blog
(00351) 210 929 030

Chás que desintoxicam o organismo

Emagrecem, evitam o mau colesterol e deixam a pele mais bonita, são os chás de ervas e plantas medicinais. Desta feita vamos falar de chás desintoxicantes que ajudam a purificar o organismo. 

Ter um organismo saudável e livre de toxinas é o desejo de todas as pessoas, afinal isso é imprescindível para manter-se bem. Para limpar o organismo, algumas ervas medicinas são bastante eficientes, como é o caso dos chás. Existem tantas diversidades de chás quantas são as plantas medicinais e ervas que ajudam a cuidar do nosso organismo. Hoje vamos concentrar-nos naqueles cujas propriedades de emagrecimento são uma realidade e que podem ajudá-la a recuperar a boa forma.

 

Chá desintoxicante de capim limão

Ingredientes:

2 c. (sopa) de capim limão

2 c. (sopa) de cavalinha

2 c. (sopa) de chá verde

Misture todas as ervas num recipiente de vidro bem seco com tampa e guarde. Quando for preparar o chá, separe uma colher de chá e deixe em infusão num litro de água durante cinco minutos. Coe e beba todo o chá em pequenas porções distribuídas pelo dia. De preferência beba a cada 15 minutos de preferência antes das principais refeições.

 

Hibisco

O chá de hibisco é rico em antocianinas, antioxidantes presentes também no vinho tinto. Entre outras substâncias contidas na preparação, estão a quercetina, que auxilia o tratamento de alergias, e componentes que agem contra a celulite.

O chá de hibisco não é amargo e tem um sabor suave de framboesa. Além de proporcionar vários efeitos positivos no organismo: estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o intestino e combate a retenção de líquidos, é um aliado valioso na perda de peso. Graças à sua alta concentração de antocianina - pigmento da família dos flavonoides - que tem ação antioxidante e anti- inflamatória (combate a inflamação das células, permitindo que elas voltem a exercer totalmente suas funções).

 

Esta bela flor facilita a digestão, e no intestino, impede parte da absorção dos hidratos de carbono e da gordura dos alimentos. Já nos rins, anula temporariamente a ação da hormona antidiurético, quando o organismo aproveita para se livrar do excesso de líquidos. O hibisco tem vitamina C, que diminui a pressão na parede dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação, e cálcio, mineral importantíssimo para os ossos e um facilitador na perda de peso.

 

Chá de Hibisco

Ingredientes

1 l de água

2 c. (sopa) de hibisco seco (ou 2 saquetas)

Leve a água ao lume. Assim que começar a levantar fervura, acrescente o hibisco. Desligue o lume, tape e deixe descansar por cinco minutos (10 no máximo). Coe em seguida. Evite voltar a aquecer para não diminuir os efeitos terapêuticos da planta.

 

Goji berry

Esta cativante baga apresenta-se numa coloração vermelha e o seu aspeto assemelha-se em muito a uma uva passa.

Usada há milhares de anos na China, Tibete e Índia, tanto na alimentação, como constituinte de fórmulas de fitoterapia da Medicina Tradicional Chinesa, só começou a despertar o interesse do mundo ocidental, quando começou a descobrir-se a sua qualidade nutritiva e o seu poder antioxidante.

De sabor adocicado é fácil e agradável saboreá-las e enquanto o fazemos a goji: protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade; promove a energia e o bem-estar em geral.

Apesar de seu diminuto tamanho, ela contém pelo menos 20 aminoácidos, além de vitaminas e antioxidantes numa quantidade muito acima de outras bagas, como a amora.

 

Chá de Bagas Goji

Ingredientes

200 ml de água

35 bagas goji

Açúcar amarelo se necessário Leve ao lume a água e quando levantar fervura, transfira para um bule. Adicione as bagas e deixe repousar 10 minutos. Findo o tempo, coe e sirva o chá quente. Por norma fica doce mas se quiser acrescente um pouco de açúcar.

 

Chá Branco

Pesquisas comprovam que o Chá Branco possui efeitos maiores que o Chá Verde e, além disso, o seu sabor é mais suave. O Chá Branco ajuda a acelerar o metabolismo, é diurético e desintoxicante, favorecendo a perda de peso. Também o Chá Branco é extraído da planta Camellia sinensis, a diferença está no momento da colheita. As folhas do chá branco são colhidas ainda jovens, antes de passarem pelo processo de oxidação. Na sua penugem esbranquiçada, possui uma concentração 40% maior de catequinas e polifenóis, que são substâncias altamente antioxidantes e termogénicas, podendo potenciar a perda de peso ainda mais do que do que o chá verde. Além disto, o chá branco ajuda a inibir as enzimas responsáveis pela compulsão alimentar, além de desintoxicar o organismo e facilitar o emagrecimento.

