blog
(00351) 210 929 030

Os benefícios do mel - ouro dos deuses

O mel é o único produto doce que contém proteínas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais à nossa saúde. Além do elevado valor energético, possui conhecidas propriedades medicinais, e é um alimento com reconhecida ação antibacteriana.

Reconhecemos o mel como um alimento viscoso e açucarado, cem por cento natural, produzido pelas abelhas a partir do néctar que recolhem das flores. Armazenado em favos no interior das colmeias, a sua produção ocorre devido às enzimas digestivas das abelhas que, desta forma, o processam.

Alimento de reconhecido valor, a sua recolha passou a ser feita com metodologia por forma a não danificar as colmeias e com o auxílio da tecnologia incrementou-se a sua produção.

O seu aroma, cor e sabor variam mediante a sua origem floral, característica de cada região.

O mel é importante como alimento, para o equilíbrio do organismo, pois contém glicose e frutose que entram diretamente na corrente sanguínea, tornando-o um produto energético. Contém ainda cálcio e fósforo, sódio, potássio, magnésio e ferro. Pode ser utilizado como alimento, adoçante e como medicamento. Adicionar mel à sua alimentação diária vai enriquecer a sua qualidade de vida, pois estimula e aumenta a resistência física; é levemente sedativo, auxiliando a combater insónias; é cicatrizante, antiséptico, digestivo e laxativo ajudando no tratamento de gastrites; expetorante combatendo a tosse, inclusivamente a dos fumadores. Para além de tudo tem ainda um uso externo, acelera a cicatrização da pele em feridas e queimaduras leves, além de hidratar a pele.  

Curiosidades: Uma colher de sopa de mel corresponde ao valor nutritivo de meia maçã, duas laranjas, dois ovos, um copo de leite, 40 g de queijo fresco, 1 fatia de pão integral, um bife pequeno de carne vermelha ou uma posta de peixe.

Contra a tosse

O sumo de limão ou chá de casca de limão com mel é excelente para combater a tosse e ajuda a lubrificar a garganta. Deve colocar sumo de 1 limão com 3 colheres de sopa de mel de abelha. Para tosse seca é mesmo funcional.

Se apanhou gripe e está muito atacado e cheio de tosse tem também uma receita tradicional e que funciona muito bem. Leve para o quarto uma chávena de leite bem quente com 3 colheres de mel. Beba o leite bem quente e agasalhe-se. Se transpirar mude o pijama.

 

Para os diabéticos o mel é um alimento melhor do que o açúcar de cana, porque 40% do mel é frutose, o açúcar das frutas, bem menos prejudicial aos diabéticos.

Para liquefazer mel cristalizado, mantenha o recipiente sob água corrente quente ou deixe descansar numa panela de água morna até que volte ao estado líquido.

Mastigar o favo de mel é excelente para sinusite e rinite.

 

Colesterol e problemas cardíacos

Ingredientes

Mel q.b.

Canela q.b.

Faça uma pasta de mel com canela a gosto e coma-a duas a três vezes por semana no pão, ao pequeno almoço. Reduz o colesterol nas artérias e previne problemas no coração. Também previne novos enfartes nas pessoas que já tiveram um antes. O uso regular desse processo diminui a falta de ar e fortalece os batimentos do coração.

 

Picadas de insetos

Ingredientes

1 c. (sopa) de mel

2 c. (sopa) de água morna

1 c. (café) de canela em pó

 

Misture os ingredientes e aplique a pasta obtida sobre a zona da picada. Esfregue com suavidade para ajudar a penetrar na derme. A dor e a comichão desaparecerão em poucos minutos.

 

Queda de cabelo

Ingredientes

2 c. (sopa) de azeite

2 c. (sopa) de mel

1 c. (café) de canela em pó

Aqueça o azeite (cuidado para não ficar a ferver e provocar queimaduras) e misture com o mel e a canela. Aplique no couro cabeludo antes de o lavar como é hábito e deixe atuar durantes alguns minutos.


