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Dieta detox para depois das festas

Uma semana de chás diuréticos, pelo menos dois litros de água, sumos verdes e alimentos sólidos saudáveis, ajudam a eliminar as toxinas, gordurinhas e inchaço ganhos com os excessos cometidos nas festas de final de ano.

Por muito que se queira, de 1 dezembro, com a abertura dos chocolates do calendário do advento, até dia 6 de janeiro, quando o bolo-rei encerra oficialmente a quadra natalícia, a nossa alimentação despista-se a toda a velocidade.

É raro haver quem consiga resistir aos tradicionais fritos de natal ou fugir à tentação do champanhe. O pior é que assim que cometem os primeiros pecados, o organismo ressente-se. Intoxicado com tantos excessos, a imunidade baixa, o estômago dói e arde, o sono domina durante o dia, e a balança reclama, devido à retenção de líquidos e gordurinhas a mais. Por isso, é altura de fazer uma desintoxicação… já!

Idealmente o programa detox deve fazer-se no dia seguinte a cada excesso mas, se não puder fazê-lo, de entre três a sete dias consecutivos é o ideal. Basicamente, o que se deseja é comer menos e beber água em dobro, bem como abusar de alimentos que reequilibram o pH do corpo, sumos naturais (sobretudo verdes), sopas e chás purificantes.

A verdade é que o excesso de doces, gorduras e álcool deixam o organismo muito ácido e é importante consumir alimentos e bebidas mais alcalinos que favorecem o funcionamento do metabolismo e da perda de peso. Neste capítulo, aveia, alface, agriões, brócolos, couve, rúcula, rabanetes, pepino, lentilha e melão são grandes trunfos. Também a acidez dos citrinos como o limão e a laranja são ideais na preparação de sopas e sumos, de fácil digestão. Nos primeiros dois dias de desintoxicação, aconselha-se evitar consumir alimentos sólidos como carnes, massas, pão e produtos industrializados, tal como bebidas alcoólicas e hidratos de carbono, obviamente. Depois poderá a começar a introduzir alimentos sólidos, mas saudáveis, como carnes brancas, ovos, legumes e fruta (evitando a banana e o abacate).

 

Chá para “desinchar”

Após o banquete de final de ano, é normal até as pessoas mais magras ficarem com uma barriguinha saliente. A acumulação de líquidos não perdoa e para ajudar a desinchar os chás diuréticos são um truque infalível. Pode apostar no chá verde, cidreira, erva-doce, limão, maçã com canela, camomila, hibisco, cavalinha, dente-de-leão. Escolha os que mais gosta e vá variando: uma boa solução é preparar uma boa quantidade da infusão e ir bebendo ao longo do dia.  

 

Hidratação máxima

Dois litros de água é o mínimo que deve beber por dia. Interiorize isso, sobretudo se o seu organismo está desidratado, devido aos demasiados brindes com bebidas alcoólicas e/ou refrigerantes que fez e que o deixaram com a boca seca, náuseas e dores de cabeça.

 

Jejum com água e limão
Ao acordar, antes de tomar o pequeno-almoço beba 200 ml (um copo) de água morna com o sumo de um limão. Se quiser acrescente umas raspas de gengibre.  Este gesto ajuda a eliminar as toxinas do fígado, combate a fermentação no estômago e intestino e exige pouco esforço do organismo para ser digerido. Só 40 minutos depois deverá tomar o pequeno-almoço. Verá como vai sentir a diferença.


Doce e salgado

Um plano detox não implica privar-se de desfrutar de todos os sabores às refeições. Sinta o doce, o salgado, o picante, o ácido, etc. Uma salada de rúcula com cominhos e gengibre pode ser a hipótese por exemplo para um prato picante. Já uma sobremesa pode passar pela acidez de umas rodelas de ananás ou abacaxi.

Procure preparar os alimentos no máximo quatro horas antes de os consumir e no caso de sumos naturais opte por fazê-los na hora.

Use e abuse de ervas aromáticas e outras especiarias, como hortelã, coentros, canela, gengibre, coentros, etc.

 

Truques que complementam:

·         Drenagem linfática ou outros tratamentos estéticos podem ajudar o processo

·         Oito horas de sono por noite são um forte aliado a eliminar toxinas

·         Optar por alimentos antioxidantes na dieta de desintoxicação também é um bom truque

·         Prefira consumir os alimentos crus para aproveitar todos os nutrientes e aposte em fibras

·         Açúcar, sal, lacticínios e cafeína deverão ser banidos durante o processo

·         Renda-se ao exercício nem que seja a uma caminhada diária

·         Faça pelo menos cinco refeições por dia durante o plano detox: pequeno-almoço, lanche matinal, almoço, lanche e jantar. OU seja, tente comer a cada três horas.

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