 

Chá Branco

Ingredientes

1 l de água

2 c. (sopa) de chá branco

Leve ao lume a água e retire do calor antes de começar a ferver. Acrescente o chá branco e deixe em infusão por aproximadamente 5 minutos. Pode tomá-lo quente ou frio em até 24 horas, pois depois deste período perde os seus benefícios.

Evite adoçar com açúcar ou adoçantes, pois pode prejudicar no processo de desintoxicação. Caso não consiga tomar puro, acrescente 1 colher (chá) de mel. Tome o seu chá pela manhã e entre as refeições. O ideal é consumir 1 litro por dia.

 

Chá das 3 Ervas

A dieta do chá das três ervas, aquece o corpo, conforta o estômago e ajuda a eliminar os quilos extra. O segredo é beber de três a quatro chávenas de uma infusão preparada com ervas termogénicas (aceleram o metabolismo, favorecendo a queima de gordura), desintoxicantes (eliminam as toxinas, deixando o organismo menos resistente ao

emagrecimento) e diuréticas 

Conjugações possíveis

1. Chá branco + hibisco + carqueja: a mistura exerce ação desintoxicante, eliminando toxinas e gordura, além de melhorar o funcionamento do intestino.

2. Dente-de- leão + centelha + alfafa: com alto poder diurético, drena o excesso de líquido e ajuda a eliminar as toxinas que, em excesso, fazem acumular peso.

3. Chá verde + boldo + cavalinha: potente termogénico, acelera a queima de gordura. Também auxilia na limpeza das toxinas, fazendo o organismo responder melhor à dieta.

4. Carqueja + centelha + cavalinha: tem efeito diurético, pois melhora o funcionamento do fígado. Isso ajuda a desinchar rapidamente, deixando a barriga mais lisinha.

5. Dente-de- leão + chá verde + hibisco: acelera a queima de gordura, além de melhorar o metabolismo do açúcar e da gordura.

Chá verde

As catequinas (fitonutrientes) do chá verde têm a capacidade de combater os radicais livres do nosso organismo. Por isso mesmo a bebida atua na prevenção e tratamento de doenças crónicas como doenças cancerígenas, doenças cardiovasculares e diabetes, além de ajudarem no antienvelhecimento da pele. É desintoxicante e depurativo. Muito fácil de adquirir, o chá verde pode ser encontrado em pó, saquetas e até mesmo em cápsulas. Mas nenhuma dessas versões preserva os nutrientes originais e mais benéficas do chá como as próprias folhas da erva, que devem ser preparadas em forma de infusão.

O modo correto de preparar o chá verde consiste em deixar a água aquecer ao ponto inicial de fazer bolhas (sem ferver mesmo), adicionar uma chávena de café com água mineral à temperatura e só depois deitar duas colheres de sopa do chá. Aguardar 10 minutos, coar e consumir.

Chá de Cavalinha

A cavalinha promove a aceleração do metabolismo, potencializando a queima de calorias e resultando na perda de peso e medidas. Além disso, a sua ação diurética ajuda a eliminar toxinas do corpo e desinchar, evitando a retenção de líquidos.

Outro benefício do consumo da cavalinha é a ativação da circulação sanguínea, que, junto com a função antioxidante da erva, acaba produzindo uma melhoria significativa no aspecto da pele com celulite.

Chá de Cavalinha

Ingredientes

500 ml de água

2 c. (sopa) de cavalinha

Ferva 500 ml de água. Desligue o fogo e adicione 2 colheres (sopa) de chá de cavalinha. Abafe por cerca de 5 minutos e coe. Beba todo o líquido ao longo do dia.

Como chás desintoxicantes existem ainda, o chá de gengibre, o de dente de leão, o de espinheira anta, o de bardana

 

< BACK
SHARE THIS PAGE:  

ORACLES

The Angels respond

The Angels respond

My Tarot

What's New?


Speak with me form
READINGS Book here!

Choose three cards and
click on each.

Click on each card
to know the result.

Past Present Future

    You are one step away from having your answer!

    Fill the form

    Erro

      I hereby authorize that my data be processed and used to receive information about products, campaigns, promotions, news, offers and other services. The confidentiality and integrity of your personal data is a major concern of Maria Helena Martins, that we adhere to the highest privacy standards and in accordance with your data protection rights, namely those provided for in the General Data Protection Regulations.
    We need your express consent to continue to offer you a personalized service and excellence.
    If you wish, you can consult our Privacy Policy here.

    THE POSITIVE THINKING FOR YOU ...

    This is your encouraging phrase,
    to bring you the strength and the courage
    you need right now!

    HOW WALTER OF LOVES? THROW THE DICE OF LOVE AND KNOW YOUR LUCK! CONCENTRATE IN YOUR QUESTION. WHEN YOU ARE READY...

    YOUR LUCK IS LAUNCHED ...