blog
(00351) 210 929 030

Alimentos que ajudam a combater a celulite

O Verão está à porta e é tempo de começar a pensar em reduzir medidas e adelgaçar a silhueta. O confronto com o espelho será muito mais satisfatório quando chegar a época balnear se puder mostrar um corpo firme e sem celulite. Também na estação mais quente existem inúmeros cuidados a ter com a pele, com os cabelos e o organismo em geral. Esta edição pretende esclarecer e ajudar todas as mulheres e homens que pretendem vivenciar uma época balnear fantástica.

 

Alimentos que ajudam a combater a celulite

 

O inestético efeito “casca de laranja” continua a afetar a maioria das mulheres e todas fazem esforços no combate à celulite. Durante o Inverno, as roupas ajudam a camuflar este problemas mas com o bom tempo à espreita já não é assim.

 

A celulite é um problema recorrente feminino. Por isso saiba que consegue bons resultados com alimentos que a combatem.

A má alimentação e estilo de vida são duas causas em que podemos interferir. Quem não quer desenvolver ou quer evitar a celulite deve optar por uma rotina alimentar equilibrada, bebendo muita água e realizando atividades físicas. Evitar o tabaco também é essencial, já que o cigarro agrava a celulite.

O ideal é consumir alimentos termogénicos e diuréticos para aumentar a queima de calorias e eliminar as toxinas acumuladas no organismo.

A água tem lugar de destaque no combate da celulite. Purifica e hidrata o organismo, e elimina as toxinas acumuladas. Uma boa média é beber entre 6 a 8 copos de água ao longo do dia, não contando com a bebida da refeição.

Vejamos a constituição da pele para melhor compreender o que é a celulite. A pele é caracterizada por 3 camadas de tecidos sobrepostos: a epiderme, a derme e a hipoderme.   A primeira é a mais superficial e tem uma função de revestimento e proteção, ao passo que as outras desempenham uma função de suporte e nutrição. A epiderme é constituída por cinco tipos de células diferentes, que se deslocam desde o interior até à superfície, sendo depois eliminadas com a esfoliação. Esta camada não possui circulação própria, pelo que os nutrientes são adquiridos através da derme. A derme é a camada intermédia, e é constituída por um conjunto fibrocelular. É nesta camada que temos as glândulas sebáceas e sudoríferas. E por fim, a hipoderme é a camada mais profunda da pele e tem uma função de proteção e reserva de energia. É esta camada que está envolvida com o aparecimento da celulite.

Veja como pode combater a celulite e estar perfeita no Verão.

 

Chá verde

O modo correto de preparar o chá verde consiste em deixar a água aquecer ao ponto inicial de fazer bolhas (sem ferver mesmo), adicionar uma chávena de café com água mineral à temperatura e só depois deitar duas colheres de sopa do chá. Aguardar 10 minutos, coar e consumir

O chá verde é conhecido entre outros benefícios, pelo seu efeito termogénico. Isto é, a sua atuação conjunta com a cafeína aumenta a sua ação de termogenese (capacidade de equilibrar a temperatura interna do corpo com a do meio ambiente) e a oxidação das gorduras. O primeiro mecanismo faz com que o metabolismo funcione mais rapidamente, o que queima mais energia do nosso corpo, evitando que ela se torne gordura e se acumule. Já o último faz com que a gordura seja utilizada reduzindo igualmente o seu acumular.

Estimula diversas enzimas que controlam o metabolismo das gorduras, inclusive incentivando a quebra delas. Isso faz com que elas sejam melhor usadas pelo nosso organismo, não ficando apenas paradas no tecido adiposo. Além de promover o emagrecimento, as pessoas que tomam  chá verde obtêm uma melhor composição adiposa no organismo, logo tem efeito anticelulítico.

 

Sumos

Refrescantes e saudáveis, os sumos podem ser grandes aliados na busca pelo corpo perfeito. Dependendo dos ingredientes escolhidos para preparar o seu copo, é possível conquistar os objetivos tão desejados durante toda a dieta, eliminando o inchaço e até mesmo a celulite.

Exemplo de um sumo anticelulítico (Abacaxi, Couve, Hortelã, Salsa e Água de coco). O abacaxi e a hortelã facilitam a digestão, o que favorece o emagrecimento, graças ao bom funcionamento do intestino. Salsa e água de coco são alimentos diuréticos, aumentam o fluxo urinário, enquanto a couve promove a desintoxicação do corpo.

 

Algas

Além de serem fonte de iodo, elas equilibram o trabalho da glândula tireóide, evitando flutuações hormonais

 

Iogurte

Por ser rico em lactobacilos (bactérias benéficas), ajuda a reduzir a gordura abdominal. Ingerido todos os dias, melhora o funcionamento do intestino, facilitando a eliminação de toxinas (que contribuem para celulite).

