blog
(00351) 210 929 030

Mercúrio retrógrado em Capricórnio

Tem andado a sentir-se confuso, cansado, desorientado, irritado? A culpa pode ser de Mercúrio, que voltou a estar retrógrado a 19 de Dezembro! Saiba tudo!

Mercúrio retrógrado é um dos temas mais falados em Astrologia. Este planeta, responsável pela comunicação e pela partilha de informação, é aquele que está mais perto do Sol e que se move mais depressa, o que faz com que entre muitas vezes no chamado "movimento retrógrado" (isto é, parece andar para trás quando observado a partir da Terra. Saiba mais sobre planetas retrógrados aqui). Quando Mercúrio está retrógrado, a comunicação processa-se de modo mais lento ou com maior ocorrência de falhas, mal-entendidos, desvios, e-mails que não são recebidos, mensagens perdidas, boatos infundados. Consoante o signo em que Mercúrio se encontra, somos convidados (ou obrigados pelas circunstâncias) a prestar maior atenção a determinadas áreas da nossa vida para não cometermos erros e falhas que podem sair-nos caros.

No dia 19 de Dezembro de 2016 Mercúrio entrou em movimento retrógrado no signo de Capricórnio, e só voltará a entrar em movimento direto no dia 8 de Janeiro de 2017.

Durante este período, teremos de fazer um balanço entre os aspetos materiais e os aspetos espirituais da nossa vida, avaliar melhor as nossas ambições e necessidades práticas, a nossa riqueza material, a forma como rentabilizamos o nosso tempo. Capricórnio, signo regido por Saturno, convida Mercúrio a avaliar aquilo que diz, despojando-se mais do discurso egocêntrico e aprendendo a gerir melhor o nosso tempo e a nossa disciplina pessoal. 

Neste período, as pessoas que têm o Sol, a Lua, Mercúrio ou o Ascendente em Capricórnio no seu Mapa Astral são aquelas que mais sentirão esta influência. 

Da mesma forma, quem tem o Sol, Mercúrio, a Lua ou o Ascendente em Gémeos pode sentir-se mais desconfortável neste período, e terá de encontrar formas de melhorar o seu conforto e de clarificar a sua comunicação - algo que é vital na vida de um nativo de Gémeos.

As pessoas que têm o Sol, Mercúrio, a Lua ou o Ascendente em Virgem (o outro signo que, como Gémeos, é regido por Mercúrio) serão também afetados, e terão de avaliar até que ponto estão a complicar a sua própria vida, trazendo complicações à sua relação com os outros e sendo pouco tolerantes em questões relacionadas com a ordem e a arrumação de espaços comuns, por exemplo.

 

O que NÃO deve fazer enquanto Mercúrio está retrógrado (seja qual for o seu signo):

- obras e reparações em casa (o mais certo é ter de voltar a fazê-las);

- assinar contratos ou documentação importante (pode haver erros, extravios e mal-entendidos);

- começar projetos e iniciar trabalhos (embora não seja favorável, se tiver mesmo de o fazer avance, mas com uma atenção duplicada ao que faz!);

- exames de rotina, idas ao dentista (pode haver complicações, avarias nos aparelhos, atrasos...);

- começar um relacionamento ou casar (se o fizer, faça-o de coração aberto mas mantenha-se prudente até este período passar - felizmente a 8 de Janeiro tudo voltará a ser claro e transparente), porque os compromissos iniciados quando Mercúrio está retrógrado nem sempre são mantidos...

 

Como sobreviver a Mercúrio retrógrado:

- mantenha tudo o mais claro possível;

- não complique nem dramatize;

- tenha uma dose redobrada de paciência no trânsito, com os correios, os computadores, a internet lenta...

- não alimente nem dê ouvidos a boatos;

- cumpra as suas tarefas o melhor que puder, evite atrasar-se e não procrastine;

- use o sentido de humor para aliviar os momentos de tensão.

 

O que DEVE fazer enquanto Mercúrio está retrógrado:

- pagar dívidas, libertar-se de créditos;

- arrumar a sua secretária e a papelada em casa;

- cumprir as promessas que fez;

- definir metas;

- planificar as ações necessárias para alcançar as metas que definiu;

- dormir bem, porque a privação do sono nos períodos em que Mercúrio está retrógrado provoca uma maior irritabilidade, confusão mental, dores de cabeça, despoletando comportamentos mais agressivos que dão azo a discussões e conflitos. Fazer pequenas pausas ao longo do dia, fechando os olhos por alguns minutos quando se sente mais cansado, pode ajudar bastante a manter a cabeça fria durante este período;

- aprofundar os seus conhecimentos em alguma área e processar a informação que recebe, porque Mercúrio retrógrado faz-nos pensar mais lentamente e faz-nos deter mais longamente nos detalhes.

 

Saiba que, em 2017, Mercúrio voltará a estar retrógrado nos seguintes períodos:

9 de Abril a 3 de Maio

12 de Agosto a 5 de Setembro

2 a 22 de Dezembro

Conheça também:

 

 

 

 

 

 


Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

< BACK
SHARE THIS PAGE:  

ORACLES

The Angels respond

The Angels respond

My Tarot

What's New?


Speak with me form
READINGS Book here!

Choose three cards and
click on each.

Click on each card
to know the result.

Past Present Future

    You are one step away from having your answer!

    Fill the form

    Erro

      I hereby authorize that my data be processed and used to receive information about products, campaigns, promotions, news, offers and other services. The confidentiality and integrity of your personal data is a major concern of Maria Helena Martins, that we adhere to the highest privacy standards and in accordance with your data protection rights, namely those provided for in the General Data Protection Regulations.
    We need your express consent to continue to offer you a personalized service and excellence.
    If you wish, you can consult our Privacy Policy here.

    THE POSITIVE THINKING FOR YOU ...

    This is your encouraging phrase,
    to bring you the strength and the courage
    you need right now!

    HOW WALTER OF LOVES? THROW THE DICE OF LOVE AND KNOW YOUR LUCK! CONCENTRATE IN YOUR QUESTION. WHEN YOU ARE READY...

    YOUR LUCK IS LAUNCHED ...