blog
(00351) 210 929 030

Aprenda a alcançar os seus sonhos!

Há uma frase em inglês que diz qualquer coisa como "quem não faz planos, planeia o seu fracasso" (failing to plan is planning to fail). Na verdade, alcançar os nossos sonhos depende, em ampla medida, da capacidade que temos de planear aquilo que temos de fazer para lá chegar. 

A vida é feita de objetivos e é o impulso de sabermos o que queremos que dá energia para que a realização seja possível. Mantenha essa roda sempre em andamento e siga os seus sonhos,  rumo ao sucesso.

Num mundo onde tudo se paga, sonhar é das poucas coisas que ainda se pode fazer a custo zero. O sonho dá asas à vida, leva-nos a uma outra dimensão, pelo que deixar de o fazer é criar amarras e impedimentos ao nosso crescimento pessoal e intelectual. Existem cada vez mais trabalhos no mercado cujas bases se baseiam na planificação de objetivos. Tudo com o intuito de se chegar mais longe e a um patamar mais elevado. Na realidade, esse planeamento surte efeito quando é projetado com cabeça, tronco e membros. Porque não usar essa técnica na nossa vida pessoal? Porque não olharmos para a nossa vida e estabelecer metas? A agir desta forma, só tem a ganhar, se bem que é imperativo que as metas sejam realizáveis e palpáveis.

Desde muito novos é-nos incutida a ideia de que sonhar é saudável. Porém, com os problemas da vida real, depressa nos habituamos a resolver as coisas pelo senso comum, deixando para trás desejos recalcados. Dizem os psicólogos que o sonho comanda a vida, pelo que temos o dever de estimular continuamente metas e desafios alcançáveis para o nosso progresso, bem-estar e satisfação pessoal. Baixar os braços não é solução; opte antes por não desistir e por fazer com que as coisas aconteçam.

 

1 - Identifique as áreas que quer melhorar

Faça uma introspeção e verifique quais os pontos que gostaria ver melhorados. Analise os campos pessoais, familiares, profissionais e relacionais que a rodeiam e pense neles como imperativos para a sua concretização. Veja o que acha que pode melhorar e escreva num papel as alterações que gostaria de ver implantadas.

 

2 – Analise os motivos reais

Não basta querer mudar; há que perceber as razões de se querer essa mesma mudança. Ao analisar os motivos, terá a exata perceção do que quer ou não quer para si, da forma como deve trabalhar para conseguir a alteração, bem como terá acesso às melhores estratégias para atingir as suas metas.

 

3 – Um passo de cada vez

Após a aceitação dos objetivos e a delineação da melhor proposta para os realizar, o próximo passo é arregaçar as mangas e passar à ação propriamente dita. No entanto, é importante estabelecer prioridades e seguir a tabela, um passo de cada vez. Desta forma, é mais fácil não desistir e cada tarefa realizada cria um alento e uma segurança para continuar a seguir em frente. Ao completar cada etapa, a motivação será crucial para dar os próximos passos no caminho para seu objetivo.

 

4 – Cumpra os prazos

Sem grandes pressões, pré-defina tempos. Consoante a dificuldade da etapa, estipule um prazo para a sua realização. Pense em timings realistas, ou seja, nada de muito esgotante e/ou estressante, mas também nada de muito longínquo. Há que lutar por aquilo que quer de uma forma realista e consciente de que o que está a fazer é o melhor para si. Seja qual for o objetivo a alcançar, estabeleça metas, prazos e procedimentos de ação.

 

5 – Aponte diariamente a sua evolução

Não há forma melhor de auto motivação do que olhar regularmente para a lista das metas. Pode inclusivamente imprimi-las e colocá-las expostas num local bem visível, tomando notas sempre que algo de relevante acontecer. Escreva tudo e confira a lista com frequência para verificar se está no caminho certo ou não. Mantenha-se focada no seu objetivo final.

