blog
(00351) 210 929 030

O gato da sorte japonês: Maneki Neko

Pense lá bem: quantas vezes viu, algures no balcão de uma loja chinesa, aquele gatinho de plástico, normalmente branco e sempre sorridente, que acena pacientemente com a patinha como se estivesse a chamar-nos? Saiba que o Maneki Neko, como é chamado, é considerado um dos amuletos mais auspiciosos pelos japoneses, atraindo a sorte e a fortuna.

O Maneki Neko, cujo nome significa "gato que acena" é um simpático amuleto japonês que, acredita-se, tem o poder de atrair a sorte e o dinheiro. Por essa razão é geralmente colocado no balcão das lojas, algures perto da caixa registadora. Se "acena" com a pata direita, está a chamar a sorte e o dinheiro, se tem a pata esquerda levantada está a chamar os clientes.

Para compreender o seu simbolismo é muito importante ter em conta que, para os Orientais, o movimento é sinónimo de abundância, porque representa o fluir da energia. As fontes e a água são símbolos orientais de prosperidade, porque estão em constante movimento. Segundo o Feng Shui, devemos usar regularmente todos os bicos do fogão e todas as torneiras: a estagnação bloqueia o fluxo de riqueza e cria obstáculos na vida. Assim, o Maneki Neko, que funciona geralmente através da energia solar ou a pilhas, está sempre a mover a pata, numa cadência regular e serena, "ativando" as ondas energéticas que trazem a boa sorte para os negócios.  

O Maneki Neko foi inspirado no gato Bobtail japonês, que se considera ser a única raça de gatos originários do Japão. Tem a cauda mais curta do que o habitual.

Embora a figura mais comum seja de cor branca, existem Maneki Nekos em várias cores, as quais têm um significado especial:

Branco - atrai a sorte

Amarelo - traz boas amizades e melhora os relacionamentos

Dourado - atrai a riqueza e a prosperidade

Prateado - representa a saúde e a longevidade

Rosa - atrai o amor e o sucesso nos negócios

Verde - simboliza o êxito profissional e nos estudos

Vermelho ou preto - protegem contra as doenças e afasta os maus espíritos

Azul - ajuda a realizar os sonhos

 

A história do gato que acena

Reza a lenda que havia em Tóquio, algures no início do Período Edo (1603-1867) japonês, um sacerdote de poucas posses que tinha um gato no seu templo, e que lhe tinha um tal afeto que partilhava sempre a sua refeição com ele. Num dia de forte tempestade, um samurai correu a abrigar-se debaixo de uma árvore perto desse templo, quando subitamente viu o gato do sacerdote, que parecia estar a chamá-lo, com a patinha levantada no ar. O samurai, num gesto impulsivo, correspondeu ao chamamento do gato e correu para o templo, momentos antes de um raio atingir e destruir por completo a árvore onde o samurai antes se encontrava. Por ter compreendido que aquele gato lhe salvou a vida, o samurai tornou o templo, chamado Gotokuji, um local de culto, tornando-o próspero. Quando o gato do sacerdote morreu, anos depois, foi feita uma estátua em sua homenagem, e a partir daí os gatos passaram a ser considerados símbolo da sorte. 

 

Existem outras versões que apontam para o aparecimento do Maneki Neko no Japão. Uma delas conta que uma gueixa muito conhecida, Usugomo de ser nome, adorava o seu gatinho. Uma noite, o bichano não parava de lhe puxar o kimono, chamando a sua atenção, embora ela estivesse acompanhada. Um cliente da gueixa, enraivecido, usou o seu sabre e cortou a cabeça do gato. Esta, projetada pelo golpe do sabre, foi cair sobre uma serpente que estava prestes a atacar a gueixa, e que nenhum deles havia visto. Por ter ficado inconsolável com a perda do seu amiguinho, a gueixa recebeu mais tarde, como presente, uma estátua em forma de gato - o primeiro de todos os Maneki Neko.

Outra lenda, ainda, conta que uma velha senhora muito pobre amava o seu gato, mas viu-se obrigada a vendê-lopara sobreviver. Desanimada com a perda, a senhora viu o seu gato em sonhos, contando-se que ele a aconselhou a fazer uma estátua de barro, à sua exata semelhança, e que a vendesse. A velha senhora assim fez, e a venda da estátua rendeu-lhe tão bom dinheiro que ela prontamente fez outras réplicas. Passando a vendê-las, acabou por tornar-se próspera.

 

Sabia que...

- O Maneki Neko é tão importante que até tem um dia comemorativo? A 29 de Setembro, em Seto, na província de Aichi, crianças e adultos desfilam pelas ruas com o rosto pintado de Maneki Neko. 

- Na cidade de Seto existe o museu do Maneki Neko, onde existem mais de mil réplicas desta imagem?

- Há quem diga que a famosa boneca Hello Kitty foi inspirada no Maneki Neko?

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
 
 
 

< BACK
SHARE THIS PAGE:  

ORACLES

The Angels respond

The Angels respond

My Tarot

What's New?


Speak with me form
READINGS Book here!

Choose three cards and
click on each.

Click on each card
to know the result.

Past Present Future

    You are one step away from having your answer!

    Fill the form

    Erro

      I hereby authorize that my data be processed and used to receive information about products, campaigns, promotions, news, offers and other services. The confidentiality and integrity of your personal data is a major concern of Maria Helena Martins, that we adhere to the highest privacy standards and in accordance with your data protection rights, namely those provided for in the General Data Protection Regulations.
    We need your express consent to continue to offer you a personalized service and excellence.
    If you wish, you can consult our Privacy Policy here.

    THE POSITIVE THINKING FOR YOU ...

    This is your encouraging phrase,
    to bring you the strength and the courage
    you need right now!

    HOW WALTER OF LOVES? THROW THE DICE OF LOVE AND KNOW YOUR LUCK! CONCENTRATE IN YOUR QUESTION. WHEN YOU ARE READY...

    YOUR LUCK IS LAUNCHED ...