blog
(00351) 210 929 000

Escolha as cores certas para a sua casa!

Uma casa, qualquer que seja o seu tamanho ou modelo, é sempre o reflexo da personalidade de quem nela vive. A organização das divisões revela os gostos pessoais e personalidades próprias de cada pessoa. Conheça a energia específica de cada cor e escolha os tons certos para dar um novo colorido à sua vida.

Tome nota que:

Os tons de vermelho conferem uma sensação de calor a espaços frios, como é o caso das divisões viradas a Norte.

As cores quentes tornam os espaços mais pequenos.

As cores em tons de azul fazem com que um quarto pareça maior em espaço.

Os tons escuros dão uma sensação de espaço reduzido, enquanto que os tons claros dão uma sensação de espaço ampliado.

As cores certas para cada divisão

Entrada da casa: Corredor e hall

O hall e o corredor raramente são largos ou espaçosos e por isso são apenas locais de passagem para o exterior ou para outras divisões da casa. O hall e o corredor revelam a forma como as pessoas desejam ser vistas pelos outros, ou seja, estes espaços podem ter uma aparência formal ou ser apenas um local de arrumação. As cores dominantes do corredor ou hall transmitem ao visitante se, para o proprietário, este espaço é um local de boas vindas ou uma barreira de que protege das outras divisões.

O branco e o bege são cores neutras que “actuam” como bloqueadores de emoções.

As cores ricas e profundas, sejam quentes ou frias, transmitem autoridade e marcam uma fronteira com o resto da casa.

As cores usadas num hall de entrada afectam cada visitante, por isso as cores devem ser cuidadosamente escolhidas. Os vermelhos fortes transmitem energia, os vermelhos mais suaves (com nuances de castanho) transmitem solidez, poder e conforto.

Os tons rosa, dependendo da tonalidade, transmitem uma sensação de serenidade, ideais para casas localizadas na cidade onde o mundo exterior é ruidoso e agitado.

Um azul profundo ajuda a acalmar mentes hiper-estimuladas e nervosas, transmitindo uma sensação de quietude e paz.

Os tons verdes e castanhos imitam a natureza. Ao escolher este tipo de cores é importante que se crie no hall um ambiente o mais parecido possível com a natureza, usando uma variedade de tons e sombras verdes, em vez de uma cor única e muito forte.

A cozinha e a casa de banho

Estas divisões, essencialmente utilitárias, devem ter cores que estejam em harmonia com cada uma das suas funções. Por exemplo, as casas-de-banho devem ser pintadas com tons quentes – amarelo, rosa, laranja. Estas cores dão uma sensação de conforto e relaxamento, estando associadas também ao asseio e zelo.

O amarelo na cozinha pode produzir uma sensação de super-estímulo e por isso, deve ser suavizado com outras cores, tais como o azul ou o verde.

O vermelho aviva as emoções e induz a comportamentos imprudentes; já as cores quentes como a terracota estabelecem contacto com o lado prático da actividade de cozinhar.

O azul e o branco são aprazíveis e eficientes. Não são as melhores cores para uma cozinha como espaço social e de confecção culinária, mas a sensação de asseio e frescura que transmitidas por estas cores tornam-nas ideais para pratos e outros utensílios. As cores frescas em ambas as divisões podem ser aprimoradas com a junção de uma terceira cor que as complemente.

O design moderno dos apetrechos de cozinha feitos em aço apresentam excelentes resultados comerciais, já que são os mais escolhidos pelos casais mais jovens. Contudo, decorar a cozinha com utensílios neste tipo de material produz uma imagem fria, com falta de emoção, num espaço familiar que se quer acolhedor e caloroso.

Sala de estar

A principal divisão da casa deve reflectir a personalidade do proprietário, mas também deve ser confortável e transmitir energia positiva.

Quando mais do que uma pessoa habitam o mesmo espaço, deve escolher uma cor neutra ou uma cor que agrade a todos para que se sintam confortáveis. Por exemplo, se a cor favorita de um dos membros da casa for o verde e a do companheiro for o azul, o turquesa pode ser uma cor que agrade a ambos e é uma excelente escolha para uma sala. Também podem escolher uma cor que complemente o azul turquesa, como o pêssego, o dourado e o rosa.

A maioria das pessoas escolhe as cores de acordo com as suas preferências. Quem prefere tons dentro do azul turquesa, azul claro e violeta é pouco provável que o amarelo faça parte das suas preferências. No entanto, umas nuances destas cores conferem equilíbrio e mantêm as boas vibrações e a harmonia.

O uso de objectos decorativos coloridos realça a casa. Estes objectos devem ter um tom consonante com a cor das paredes ou podem ser tons complementares para dar a sensação de harmonia. As cores que fazem contraste conferem um efeito dramático e chama a atenção para um lugar específico da sala.

