blog
(00351) 210 929 000

Conhece os 10 Mandamentos?

Jesus diz-nos que devemos cumprir os 10 Mandamentos mas também devemos ter um coração humilde, um coração cheio de doçura, forte na aflição, faminto e sedento de justiça, de misericórdia, de paz, e que seja puro, pois Ele também praticou a justiça.

Para entender os Mandamentos, é necessário fazê-lo com toda a inteligência e coração, para compreender bem a sua importância o seu valor e o seu significado. É preciso ter confiança, pois todos somos “capazes de amar a Deus” se seguirmos os passos de Maria, que foi a primeira a seguir Jesus.

 

Deus não nos pede nenhum impossível, pois dotou-nos de razão, que nos permite avaliar a qualidade moral dos nossos actos e conhecê-los através dos Mandamentos.

Os três primeiros Mandamentos ajudam-nos a saber em que consiste o nosso relacionamento com Deus. Os outros Mandamentos dizem respeito à nossa relação com o próximo.

Os Dez Mandamentos foram transmitidos por Deus a Moisés, para que chegassem ao povo. Ensinam o caminho para a aliança com Deus. Seguir os dez Mandamentos significa mostrar fidelidade e união a Deus, seguindo as palavras “amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”.

 

Os 10 Mandamentos:

1º Mandamento “Amarás ao Senhor teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento.”

Amar a Deus significa acreditar n’Ele, esperar por Ele. As palavras de Moisés estão fundamentadas no monoteísmo, que é a fé em um só e verdadeiro Deus. Jesus retoma essas palavras e indica que infelizmente inventamos muitos “caminhos falsos”, como por exemplo o sacrilégio, a falta de respeito para com os outros, para com coisas e lugares consagrados a Deus e ainda a superstição que conduz à idolatria.

 

2º Mandamento – “Não pronunciarás o nome de Deus em vão.”

Se este nome for invocado com ironia ou indiferença, está-se a desrespeitar a dignidade de Deus. Este nome só deve ser invocado com fé e amor.

 

3º Mandamento – “O 7º dia será de descanso, consagrado ao Senhor.”

Para testemunhar a pertença e fidelidade ao Cristo e à sua Igreja deve celebrar-se a Ressurreição do Senhor, indo à Missa aos domingos. É importante que as pessoas não se deixem invadir pelo trabalho nem pelo único desejo do prazer.

 

4º Mandamento – “Honrarás o teu pai e a tua mãe.”

A educação cristã assenta nos exemplos, e como tal devemos amar, respeitar, obedecer e prestar assistência aos nossos pais, que por sua vez têm o dever de prover às necessidades físicas e espirituais dos seus filhos.

 

5º Mandamento – “Não matarás.”

Deus não aprova o homicídio, o suicídio, assim como sentimentos de vingança ou actos de violência. É importante afastar do nosso coração todo o sentimento de ódio ou raiva contra o próximo. Deus deseja que a paz reine entre nós. Devemos também procurar dar um bom exemplo aos outros através da nossa conduta.

 

6º Mandamento – “Não cometerás adultério.”

O espírito deve sobrepor-se à carne, e como tal devem evitar-se os olhares, as palavras, os pensamentos e os desejos desonestos, assim como qualquer vício como o álcool ou as drogas, e ainda a ociosidade e a vaidade.

 

7º Mandamento – “Não roubarás.”

Deus condena qualquer fraude ou atitude como guardar um objecto emprestado ou confiado para ser guardado, fugir ao pagamento de dívidas ou, no caso de quem tem funcionários a seu cargo, não pagar um salário justo e não respeitar um contrato celebrado.

 

8º Mandamento – “Não levantarás falso testemunho”.

Cada pessoa tem direito à verdade, à honra e à reputação, por isso Deus condena a mentira, o falso testemunho, a difamação e a calúnia. Mentir para prejudicar alguém é um crime. A sinceridade e a discrição são qualidades a cultivar, e não devemos julgar o próximo nem dar ouvidos a calúnias. Deus aconselha-nos a respeitar a reputação do próximo e interpretar a sua conduta caridosamente.

 

9º Mandamento – “Não desejarás a mulher do teu próximo.”

É importante resistir a qualquer tentação e seguir o exemplo da Virgem Maria, que deve servir-nos como força nos momentos difíceis e afastar-nos dos perigos.

 

10º Mandamento – “Não desejarás nada que seja do próximo.”

Não devemos desejar a riqueza dos outros, seja pela inveja ou pelo ciúme.

Reze também:

Oração a Nossa Senhora Desatadora de Nós

Oração de proteção a São Miguel Arcanjo

Oração a Nossa Senhora

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

< BACK
SHARE THIS PAGE:  

ORACLES

The Angels respond

The Angels respond

My Tarot

What's New?


Speak with me form
READINGS Book here!

Choose three cards and
click on each.

Click on each card
to know the result.

Past Present Future

    You are one step away from having your answer!

    Fill the form

    Erro

      I hereby authorize that my data be processed and used to receive information about products, campaigns, promotions, news, offers and other services. The confidentiality and integrity of your personal data is a major concern of Maria Helena Martins, that we adhere to the highest privacy standards and in accordance with your data protection rights, namely those provided for in the General Data Protection Regulations.
    We need your express consent to continue to offer you a personalized service and excellence.
    If you wish, you can consult our Privacy Policy here.

    THE POSITIVE THINKING FOR YOU ...

    This is your encouraging phrase,
    to bring you the strength and the courage
    you need right now!

    HOW WALTER OF LOVES? THROW THE DICE OF LOVE AND KNOW YOUR LUCK! CONCENTRATE IN YOUR QUESTION. WHEN YOU ARE READY...

    YOUR LUCK IS LAUNCHED ...