blog
(00351) 210 929 030

Plantas e frutas que curam

Alcachofra

Com o nome científico Cynara scolymus L., a alcachofra é uma planta medicinal muito em voga nos nossos dias pela sua versatilidade, pois pode ser usada na alimentação ou como remédio natural. Saiba quais as propriedades desta planta quase milagrosa.

A alcachofra é uma planta originária da região mediterrânea e do norte da África, que nasce todos os anos após o inverno. As partes comestíveis da alcachofra são as brácteas, conhecidas popularmente por escamas ou pétalas, que apresentam uma base carnuda, metidas num recetáculo também carnudo, achatado e comestível. Esta planta tem várias propriedades medicinais que protegem o fígado e graças ao seu potencial depurativo do sangue, ajuda a emagrecer.

Os Gregos acreditavam que a Alcachofra possuía propriedades afrodisíacas e essa teoria é defendida ainda nos dias de hoje. São várias as indicações terapêuticas desta planta, ajuda a reduzir o colesterol e a regular os valores da glicemia, devido à substância cinaropicrina, que é encontrada nas suas folhas e que promove o aumento da secreção biliar e gástricas.

Alcachofra também pode ser usada para prevenir a anemia, arterioesclerose, celulite, esterilidade, gota, ureia, entre outras doenças. Preparado caseiro contra a anemia Escolha as pétalas (brácteas) mais tenras da alcachofra e dê-lhes uma fervura ligeira. Deixe arrefecer e coma duas a três vezes ao dia, durante algumas semanas. 

Remédio contra a diabetes

Para baixar os níveis de açúcar no sangue coma a cabeça da alcachofra ao natural, juntamente com sumo de limão, três a quatro vezes ao dia.

Remédio estimulante da função hepática e vesícula biliar: Ingredientes 1 caneca de água 1 colher de sopa de folhas fatiadas de alcachofra Leve ao lume a ferver durante 5 minutos as folhas fatiadas de alcachofra. Retire do lume, tape durante 10 minutos, coe e tome este remédio antes das refeições. 

Remédio contra o colesterol:

Ingredientes

2 colheres de sopa de folhas de alcachofra

1 caneca de álcool de cereais a 70%

Misture as folhas fatiadas de alcachofra com uma caneca de álcool de cereais a 70%,verta o preparado para um recipiente de vidro escuro e bem limpo. Tape e deixe em repouso durante 5 dias. Coe e tome 1 colher de café diluída com um pouco de água, antes das principais refeições. 

Chá contra Hepatite: Ingredientes 30g de folhas de alcachofra 1 litro de água Leve ao lume a ferver durante 5 minutos 1 litro de água com 30g de folhas de alcachofra. Retire do lume, coe, deixe arrefecer e beba 1 chávena 3 vezes ao dia.

Chá para perder peso:

Ingredientes

3 colheres de folhas de alcachofra 1 litro de água Coloque as folhas de alcachofra numa panela, juntamente com 1 litro de água, e deixe ferver durante 5 minutos. Retire do lume, tape, deixe arrefecer, coe e beba durante o dia, de preferência sem adicionar açúcar.

Para perder peso pode tomar 1 litro de chá de alcachofra por dia. contudo, o mais importante de tudo é seguir uma dieta alimentar saudável e praticar alguma atividade física.

Advertência: A alcachofra não deve ser consumida por pessoas que sofram de obstrução do ducto biliar, mulheres grávidas ou que estejam a amamentar.

 

Veja também:

Mezinha caseira para o tratamento da diabetes

Mezinha caseira para ter alegria e motivação

Mezinha caseira para afastar as alergias da Primavera

O que acontece numa consulta de Naturopatia (Medicina Natural)?

O Centro Maria Helena dispõe de consultas de Medicina Natural. Ligue 210 929 000 para mais informações.

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 

 

< BACK
SHARE THIS PAGE:  

ORACLES

The Angels respond

The Angels respond

My Tarot

What's New?


Speak with me form
READINGS Book here!

Choose three cards and
click on each.

Click on each card
to know the result.

Past Present Future

    You are one step away from having your answer!

    Fill the form

    Erro

      I hereby authorize that my data be processed and used to receive information about products, campaigns, promotions, news, offers and other services. The confidentiality and integrity of your personal data is a major concern of Maria Helena Martins, that we adhere to the highest privacy standards and in accordance with your data protection rights, namely those provided for in the General Data Protection Regulations.
    We need your express consent to continue to offer you a personalized service and excellence.
    If you wish, you can consult our Privacy Policy here.

    THE POSITIVE THINKING FOR YOU ...

    This is your encouraging phrase,
    to bring you the strength and the courage
    you need right now!

    HOW WALTER OF LOVES? THROW THE DICE OF LOVE AND KNOW YOUR LUCK! CONCENTRATE IN YOUR QUESTION. WHEN YOU ARE READY...

    YOUR LUCK IS LAUNCHED ...