blog
(00351) 210 929 030

Como vencer o ciúme?

Quando amamos alguém, desejamos ser únicos e especiais para essa pessoa a quem entregamos o nosso coração e a plenitude do nosso ser. O ciúme está estreitamente relacionado com a insegurança. Quanto mais seguros de nós próprios somos, maior é a consciência que temos do nosso valor e de que somos únicos e insubstituíveis, e menos razões temos que nos induzam ao sentimento de ciúme.

A falta de confiança em nós leva a que estejamos sempre com medo que o nosso parceiro perca o interesse que tem por nós, e mesmo que não tenhamos consciência dos processos mentais que nos levam a assumir comportamentos ciumentos, desenvolvemos o receio latente de sermos trocados por outra pessoa, sentindo ciúme ao que entendemos ser um mínimo sinal de perigo de perda.

Para vencer o ciúme, é fundamental ter consciência daquilo que o motiva e compreender por que razão o sente. Para tal, passe em revista todas as relações amorosas que já teve e procure analisá-las com objectividade, procurando identificar, de forma sincera e honesta para consigo mesmo, se assumiu sentimentos de posse e de ciúme, em momentos esporádicos ou de forma recorrente. Quanto mais ciumenta uma pessoa for, mais insegura e vulnerável ela é. Importa entender de onde veio esta insegurança, para poder erradicá-la da sua vida, libertando-se dela.

Ninguém pode amar-nos mais do que nós mesmos, nenhuma outra pessoa tem a capacidade de nos dar o amor que nos falta. O amor é uma partilha, uma corrente de energia positiva que se dá sem esperar nenhuma gratificação em troca, e na verdade nada tem que ver com o sentimento de posse em relação a outra pessoa. E, se entendermos que nunca somos donos de ninguém, que todos os outros são seres absolutamente livres como nós, deixamos de sentir ciúme, porque compreendemos e sentimos que o amor não se esgota.

Dica positiva: Nós dependemos daquilo de que queremos depender. Mantermo-nos presos a um relacionamento assente na posse, no ciúme e na obsessão impede-nos de realizar o potencial amoroso do nosso ser e de viver sentimentos plenos e bons, como o amor e a amizade, que dão sentido à nossa vida e trazem luz ao nosso ser.

Se na sua vida experimenta ou já experimentou uma relação de ciúme ou possessividade que vai além de um impulso ou de uma situação passageira e assume proporções ao ponto de ferir um ou os dois membros do casal, analise-a. Procure identificar aquilo que desencadeia o ciúme. De que é que o seu parceiro, ou você, tem medo? O que o leva a sentir-se inseguro? Como pode fortalecer a relação e acabar com a insegurança que alicerça o ciúme e o sentimento de posse? É possível fazê-lo? Saber quando devemos retirar-nos de uma situação é tão importante como saber quando devemos mantê-la. Preservar uma relação que nos expõe ao ciúme doentio e que nos arrasta para sentimentos negativos e destrutivos afasta-nos do amor e impede-nos de sermos felizes. Quando tentamos fazer tudo da forma correcta para fortalecer a nossa relação através da honestidade, da lealdade, da frontalidade e da confiança, e mesmo assim não conseguimos fazê-lo, devemos a nós próprios a coragem de nos libertarmos do que nos sufoca e de partirmos em busca da felicidade que merecemos.

Texto retirado do livro O Meu Segredo, de Maria  Helena

Veja também:

Ter uma família e um casamento feliz

Nunca é tarde para amar

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 

< BACK
SHARE THIS PAGE:  

ORACLES

The Angels respond

The Angels respond

My Tarot

What's New?


Speak with me form
READINGS Book here!

Choose three cards and
click on each.

Click on each card
to know the result.

Past Present Future

    You are one step away from having your answer!

    Fill the form

    Erro

      I hereby authorize that my data be processed and used to receive information about products, campaigns, promotions, news, offers and other services. The confidentiality and integrity of your personal data is a major concern of Maria Helena Martins, that we adhere to the highest privacy standards and in accordance with your data protection rights, namely those provided for in the General Data Protection Regulations.
    We need your express consent to continue to offer you a personalized service and excellence.
    If you wish, you can consult our Privacy Policy here.

    THE POSITIVE THINKING FOR YOU ...

    This is your encouraging phrase,
    to bring you the strength and the courage
    you need right now!

    HOW WALTER OF LOVES? THROW THE DICE OF LOVE AND KNOW YOUR LUCK! CONCENTRATE IN YOUR QUESTION. WHEN YOU ARE READY...

    YOUR LUCK IS LAUNCHED ...