blog
(00351) 210 929 030

Frutos que fazem bem ao coração

Comer de forma variada, equilibrada e em quantidade moderada é fundamental para proteger o coração e a saúde, evitando o consumo excessivo de gordura de origem animal.

Má alimentação, sedentarismo, ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, obesidade, hipertensão arterial, colesterol elevado e diabetes estão entre os principais fatores de risco das doenças cardiovasculares. Estudos revelaram que compostos encontrados nas frutas, os polifenóis, protegem o coração e impedem o entupimento das artérias.

Comer de forma variada, equilibrada e em quantidade moderada é fundamental para proteger o coração e a saúde, evitando o consumo excessivo de gordura de origem animal, gordura trans, frituras e sal, e aumentando o consumo de alimentos antioxidantes (verduras e legumes que são fontes de vitaminas, minerais e fitoquímicos) para proteger as artérias de danos causados pelos radicais livres.

As cores das frutas são excelentes pistas para saber quais os seus nutrientes e trazem diferentes pigmentos importantes, como o betacaroteno, responsável pela coloração alaranjada e o licopeno, que dá a cor avermelhada, e ambos possuem propriedades antioxidantes. Portanto, coma fruta, sempre!

 

Laranja: é rica num tipo de fibra solúvel, a pectina. Essa fibra reduz a absorção do colesterol ingerido na dieta e diminui o seu acúmulo nas veias e artérias. Também é boa fonte de potássio, mineral importante no controlo da pressão arterial.

 

Acerola, morango: São frutos ricos em vitamina C que possuem ação antioxidante, diminuindo o risco de acúmulo de placas de gordura no interior das artérias, sendo eficaz na prevenção da aterosclerose.

 

Abacate: ajuda, por exemplo, na redução dos níveis de homocisteína que, quando em excesso, compromete a circulação sanguínea, aumentando o risco da formação de coágulos e entupimento das artérias. Contém ómega 9 (tipo bom de gordura) e diversas vitaminas do complexo B. Os benefícios do abacate para a prevenção de doenças cardiovasculares são semelhantes aos do azeite, pois a fruta é rica em ácido oleico, uma gordura monoinsaturada que ajuda a diminuir os níveis do mau colesterol (LDL) e aumentar os do bom (HDL).

 

Romã: uma pesquisa feita em Israel mostrou que o consumo de sumo de romã, devido aos seus antioxidantes, não só controlou a formação de placas de colesterol, mas também reduziu o entupimento das artérias. A sugestão de consumo é de 250ml do sumo ao dia.

 

Banana: contém elevadíssima quantidade de potássio, mas tem número reduzido de sódio. Tanto, que a FDA (agência responsável pelo controle de alimentos e remédios dos EUA) autorizou a indústria de bananas a oficialmente informar a capacidade da fruta de reduzir os efeitos da pressão alta e o enfarte.

 

Mirtilos: reduzem o risco de aterosclerose. A doença provoca inflamação nas artérias e forma placas de gordura que podem levar ao enfarte.

 

Maçã: Uma única maçã contém aproximadamente 4g de fibras, especialmente a pectina, um tipo de fibra solúvel que ajuda a bloquear a absorção do mau colesterol. Isso faz com que o corpo use essa gordura como fonte de energia em vez de armazená-la e diminui a sua concentração na corrente sanguínea.

 

Melancia: ajuda a diminuir os níveis do mau colesterol (LDL), principal componente que leva ao entupimento de artérias. A concentração do aminoácido citrulina está relacionada à diminuição do acúmulo de gordura no organismo e à prevenção contra ataques cardíacos.

 

Veja também:

Mezinha caseira para o tratamento da diabetes

Mezinha caseira para ter alegria e motivação

Mezinha caseira para afastar as alergias da Primavera

O que acontece numa consulta de Naturopatia (Medicina Natural)?

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 

 

< BACK
SHARE THIS PAGE:  

ORACLES

The Angels respond

The Angels respond

My Tarot

What's New?


Speak with me form
READINGS Book here!

Choose three cards and
click on each.

Click on each card
to know the result.

Past Present Future

    You are one step away from having your answer!

    Fill the form

    Erro

      I hereby authorize that my data be processed and used to receive information about products, campaigns, promotions, news, offers and other services. The confidentiality and integrity of your personal data is a major concern of Maria Helena Martins, that we adhere to the highest privacy standards and in accordance with your data protection rights, namely those provided for in the General Data Protection Regulations.
    We need your express consent to continue to offer you a personalized service and excellence.
    If you wish, you can consult our Privacy Policy here.

    THE POSITIVE THINKING FOR YOU ...

    This is your encouraging phrase,
    to bring you the strength and the courage
    you need right now!

    HOW WALTER OF LOVES? THROW THE DICE OF LOVE AND KNOW YOUR LUCK! CONCENTRATE IN YOUR QUESTION. WHEN YOU ARE READY...

    YOUR LUCK IS LAUNCHED ...