 

Quartos

Para algumas pessoas esta é a divisão mais importante da casa, já que é onde passam mais tempo. O quarto é o espaço mais individual e pessoal, e por isso, precisa de ser o mais confortável possível. No entanto, usar no quarto a cor favorita pode constituir um factor gerador de stress se não houver harmonia e equilíbrio entre as cores escolhidas.

As cores mais apropriadas para um quarto são as suaves e que transmitem quietude. As cores das paredes e dos cortinados transmitem energia e vibracional mesmo quando se está a dormir, por isso as cores demasiado fortes e opacas devem ser evitadas.

Os tons de azul apaziguam o espírito e a mente e ajudam o relaxamento corporal, induzindo naturalmente ao sono. Os amarelos são cores estimulantes, são boas para acordar pela manhã pois transmitem energia. O lilás ajuda a relaxar, o rosa transmite segurança.

 

Escritório

Os estúdios e os escritórios devem reflectir a energia da actividade que lá se pratica. A clareza mental e a inspiração são fomentadas pelo uso de amarelo na decoração destes espaços.

Os azuis frios são óptimos para acalmar a mente, desenvolver a intuição e renovar as ideias.

Num espaço onde haja muita actividade e muita energia a circular, a presença da cor azul ajuda a atenuar o ambiente e mantém o equilíbrio entre as pessoas.

Para as actividades dinâmicas, o vermelho e laranja transmitem energia e ajudam na concentração; se estas cores forem complementadas com o verde, isso irá passar a ideia de mentes calmas e emoções positivas. Estas cores são ideais para tarefas de costura, pintura e outras tarefas criativas ligadas às artes.

Uma cor para cada momento

As cores exercem uma forte influência psicológica sobre cada pessoa. Há cores de todos os tipos: excitantes, alegres, optimistas, serenas, tranquilas, etc. Ao aperceber-se desta realidade, o indivíduo aprendeu a usar as cores em seu benefício e estas passaram a ter finalidades estéticas e práticas.

A Cromoterapia (que utiliza a energia vibracional das cores para curar) ensina que as cores podem ser úteis em determinadas ocasiões, bastando para isso estar trajado com a cor adequada ao momento. Segundo alguns defensores da Cromoterapia, a cor influencia o comportamento das pessoas. Por isso, usar a roupa certa no momento adequado pode ser uma tarefa complexa. Deixo aqui algumas sugestões:

-as pessoas indecisas devem usar o verde porque é uma cor que transmite equilíbrio e é muito boa para aquelas pessoas que se precipitam a tomar decisões.

-as pessoas nervosas devem usar o azul, sobretudo quando estão em situações de avaliação. O azul acalma o espírito e transmite uma sensação de paz.

-as pessoas que têm dificuldade de concentração devem usar amarelo, que é uma cor que estimula a mente.

-as pessoas que desejam que alguém repare nelas ou que querem estar irresistíveis num encontro devem usar o vermelho. É uma cor ousada e que atrai os olhares masculinos.

-as pessoas que gostam de sair para dançar podem abusar do laranja que é uma cor que ajuda a desinibir e a ter mais coragem para enfrentar determinadas situações.

-as pessoas que querem ser bem sucedidas numa entrevista de emprego devem usar o castanho. Esta cor transmite segurança e maturidade. Nunca se deve usar esta cor para sair à noite.

-as pessoas que têm dificuldade em impor-se perante as outras devem usar o preto. Quem deseja transmitir a ideia de mistério também deve usar esta cor. Há quem defenda que esta cor não deve ser usada num encontro romântico…

-as pessoas que querem agradar e parecer mais joviais devem usar o branco que é uma cor neutra que não causa impacto.

-as pessoas que querem parecer meigas devem usar o rosa.

-as pessoas que precisam de desenvolver a criatividade devem usar o violeta que ajuda a desenvolver a inspiração e a imaginação.

Em suma, não está estipulado qual cor é melhor ou pior. Existem cores certas para determinadas ocasiões, é preciso ter a sensibilidade para as escolher de forma correcta.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
 

< BACK
SHARE THIS PAGE:  

ORACLES

The Angels respond

The Angels respond

My Tarot

What's New?


Speak with me form
READINGS Book here!

Choose three cards and
click on each.

Click on each card
to know the result.

Past Present Future

    You are one step away from having your answer!

    Fill the form

    Erro

      I hereby authorize that my data be processed and used to receive information about products, campaigns, promotions, news, offers and other services. The confidentiality and integrity of your personal data is a major concern of Maria Helena Martins, that we adhere to the highest privacy standards and in accordance with your data protection rights, namely those provided for in the General Data Protection Regulations.
    We need your express consent to continue to offer you a personalized service and excellence.
    If you wish, you can consult our Privacy Policy here.

    THE POSITIVE THINKING FOR YOU ...

    This is your encouraging phrase,
    to bring you the strength and the courage
    you need right now!

    HOW WALTER OF LOVES? THROW THE DICE OF LOVE AND KNOW YOUR LUCK! CONCENTRATE IN YOUR QUESTION. WHEN YOU ARE READY...

    YOUR LUCK IS LAUNCHED ...