blog
(00351) 210 929 030

Remédios Naturais - o poder da Maçã 

A maçã possui uma série de nutrientes benéficos ao nosso organismo e, para usufruir desse resultado preventivo, é recomendado, no mínimo, o consumo de uma maçã ou de um copo de sumo de maçã por dia. Fácil de encontrar ao longo de todo o ano, existem variedades e cores para todos os gostos.

Não é novidade que a ingestão de frutas está sempre relacionada a hábitos saudáveis de vida, e a maçã é uma fruta de excelência pois é rica em nutrientes essenciais ao nosso organismo. Na maçã há fibras que atuam no sistema digestivo, flavonóides que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce, vitaminas B1 e B2 que ajudam a regular o sistema nervoso, entre outros.

É considerada uma escova de dentes natural, não por limpar os dentes mas devido ao fato de auxiliar na higiene oral durante a mastigação. Morder e mastigar uma maçã estimula as gengivas e o seu sabor e suco aumentam a quantidade de saliva, diminuindo o número de bactérias na boca e evitando a cárie.

É boa para o colesterol porque contém um tipo de hidrato de carbono complexo, a pectina, que forma as fibras das frutas e que, uma vez dissolvido em água, produz uma massa gelatinosa, viscosa, que absorve os ácidos biliares no tubo digestivo, diminuindo-os junto com as fezes. Assim, não havendo a reciclagem dos ácidos biliares no tubo digestivo, o organismo mobiliza o colesterol para formar novos ácidos biliares, indispensáveis no metabolismo das gorduras e do colesterol; consequentemente, diminui-se a taxa de colesterol sérico do organismo.

Também a nível de emagrecimento, a maçã é uma aliada pois, a sua  pobreza em sal e proteínas favorecerá dietas de emagrecimento. O alto teor de potássio contido na polpa da maçã faz eliminar o sódio excedente e, consequentemente, o excesso de água retida no corpo. As fibras da maçã dão também uma sensação de saciedade.

Graças ao seu conteúdo de ferro, a maçã fornece resultados especiais no tratamento da tuberculose, bronquite e asma. É também o mais apropriado fruto para doentes dos órgãos digestivos. Combate a acidez do estômago porque provoca abundante secreção salivar. Excelente para o sistema digestivo e imunológico, elimina as toxinas e dissolve o ácido úrico. Reduz o colesterol, previne o cancro do estômago, evita alergias e é ótima para dissolver cálculos renais e da vesícula.

Remédio caseiro para a colite

Colite é o nome que se dá à inflamação do intestino grosso, que pode ser causada por deficiência nutricional, problemas vasculares e até desequilíbrio da flora bacteriana. Os sintomas de colite podem ser fortes diarreias, com presença de muco, pus e sangue, acompanhada por dor e mal estar.

A maçã possui um potente efeito desintoxicante e depurativo além de  hidratar e acalmar a mucosa do intestino.

Ingredientes:

6 maçãs de variedade a gosto

Passe as maçãs pela centrífugadora e beba um copo do sumo obtido 5 vezes ao dia durante os dias de crise, e durante os três dias consecutivos após os sintomas terem desaparecido.

 

Chá de maçã contra a retenção de líquidos

Ingredientes

Casca de 1 maçã

300 ml de água

 

Coloque a casca da maçã na água fervente e deixe tapado entre 5 e 10 minutos até amornar. Beba a seguir.

 

Vinagre de maçã

Ingredientes

6 maçãs Fuji

1 chávena (chá) de açúcar amarelo

2 l de água mineral

 

Lave as maçãs, mantenha a casca e elimine as sementes. Corte-as aos pedaços pequenos e transfira para uma garrafa de vidro grande e esterilizada (ferva a garrafa em água e escorra bem). Acrescente o açúcar e a água e cubra a garrafa com um pano de maneira a que o preparado respire e liberte os gases que vão ser produzidos na fermentação. Mantenha a garrafa num local escuro e vá agitando ocasionalmente. Terá de aguardar um mês e meio para o vinagre ficar pronto. Coe o líquido para o recipiente em que vai guardá-lo e que também deve estar esterilizado.

 

O vinagre de maçã  é considerado como uma das armas para o emagrecimento pois combate os excessos de gordura, especialmente os localizados na região abdominal.

 

Advertências

Não se conhecem efeitos negativos no consumo de maçã. Adverte-se contudo que o saborear do fruto com casca seja precedido de uma boa lavagem devido ao uso de pesticidas.

Veja também:

Mezinha caseira para o tratamento da diabetes

Mezinha caseira para ter alegria e motivação

Mezinha caseira para afastar as alergias da Primavera

O que acontece numa consulta de Naturopatia (Medicina Natural)?

O Centro Maria Helena dispõe de consultas de Medicina Natural. Ligue 210 929 000 para mais informações.

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 
 

< BACK
SHARE THIS PAGE:  

ORACLES

The Angels respond

The Angels respond

My Tarot

What's New?


Speak with me form
READINGS Book here!

Choose three cards and
click on each.

Click on each card
to know the result.

Past Present Future

    You are one step away from having your answer!

    Fill the form

    Erro

      I hereby authorize that my data be processed and used to receive information about products, campaigns, promotions, news, offers and other services. The confidentiality and integrity of your personal data is a major concern of Maria Helena Martins, that we adhere to the highest privacy standards and in accordance with your data protection rights, namely those provided for in the General Data Protection Regulations.
    We need your express consent to continue to offer you a personalized service and excellence.
    If you wish, you can consult our Privacy Policy here.

    THE POSITIVE THINKING FOR YOU ...

    This is your encouraging phrase,
    to bring you the strength and the courage
    you need right now!

    HOW WALTER OF LOVES? THROW THE DICE OF LOVE AND KNOW YOUR LUCK! CONCENTRATE IN YOUR QUESTION. WHEN YOU ARE READY...

    YOUR LUCK IS LAUNCHED ...