blog
(00351) 210 929 030

Passiflora - combata a insónia

A passiflora, flor-da-paixão ou maracujá, é uma planta que se usa para fins medicinais, tanto para a elaboração de medicamentos como para produtos naturais. Entre os benefícios desta planta, destaca-se o fato de atuar perante problemas de insónia.

Em primeiro lugar, destaca-se que a passiflora é uma das plantas mais usadas contra a insónia e restantes transtornos do sono. Pode tomar uma infusão desta planta para conseguir dormir de forma mais relaxada.

Por outro lado, a passiflora também é conhecida por ser benéfica para as condições do sistema circulatório e de hipertensão, uma vez que ajuda a diminuir os valores da tensão arterial.

Os especialistas afirmam ainda que torna-se útil para tratar dos síndromas de abstinência, como os que ocorrem quando um indivíduo deixa de fumar. A passiflora ajudará a aliviar os sintomas nestas situações.

Dos seus componentes destacam-se os flavonoides (vitexina), e a cumarina.

Esta planta conta ainda com propriedades antiespasmódicas, que podem ajudar a combater os espasmos nervosos dos órgãos internos, como por exemplo as cólicas. É anticoncetiva, antifebril, calmante, hipotensora, refrescante, sedativa e tonificante. Dela utilizam-se as folhas, folhas, as sementes e os frutos.

 

Infusão das folhas

É utilizada para situações como alcoolismo crónico, delirium-tremens ansiedade, asma, convulsões, desinteria, espasmos musculares, erisipelas (doença infeciosa, não contagiosa da pele), stresse, tosse.

Infusão para nervosismo

Ingredientes

6 c. (chá) de partes aéreas (flores, folhas, caules) de passiflora.- 600 ml de água

 

Aqueça a água até ferver e, em seguida, verta-a sobre a passiflora. Deixe a infusão descansar por 10 minutos (para se obter uma dose eficaz das substâncias ativas).

Beba uma chávena de chá várias vezes ao dia para a ansiedade ou uma vez por dia antes de deitar para o seu efeito calmante auxiliar no sono. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se existe uma dose mais personalizada para o seu caso.

 

Sumo de maracujá

Ingredientes

2 maracujás grandes

1 litro de água

4 c. (sopa) de açúcar

 

Com o auxílio de uma colher, retire a polpa da fruta e coloque na liquidificadora. Bata bem e depois coe através de um passador e volte a transferi-la para a liquidificadora, só que dessa vez com os restantes ingredientes. Bata bem e o sumo está pronto para ser servido.

Este remédio caseiro é excelente para quem sofre de stresse, ansiedade e tensão, além de ajudar a acalmar, o maracujá é uma fruta rica em vitaminas A, C e do complexo B, que lhe conferem uma ação antioxidante que melhora o funcionamento do organismo. Beba no máximo 2 copos deste sumo diariamente, pois as propriedades sedativas da fruta podem ajudar a baixar a tensão arterial.

 

O suco do maracujá é conhecido pelo seu valor nutricional, como também por seu sabor exótico, muito apreciado, sendo boa fonte de pró-vitamina A, niacina, riboflavina e ácido ascórbico.


Chá para perder peso

Ingredientes
1 c. (sopa) de passiflora

1 c. (sopa) de camomila

1 c. (sopa) de sementes de chia

0,5 l de água

Ferva a passiflora em água durante 5 minutos. Fora do lume, junte a camomila e deixe repousar durante 10 minutos. Coe e acrescente as sementes de chia. Deixe repousar por mais 15 minutos. Tomar uma chávena em jejum.

As sementes de chia são ricas em fibras e ácidos gordos de boa qualidade.

 

Vitamina de maracujá para dar energia

Ingredientes

1 chávena de polpa de maracujá com as sementes

½  lata de leite condensado

1 chávena de leiete magro

Bata todos os ingredientes na liquidificadora, despeje em copos e sirva. Ideal para dias em que sabe que vai precisar de energia extra.

 

Contra a diabetes

Abra o maracujá, tire o sumo e as sementes (pode guardar para outros preparados), deixando somente as cascas. Leve as cascas ao forno, até que fiquem bem secas. Com o auxílio de uma faca, retire a parte de fora da casca e bata a parte branca na liquidificadora até formar um pó. Reserve o pó da casca do maracujá num recipiente seco e limpo, tapado, ao abrigo da luz. Consumir 2 colheres por dia, diluídas em líquidos ou com as refeições.

A farinha da casca do maracujá  é rica em pectina, um tipo de fibra solúvel que atua na redução da absorção da glicose no sangue, sendo muito útil no tratamento da diabetes.

 

Remédio para a tosse

Ingredientes

½ c.  (sopa) de alfazema

½ c. (sopa) de flores de camomila

½ c. (sopa) de folhas de capim-cidreira

1 c. (sopa) de folhas de laranjeira

½ c. (sopa) de folhas de maracujá

 500 ml de vinagre de maçã

 

Coloque a alfazema num recipiente fundo de vidro com tampa. Adicione as flores de camomila, as folhas de capim-cidreira, as folhas de laranjeira, as folhas de maracujá e, no final, o vinagre de maçã. Depois, deixe repousar durante 10 dias num local seco e fresco, mas sempre com o recipiente fechado e ao abrigo da luz. Após os 10 dias pode verificar se já adquiriu a consistência de um xarope. Se assim for, misture uma colher dele num chá a seu gosto. Faça isto 3 vezes ao dia.

 

Mousse de Maracujá

Ingredientes

1 lata de leite condensado

1 pacote de natas

2 copos de sumo de maracujá concentrado

Chantili de compra para decorar

1 maracujá para decorar

 

Bata o leite condensado com as natas vigorosamente. Acrescente o sumo de maracujá e continue a bater até obter um preparado fofo e espumoso.

Transfira para taças e leve ao frigorífico durante pelo menos 2 horas. No momento de servir, decore com chantili e polpa de maracujá.

Veja também:

Mezinha caseira para o tratamento da diabetes

Mezinha caseira para ter alegria e motivação

O que acontece numa consulta de Naturopatia (Medicina Natural)?

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 

 

< BACK
SHARE THIS PAGE:  

ORACLES

The Angels respond

The Angels respond

My Tarot

What's New?


Speak with me form
READINGS Book here!

Choose three cards and
click on each.

Click on each card
to know the result.

Past Present Future

    You are one step away from having your answer!

    Fill the form

    Erro

      I hereby authorize that my data be processed and used to receive information about products, campaigns, promotions, news, offers and other services. The confidentiality and integrity of your personal data is a major concern of Maria Helena Martins, that we adhere to the highest privacy standards and in accordance with your data protection rights, namely those provided for in the General Data Protection Regulations.
    We need your express consent to continue to offer you a personalized service and excellence.
    If you wish, you can consult our Privacy Policy here.

    THE POSITIVE THINKING FOR YOU ...

    This is your encouraging phrase,
    to bring you the strength and the courage
    you need right now!

    HOW WALTER OF LOVES? THROW THE DICE OF LOVE AND KNOW YOUR LUCK! CONCENTRATE IN YOUR QUESTION. WHEN YOU ARE READY...

    YOUR LUCK IS LAUNCHED ...