir a pele, mas também auxilia na aceleração da cicatrização. Para uma solução mais confortável, resfrie o iogurte em seu refrigerador ou coloque-o em uma caixa de gelo, antes da aplicação.

 

Hidratante Natural de aloe vera e mel

Além do gel refrescante, a planta ainda possui propriedades regeneradoras e cicatrizantes, o mel é hidratante e a alfazema é regeneradora e reconstrutora.

Ingredientes

Folhas de aloé vera

2 c. (chá) de mel

2 gotas de óleo de alfazema

 

Retire do interior das folhas o gel do aloé vera. Junte num recipiente com o mel e o óleo essencial de alfazema, misturando bem até que fique homogéneo. Aplique nas partes atingidas.

 

Gel Caseiro

Ingredientes

60 g de aloé vera

80 ml de óleo de vitamina E

1 g de vitamina C em pó

1 c. (chá) de óleo essencial de alfazema

 

Bata todos os ingredientes na liquidificadora. Guarde num frasco bem fechado no frigorífico, por até dois meses e aplique três vezes por dia na região afetada.

 

Chá Verde

Aplique compressas de chá verde gelado nas áreas afetadas, o que  fará com que a pele se regenere mais rapidamente devido às propriedades desta planta.

 

Aveia

Coloque dois punhados de aveia numa banheira com água fria e fique mergulhado nela por 20 minutos. A aveia é calmante e aliviará as dores.

 

 

 

 

Veja também:

Mezinha caseira para o tratamento da diabetes

Mezinha caseira para ter alegria e motivação

Mezinha caseira para afastar as alergias da Primavera

O que acontece numa consulta de Naturopatia (Medicina Natural)?

O Centro Maria Helena dispõe de consultas de Medicina Natural. Ligue 210 929 000 para mais informações.

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 

 

< BACK
SHARE THIS PAGE:  

ORACLES

The Angels respond

The Angels respond

My Tarot

What's New?


Speak with me form
READINGS Book here!

Choose three cards and
click on each.

Click on each card
to know the result.

Past Present Future

    You are one step away from having your answer!

    Fill the form

    Erro

      I hereby authorize that my data be processed and used to receive information about products, campaigns, promotions, news, offers and other services. The confidentiality and integrity of your personal data is a major concern of Maria Helena Martins, that we adhere to the highest privacy standards and in accordance with your data protection rights, namely those provided for in the General Data Protection Regulations.
    We need your express consent to continue to offer you a personalized service and excellence.
    If you wish, you can consult our Privacy Policy here.

    THE POSITIVE THINKING FOR YOU ...

    This is your encouraging phrase,
    to bring you the strength and the courage
    you need right now!

    HOW WALTER OF LOVES? THROW THE DICE OF LOVE AND KNOW YOUR LUCK! CONCENTRATE IN YOUR QUESTION. WHEN YOU ARE READY...

    YOUR LUCK IS LAUNCHED ...