blog
(00351) 210 929 030

Aprenda a melhorar a memória!

O ritmo de vida agitado, a pressão em relação a prazos e objetivos e o stress em que vivemos o nosso dia-a-dia desgastam o cérebro e propiciam a falta de memória. Sendo uma das mais importantes funções cerebrais, saiba o que pode fazer para ter uma memória de elefante.

O estilo de vida moderno, o stresse e o acumular de atividades podem causar o esquecimento e as falhas de atenção, pois o cérebro costuma selecionar as informações que serão armazenadas e aquelas que são descartadas. Quando há falta de atenção, o cérebro não grava a informação e, quando há perda de memória, uma informação anteriormente armazenada é perdida. Portanto, o melhor é procurar formas de estimular o cérebro, mantê-lo em atividade e assim evitar a perda de menória. Para tal, basta adquirir hábitos de vida saudável e ter especial cuidado em não cometer excessos a nível psíquico e físico.

Alguns Nutrientes Indispensáveis - Zinco, Selénio, Ferro e Fósforo

Este sais minerais participam em inúmeras trocas elétricas e mantêm o cérebro acordado e ativo. Obtenha-os ingerindo sementes e cereais, raízes e folhas de cor verde escura, e iogurtes.

Vitamina E

Tem uma poderosa ação antioxidante. Presente em todas as sementes e cereais, como também nos óleos vegetais prensados a frio.

Vitamina C

Importante ação antioxidante. Presente nas sementes frescas e cruas que foram pré-germinadas, assim como na maioria dos frutos. 

Vitaminas do complexo B

Regulam a transmissão de informações (as sinapses) entre os neurónios, presente nas sementes e nas fibras dos alimentos integrais e nas proteínas.

Bioflavonoides

São polifenois com forte ação antioxidante. Além das sementes, são encontrados também no limão, frutas cítricas, uvas e nas folhas verdes escuras.

Colina

Participa na construção da membrana de novas células cerebrais e na reparação das já lesadas. Presente na gema do ovo e em todas as sementes e grãos (especialmente na soja), como também nos óleos vegetais prensados a frio.

Fitosterois

Estimulantes poderosos do sistema de defesa do organismo, reduzem a proliferação de células tumorais, infecções e inflamações. Presentes em todas as sementes e cereais, como também em óleos vegetais prensados a frio.


Fosfolipídeos (entre eles a Lecitina)

Funcionam como um "anti-gordura", desengorduram todos os sítios por onde passam. Além disso, participam na recuperação das estruturas do sistema nervoso e da memória. Presentes em todas as sementes e cereais, particularmente na soja, como também em óleos vegetais prensados a frio. 

Ómega 3

Funciona como um antiinflamatório poderoso, evitando a morte dos neurónios. Os peixes de águas frias e profundas, as sementes de linhaça e prímula são a melhor fonte deste nutriente.

Hidratos de Carbono

A glicose é a energia exclusiva do cérebro. Por isso, estar muito tempo sem comer hidratos de carbono diminui a atividade mental. O pão, a batata, os cereais, são absorvidos mais lentamente, fornecendo energia de forma regular. Já o açúcar dos doces é absorvido tão rapidamente que é armazenado como gordura, sem fornecer energia de modo constante.

Cafeína

É um potente estimulante do sistema nervoso central. Tem efeitos positivos, como o aumento da disposição física e diminuição do sono. Em excesso, causa danos à memória. O consumo de chá verde em quantidades adequadas favorece a memória.

Triptofano

Aminoácido que atua no sono e na atividade cerebral. Pode ser encontrado no leite, queijo branco, nas carnes magras e oleaginosas.

 

Sono reparador

A privação de sono pode afetar a nossa memória de longo e curto prazo, e passar a noite em claro pode reduzir a nossa habilidade de reter novas informações. Os especialistas garantem que uma boa noite de sono contribui para que um indivíduo consiga lembrar-se de compromissos mais facilmente no dia seguinte. Tal deve-se ao fato de ser precisamente durante o sono que o cérebro armazena a informação recém aprendida nas regiões onde se guardam as memórias antigas.

 

Ginástica Cerebral

Para obter e manter uma boa qualidade de vida, não basta desenvolver apenas o potencial físico, através da ginástica. É igualmente imprescindível estimular e desenvolver o potencial mental.

O cérebro cuida não só da manutenção da nossa vida como também das nossas emoções, da capacidade de raciocinar e encontrar soluções para as diversas situações enfrentadas, do desenvolvimento da criatividade, da inteligência e da aprendizagem.

O funcionamento cerebral é feito através dos estímulos recebidos pelos sentidos da audição, visão, olfato, tato, e paladar, que estão constantemente a carregá-lo com as informações que captam do ambiente.

Estas informações são recebidas e transformadas em descargas elétricas e transmitidas de neurónio para neurónio (células cerebrais).

A medida da inteligência é dada, principalmente, pela rapidez com que essas informações são resgatadas no arquivo cerebral onde estão arquivadas, são cruzadas com informações de outros arquivos, e colocadas à disposição da pessoa para as decisões necessárias.

Para que todo esse trabalho de resgate e cruzamento de informações aconteça com eficácia e rapidez, é preciso que o cérebro esteja com todos os seus “canais de informação” em forma e prontos para serem utilizados. Só assim as informações arquivadas serão resgatadas no momento certo, no tempo necessário e circularão com rapidez, auxiliando nas decisões.

Daí a necessidade do cérebro ser constantemente exercitado para “abrir” os caminhos e aumentar as ligações, e isso pode ser feito através de exercícios e movimentos coordenados do corpo que, executados de maneira apropriada, alcançam e estimulam partes específicas do cérebro.

Como exemplo de exercícios mentais, experimente fazer palavras cruzadas com assiduidade, decorar a lista das compras em vez de a escrever, redigir com a mão contrária à habitual (estimula músculos menos utilizados), ter mais do que um caminho para o local de trabalho, ler, entre tantas outras ações.

 

Terapias alternativas como o Reiki, Shiatsu, Acupuntura e a Massagem Tui Na, entre outras, são bons estimulantes para manter não só o corpo, como também, a mente sã.

 

Veja também:

Mezinha caseira para o tratamento da diabetes

Mezinha caseira para ter alegria e motivação

Mezinha caseira para afastar as alergias da Primavera

O que acontece numa consulta de Naturopatia (Medicina Natural)?

O Centro Maria Helena dispõe de consultas de Medicina Natural. Ligue 210 929 000 para mais informações.

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 
 

< BACK
SHARE THIS PAGE:  

ORACLES

The Angels respond

The Angels respond

My Tarot

What's New?


Speak with me form
READINGS Book here!

Choose three cards and
click on each.

Click on each card
to know the result.

Past Present Future

    You are one step away from having your answer!

    Fill the form

    Erro

      I hereby authorize that my data be processed and used to receive information about products, campaigns, promotions, news, offers and other services. The confidentiality and integrity of your personal data is a major concern of Maria Helena Martins, that we adhere to the highest privacy standards and in accordance with your data protection rights, namely those provided for in the General Data Protection Regulations.
    We need your express consent to continue to offer you a personalized service and excellence.
    If you wish, you can consult our Privacy Policy here.

    THE POSITIVE THINKING FOR YOU ...

    This is your encouraging phrase,
    to bring you the strength and the courage
    you need right now!

    HOW WALTER OF LOVES? THROW THE DICE OF LOVE AND KNOW YOUR LUCK! CONCENTRATE IN YOUR QUESTION. WHEN YOU ARE READY...

    YOUR LUCK IS LAUNCHED ...