blog
(00351) 210 929 030

Gostar de si é gostar do seu corpo

Aprenda a ter respeito pelo seu corpo. Ele é o seu templo sagrado, é a casa que a sua alma habita nesta vida na Terra. Levá-lo a extremos sem respeitar o tempo de que ele precisa para descansar, sobrecarregá-lo com alimentos que o prejudicam ou ameaçar a sua integridade com o consumo de substâncias como o álcool e as drogas representa uma falta de respeito para consigo próprio. Nós cuidamos zelosamente de quem amamos – ame-se e cuide de si com o mesmo zelo!

Ao sujeitar a sua saúde a constantes abusos, a mensagem que está a transmitir ao seu corpo é que não o ama, porque não cuida dele, porque não lhe devota a atenção que ele requer. O refúgio no álcool ou nas drogas mais não é do que uma saída imediata para fugir de si próprio.

As pessoas que se amam enfrentam-se, enfrentam a sua realidade, porque sabem que não precisam de nada exterior: tudo aquilo de que realmente precisa está dentro de si.

O amor a nós próprios é, também, o caminho para a libertação dos vícios e dos hábitos destrutivos. Atenção, pois existem muitos vícios camuflados. Fazer compras compulsivamente é um vício, comer de mais, criticar os outros, contrair dívidas, alimentar relações em que se é rejeitado, tudo isso também pode ser um vício. Há pessoas que se queixam de atrair sempre as pessoas erradas, aquelas que inevitavelmente acabam por tratá-las mal, por rejeitá-las ou por abandoná-las. O que essas pessoas não sabem é que são elas que criam esse padrão. Quando nos rejeitamos, temos tendência para atrair pessoas que também nos rejeitam, pois dessa forma estamos a mostrar ao Universo que tínhamos razão, que estávamos certos ao rejeitarmo-nos, pois os outros também o fazem.

Para deixar de atrair situações que fazem mal à sua saúde, deixe de se maltratar a si próprio. Logo que se deixar de maltratar, no mais íntimo do seu ser, passará a atrair para a sua vida situações saudáveis, que lhe darão uma vitalidade constantemente renovada. Lembre-se sempre que toda a nossa vida exterior é um reflexo daquilo que somos, de tudo o que se passa dentro de nós.

Mudar a forma como nos vemos altera a nossa atitude perante as situações e permite libertarmo-nos de tudo o que nos é nocivo e prejudicial. Tudo aquilo que sentimos é passageiro. Os sentimentos não definem quem somos. Hoje posso sentir-me miserável, mas NÃO SOU miserável. Posso ser gordo, baixo, estrábico… qualquer característica física que tenhamos não é mais do que isso: uma característica, igualmente válida e importante, quer se enquadre no padrão social de beleza, quer não.

Dica positiva: A alimentação é uma das maiores provas do cuidado que temos connosco e do amor que sentimos por nós. Dar ao seu corpo alimentos excessivamente calóricos ou prejudiciais sufoca o metabolismo, sobrecarregando-o com um esforço acrescido que ele passa a ter de fazer para conseguir manter-se em funcionamento. Já reparou no prazer que sente quando come alguma coisa da qual sentia desejo? Fazer uma alimentação equilibrada e variada satisfaz as nossas necessidades e mantém o nosso corpo bem nutrido e amado.

O repouso é, também, uma prova de amor a nós próprios. O organismo precisa de tempo para se recompor das exigências diárias, e apenas o sono consegue restabelecer devidamente o equilíbrio. O nosso cérebro precisa de descanso, e quando nos privamos de horas preciosas de sono estamos a obrigá-lo a funcionar além dos seus limites. O cansaço, a irritabilidade e o stress são apenas alguns sinais do descontentamento do nosso corpo, desprezado por nós. Dormir é um hábito necessário, a que é impossível fugir. Procure dormir seis a oito horas por dia.

Pratique exercício físico com regularidade, adaptado às suas capacidades e características. O propósito máximo do desporto é manter em bom funcionamento a máquina fantástica que o nosso corpo é. Ao deixar um carro fechado numa garagem durante meses, não espere que ele funcione às mil maravilhas quando pegar nele para ir dar um passeio. Com o corpo passa-se exactamente a mesma coisa. Uma pessoa que passa todos os dias sentada no sofá a ver televisão não deve estar à espera de se movimentar com destreza e agilidade, pois os músculos relaxam de tal forma que quando retomam a actividade ressentem-se, e os ossos queixam-se de algo que não estão habituados a fazer. Ocupe o seu tempo de lazer de preferência com actividades em que se movimente, pois o lazer passivo pode deixá-lo triste ou deprimido, mexa-se pela sua saúde. Assim, fazer diariamente uma caminhada de meia hora já é amar-se a si próprio. Alimenta a mente com imagens positivas daquilo que está à sua frente e respirar ar puro e os mecanismos do seu corpo sentem-se úteis e mantêm-se em bom funcionamento.

Por mais que tenha de fazer, pense nisto: quando estiver doente, fará muito menos. Não é preferível cuidar da sua saúde?

texto retirado do livro O Meu Segredo, de Maria Helena Martins

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
 
 
 

< BACK
SHARE THIS PAGE:  

ORACLES

The Angels respond

The Angels respond

My Tarot

What's New?


Speak with me form
READINGS Book here!

Choose three cards and
click on each.

Click on each card
to know the result.

Past Present Future

    You are one step away from having your answer!

    Fill the form

    Erro

      I hereby authorize that my data be processed and used to receive information about products, campaigns, promotions, news, offers and other services. The confidentiality and integrity of your personal data is a major concern of Maria Helena Martins, that we adhere to the highest privacy standards and in accordance with your data protection rights, namely those provided for in the General Data Protection Regulations.
    We need your express consent to continue to offer you a personalized service and excellence.
    If you wish, you can consult our Privacy Policy here.

    THE POSITIVE THINKING FOR YOU ...

    This is your encouraging phrase,
    to bring you the strength and the courage
    you need right now!

    HOW WALTER OF LOVES? THROW THE DICE OF LOVE AND KNOW YOUR LUCK! CONCENTRATE IN YOUR QUESTION. WHEN YOU ARE READY...

    YOUR LUCK IS LAUNCHED ...