blog
(00351) 210 929 030

Alimentos que ajudam a combater a depressão

O tempo escuro, a chuva e o frio contribuem para o aumento de casos de depressão. A falta de luz desmotiva, e deixa muitas pessoas sem energia pois ocorre uma queda na produção de serotonina, hormona que promove a sensação de bem-estar. Para suprimir essa tristeza e desânimo saiba que pode contar com a ajuda de alguns alimentos.

 

De acordo com especialistas, a falta de luz deixa a maioria das pessoas sem energia e motivação levando-as à chamada depressão sazonal.

É uma das doenças psiquiátricas mais frequentes na sociedade atual e segundo estudos recentes levados a cabo por um conceituado laboratório, estima‐se que uma em cada quatro pessoas tenha sofrido ou vá sofrer de depressão durante a vida. O estudo, revela ainda que as mulheres são mais afetadas do que os homens.

Mas porque é que isto acontece? A redução da luminosidade altera o ritmo biológico normal do organismo e predispõe à depressão. A falta de luminosidade causa mudanças na melatonina, hormona  secretada pelo cérebro durante a noite e inibido pela manhã, com o retorno da luminosidade natural.

Os sintomas da depressão agravada pelo inverno são mais marcantes entre o final da tarde e o início da noite. Além de sonolência, tristeza e falta de motivação, o indivíduo pode apresentar, aumento do apetite, especialmente para consumo de hidratos de carbono, ganho de peso, perda de energia,hipersonia (cansaço crónico) hiper-reatividade (reação exagerada a certas situações).

Apesar do difícil diagnóstico e da gravidade da doença, existem tratamentos eficazes atualmente. Os mais comuns envolvem psicoterapia e medicamentos e, para que haja o desaparecimento completo dos sintomas, é preciso que seja aplicado um tratamento completo, indicado por um médico especialista.

 

O papel da alimentação

A par disto, ou se quiser prevenir uma situação extremista, pode levar em consideração o consumo de determinados alimentos que ajudam no combate a este estado de desalento.

Uma alimentação variada e equilibrada – rica em frutas, vegetais folhosos, hidratos de carbono complexos (como feijões e cereais integrais) e proteínas de baixo teor de gordura saturada (carnes magras, leite magro, etc) – é importante para a promoção global da saúde, inclusive mental.

A alimentação pode ajudar a produzir mais serotonina, aumentando o bom humor e ajudando no combate da depressão.

 

Oleaginosas

Nozes, castanhas, amêndoas e avelãs são fontes de triptofano, substância que favorece o bom-humor, e vitamina B1, que melhora a concentração. Também contêm boas doses de selénio.  A falta deste mineral no organismo tem sido associado a quadros de depressão, irritação e ansiedade, de acordo com alguns estudos. As nozes, em especial, contêm inositol, fundamental para o correto funcionamento cerebral. Por serem muito calóricas, devem entrar na dieta em quantias moderadas.

 

Leite

Leite e iogurte magro são ótimas fontes de cálcio, mineral que elimina a tensão e depressão. O cálcio ajuda a reduzir e a controlar o nervosismo e a irritabilidade. Ele participa também das contrações musculares, dos batimentos cardíacos e da transmissão de impulsos nervosos e regulariza a pressão arterial.

 

Laranja e Maçã

Duas frutas que ganham destaque porque fornecem ácido fólico, cujo consumo está associado a uma menor prevalência de sintomas depressivos. Além disso, por ser rica em vitamina C, a laranja promove o melhor funcionamento do sistema nervoso, garante energia, ajuda a combater o stresse e previne a fadiga.

 

Frutos Vermelhos

Amoras, morangos e cerejas são ricas em antocianidina, um poderoso antioxidante que defende o organismo contra os ataques dos radicais livres, e ajudam a modular o humor, afastando a tristeza. São também ricos em vitamina B6, coadjuvante no metabolismo de substâncias que regulam o ânimo. Recomenda-se o consumo de cerca de 50 g por dia.

 

Banana

Excelente fonte de triptofano e hidratos de carbono que auxiliam a liberação de serotonina, melhorando o ânimo. Esta fruta é ainda repleta de vitamina B6, responsável por auxiliar no metabolismo de substâncias que regulam o humor. E contém potássio, magnésio e biotina, que auxiliam a diminuir a ansiedade. Recomenda~se o consumo de uma banana por dia.