 

6 – Um ritual diário

Seja ao despertar, seja ao deitar, olhe todos os dias para a lista dos afazeres e aproveite cada minuto para interiorizá-los. Deve seguir em direção à sua meta todos os dias e, com o tempo, a sua mente vai criando o hábito de trabalhar para ela. Tudo passa por uma disciplina interna que, instaurada, fará parte integrante do seu quotidiano.

 

7 – Comemore cada triunfo

Não se esqueça de se recompensar por cada passo que concretizar. Se o seu objetivo é correr uma maratona e você acabou de completar o seu primeiro quilómetro, celebre! Isso vai reafirmar os seus objetivos e ajudá-la a desenvolver um ritual de sucesso, mantendo a sua motivação até à meta final. Lembre-se que “de grão a grão enche a galinha o papo!”

 

8 – Mude de postura

Não basta apenas tomar a consciência que tem que mudar. Tem também que mudar de postura e de mentalidade. Existem algumas características comuns às pessoas de sucesso, tais como, níveis elevados de energia e confiança e convicção acima da média. Quando adotamos a mentalidade de um vencedor tendemos a ser mais criativas, aumentando a chance de nos tornarmos bem-sucedidas. A explicação lógica é que, com uma autoconfiança elevada, isso permitirá que todas as suas ações e recursos fiquem alinhados, construindo uma forte convicção de que terá sucesso.

 

9 – Adapte-se às mudanças

Quando pensa rotineiramente nos objetivos para a sua vida, começa a desenvolver um autoconhecimento que lhe permite saber quais as ações que podem contribuir para um futuro positivo. Ao desenvolver força emocional, cria a capacidade certa para aguentar os obstáculos que possam surgir pelo caminho, mas igualmente para implementar as mudanças na sua vida. Primeiro tem de começar a aprender a gerir as emoções, a regular os seus comportamentos, a flexibilizar o seu pensamento, a olhar para o lado positivo da mudança, ficando hábil na construção de soluções para adaptação às mudanças da sua vida.

 

10 – Tenha uma atitude positiva

Não há nada melhor do que manter um sorriso no rosto durante todo o dia! Nem sempre controlamos tudo o que se passa ao nosso redor e certamente sofremos influencia daquilo que é o espaço em que a nossa vida se movimenta. Coisas boas e coisas más acontecem rotineiramente. No entanto, nós temos sempre a possibilidade de agir da forma que nos beneficie. Por isso, ganhe o hábito de agir positivamente desde o momento em que se levanta da cama. Relembre a si mesma que tem o poder de se auto influenciar positivamente. A atitude mental positiva potencia as aquisições necessárias para que estas possam expressar um ótimo desempenho, rumo ao sucesso.

 

Saiba mais sobre este e outros assuntos na revista MULHERES, à venda numa banca perto de si:

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

< BACK
SHARE THIS PAGE:  

ORACLES

The Angels respond

The Angels respond

My Tarot

What's New?


Speak with me form
READINGS Book here!

Choose three cards and
click on each.

Click on each card
to know the result.

Past Present Future

    You are one step away from having your answer!

    Fill the form

    Erro

      I hereby authorize that my data be processed and used to receive information about products, campaigns, promotions, news, offers and other services. The confidentiality and integrity of your personal data is a major concern of Maria Helena Martins, that we adhere to the highest privacy standards and in accordance with your data protection rights, namely those provided for in the General Data Protection Regulations.
    We need your express consent to continue to offer you a personalized service and excellence.
    If you wish, you can consult our Privacy Policy here.

    THE POSITIVE THINKING FOR YOU ...

    This is your encouraging phrase,
    to bring you the strength and the courage
    you need right now!

    HOW WALTER OF LOVES? THROW THE DICE OF LOVE AND KNOW YOUR LUCK! CONCENTRATE IN YOUR QUESTION. WHEN YOU ARE READY...

    YOUR LUCK IS LAUNCHED ...