Contra infeções

Ingredientes

2 cabeças de alho

50 g de mel

Comece por descascar e esmagar os alhos com um pouco de mel num almofariz e amasse bem até que o alho fique completamente transparente. Adicione o restante mel e misture tudo muito bem. Conserve num frasco bem limpo e mantenha devidamente fechado.

Dosagem: Como preventivo deve tomar 1 colher de chá por dia; como tratamento para infeções deve tomar 3 colheres de chá por dia.

Sumo contra a ansiedade

Ingredientes

100 ml de água

100 ml de polpa de maracujá (à venda em supermercados)

Mel a gosto

Bata na liquidificadora a polpa do maracujá e depois coe. Junte a água e o mel e está pronto a consumir.

Para que este remédio caseiro para a ansiedade surta efeito é importante tomar 6 copos deste sumo por dia. Por ser um remédio natural, ele não contém contraindicações, podendo ser utilizado também em casos de ansiedade infantil.

 

Cataplasma contra abcessos

Ingredientes

Mel q.b.

½ cebola ralada

Farinha de mandioca q.b.

Misture os ingredientes e leve ao lume numa panela para aquecer. Mexa para não agarrar ao fundo. Coloque o preparado quente (não em excesso para evitar queimaduras) sobre uma gaze e aplique o cataplasma sobre o abcesso, deixando atuar duas horas.

 

Remédio contra a rouquidão

Ingredientes

½ pepino

200 ml de água

2 c. (sopa) de mel

Descasque o pepino e bata bem na liquidificadora com a água. Coe e adicione o mel. Tome um pouco de 12 em 12 horas.

 

Hidratar a pele do rosto

Ingredientes

1 c. (sopa) de amido de milho

1 c. (sopa) de mel

Água q.b.

Misture os ingredientes e aplique sobre a pele do rosto. Deixe atuar pelo menos 15 minutos. Enxague com água tépida.

 

Hidratar a pele do corpo

Ingredientes

1 c. (sopa) de água morna

1 c. (sopa) bem cheia de aveia

1 c. (sopa) de mel

1 c. (sopa) de óleo de gergelim

Misture tudo e massaje bem o corpo. Se quiser, pode usar uma bucha vegetal nas áreas mais ásperas. Em seguida, tome um banho e seque-se com uma toalha bem macia, sem esfregar.

 

O mel por si só já traz ótimos resultados, porque é capaz de hidratar, acalmar, além de ter poder cicatrizante. Já o amido de milho é bom para revitalizar e fechar os poros.

 

Advertências

Como tudo em excesso pode causar efeitos colaterais, o consumo de mel também deve ser moderado, inclusive para diabéticos. 

Veja também:

Passiflora - Combata a insónia

Alimentos que dão felicidade

Alimentos que ajudam a combater a depressão

Frutos que fazem bem ao coração

Alimentos que ajudam a evitar e a tratar a gripe

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 

 

< BACK
SHARE THIS PAGE:  

ORACLES

The Angels respond

The Angels respond

My Tarot

What's New?


Speak with me form
READINGS Book here!

Choose three cards and
click on each.

Click on each card
to know the result.

Past Present Future

    You are one step away from having your answer!

    Fill the form

    Erro

      I hereby authorize that my data be processed and used to receive information about products, campaigns, promotions, news, offers and other services. The confidentiality and integrity of your personal data is a major concern of Maria Helena Martins, that we adhere to the highest privacy standards and in accordance with your data protection rights, namely those provided for in the General Data Protection Regulations.
    We need your express consent to continue to offer you a personalized service and excellence.
    If you wish, you can consult our Privacy Policy here.

    THE POSITIVE THINKING FOR YOU ...

    This is your encouraging phrase,
    to bring you the strength and the courage
    you need right now!

    HOW WALTER OF LOVES? THROW THE DICE OF LOVE AND KNOW YOUR LUCK! CONCENTRATE IN YOUR QUESTION. WHEN YOU ARE READY...

    YOUR LUCK IS LAUNCHED ...