 

Mel

Este alimento estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Para usufruir dos benefícios, duas colheres de sobremesa, por dia, são suficientes.

 

Ovos

São uma boa fonte de tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), que colaboram com o bom humor. O recomendado é uma unidade por dia, no máximo. Quem tem colesterol alto deve preocupar-se com o consumo em excesso, e preferencialmente evitar o consumo de ovos estrelados.

 

Leguminosas

O feijão apresenta muitas vitaminas do complexo B, como a vitamina B1, B5 e B6, que está envolvida na produção de enzimas responsáveis pelo metabolismo de substâncias químicas que regulam o humor, como a serotonina e a dopamina. Também apresenta ferro, potássio, zinco e hidratos de carbono, que ajudam a combater o a falta de ânimo. O grão-de-bico, colabora com o bom-humor, pois é rico em triptofano. As lentilhas são fonte de cálcio, que participa da transmissão de impulsos nervosos e contribui significativamente para o aumento de bactérias benéficas para o intestino. Por esta razão, otimiza a absorção de alguns minerais importantes para a estabilização dos neurotransmissores, como o próprio cálcio e o magnésio. O equilíbrio entre estes dois minerais favorece o metabolismo cerebral, promovendo maior equilíbrio das sensações.

 

Carne e Peixe

Carnes magras e peixes contêm triptofano, que ajuda no combate da depressão e melhora o humor, pois aumenta a produção de serotonina, que exerce grande influência no estado de humor, e é capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, relaxar, criar a sensação de prazer e bem-estar e até induzir e melhorar o sono.

 

Cereais

Hidratos de complexos, ajudam o organismo a absorver triptofano e estimulam a produção do neurotransmissor serotonina, que ajuda a reduzir as sensações de depressão. Pães, cereais integrais (trigo, arroz), recomendam-se de cerca de seis a nove porções por dia.

 

Hortaliças

Estudos revelam que uma alimentação com consumo elevado de folato (importante vitamina do complexo B) está associada a uma menor prevalência de sintomas depressivos. Um dos alimentos ricos em folato são as hortaliças folhosas verde-escuras (espinafre, brócolos, alface). O espinafre é particularmente rico fonte de inúmeros nutrientes, como folato, betacaroteno, vitaminas A e C, potássio, cálcio e ferro. Eles agem simultaneamente para o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso. Também concentra magnésio, que atua na estabilização do metabolismo cerebral, ajudando a modular o humor. De salientar que indivíduos deprimidos podem apresentar baixos níveis de vitamina B12, levando à diminuição do folato e ao desequilíbrio do metabolismo dos neurotransmissores do cérebro associados ao controle do humor.

 

Cacau (chocolate)

Além de ser fonte de triptofano, o cacau concentra outras substâncias benéficas para o humor, como a estimulante teobromina, a feniletilamina e o magnésio, que ajudam a elevar o ânimo. Contém ainda compostos que minimizam a degradação da anandamida, uma substância que prolonga a sensação de bem-estar. Recomendação de consumo entre 20 a 30 gramas diárias de chocolate com pelo menos 70% de cacau.

Veja também:

Mezinha caseira para o tratamento da diabetes

Mezinha caseira para ter alegria e motivação

Mezinha caseira para afastar as alergias

O que acontece numa consulta de Naturopatia (Medicina Natural)?

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 
 

< BACK
SHARE THIS PAGE:  

ORACLES

The Angels respond

The Angels respond

My Tarot

What's New?


Speak with me form
READINGS Book here!

Choose three cards and
click on each.

Click on each card
to know the result.

Past Present Future

    You are one step away from having your answer!

    Fill the form

    Erro

      I hereby authorize that my data be processed and used to receive information about products, campaigns, promotions, news, offers and other services. The confidentiality and integrity of your personal data is a major concern of Maria Helena Martins, that we adhere to the highest privacy standards and in accordance with your data protection rights, namely those provided for in the General Data Protection Regulations.
    We need your express consent to continue to offer you a personalized service and excellence.
    If you wish, you can consult our Privacy Policy here.

    THE POSITIVE THINKING FOR YOU ...

    This is your encouraging phrase,
    to bring you the strength and the courage
    you need right now!

    HOW WALTER OF LOVES? THROW THE DICE OF LOVE AND KNOW YOUR LUCK! CONCENTRATE IN YOUR QUESTION. WHEN YOU ARE READY...

    YOUR LUCK IS LAUNCHED ...