 

Alimentos Integrais

Os alimentos integrais são uma ótima escolha para abrandar a celulite. Como são ricos em fibras, eles atuam na melhoria do funcionamento intestinal, o que inibe a absorção de toxinas e ainda elimina as impurezas que podem prejudicar o quadro da celulite.

 

Vegetais Verde Escuros

Consuma rúcula e espinafres para melhorar a circulação e desintoxicar o organismo. Estas verduras são antioxidantes que combatem os radicais livres e ajudam a evitar o envelhecimento precoce. São ainda fonte de clorofila, melhoram a circulação e desintoxicam o organismo.

 

Bananas

A banana é rica em potássio, que estimula a drenagem linfática do organismo, e em fibras, que regulam o intestino, diminuindo a absorção de gorduras

 

Salmão, sardinha e atum

Esses peixes são ricos em ómega 3 (um antioxidante) e em proteínas, ao mesmo tempo que têm pouca gordura e ajudam a combater a celulite.

 

Frutos Vermelhos

Ricos em vitamina C e A, combatem os radicais livres por serem antioxidantes, fortalecem os vasos sanguíneos e diminuem a produção de insulina.

 

Abacaxi

É uma fruta diurética, que contém bromelina, poderosa enzima que facilita a digestão. Por essa razão, ajuda a deixar a barriga lisa e melhora a circulação.

 

Gengibre

Acelera o metabolismo e tem propriedades anti-inflamatória e antioxidante. Para consumir ralado, sobre saladas e peixes, ou em pó, batido com água ou com sumos de fruta de manhã.

 

Açafrão

Altamente antioxidante, estimula a circulação e ajuda a diminuir o inchaço. Polvilhe uma colher de chá em pó (no máximo, para não ficar forte demais) por cima da salada ou do frango, carne ou peixe antes de grelhar.

 

Alcachofra

Tem ação diurética, eliminando líquidos e toxinas. Procure consumir três unidades por semana, ao almoço ou ao jantar.

 

Aveia

É um cereal rico em fibras, que melhora o trânsito intestinal. Além disso, é rica em cromo, mineral que ajuda a queimar as gorduras localizadas no abdómen.

De fácil preparação é rica em silício, reorganiza as fibras de sustentação da pele e previne a formação dos furinhos. A propriedade de combate à celulite fica por conta do silício, que reduz a absorção do açúcar no sangue e também aumenta o colagénio, proteína que faz bem à pele. Este cereal contém nutrientes e minerais capazes de auxiliar no emagrecimento, regular o intestino e reduzir o colesterol. A aveia pode ser misturada em iogurtes, frutas, vitaminas, leite magro e até saladas.

 

Gengibre

Esta raíz queima toxinas, estimula as enzimas do fígado a trabalhar e eliminar toxinas. Quando isso acontece, o sinal de saciedade vem muito mais rápido, deixando a pessoa mais satisfeita e evitando comer demais.

É termogénico pois quanto menos toxinaa, as células trabalham melhor, deixando o metabolismo acelerado e apressando a queima de calorias. Isso faz com que a pessoa perca medidas mais facilmente ao longo do dia.

Combate a celulite pois tem ação anti-inflamatória que ajuda muito a manter a pele lisa e sem celulite.

 

Pimenta

Especiaria com ação termogénica, que contribui para a redução das células adiposas (de gorduras)

 

 

 

Veja também:

Mezinha caseira para o tratamento da diabetes

Mezinha caseira para ter alegria e motivação

Mezinha caseira para afastar as alergias da Primavera

O que acontece numa consulta de Naturopatia (Medicina Natural)?

O Centro Maria Helena dispõe de consultas de Medicina Natural. Ligue 210 929 000 para mais informações.

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 

 

< BACK
SHARE THIS PAGE:  

ORACLES

The Angels respond

The Angels respond

My Tarot

What's New?


Speak with me form
READINGS Book here!

Choose three cards and
click on each.

Click on each card
to know the result.

Past Present Future

    You are one step away from having your answer!

    Fill the form

    Erro

      I hereby authorize that my data be processed and used to receive information about products, campaigns, promotions, news, offers and other services. The confidentiality and integrity of your personal data is a major concern of Maria Helena Martins, that we adhere to the highest privacy standards and in accordance with your data protection rights, namely those provided for in the General Data Protection Regulations.
    We need your express consent to continue to offer you a personalized service and excellence.
    If you wish, you can consult our Privacy Policy here.

    THE POSITIVE THINKING FOR YOU ...

    This is your encouraging phrase,
    to bring you the strength and the courage
    you need right now!

    HOW WALTER OF LOVES? THROW THE DICE OF LOVE AND KNOW YOUR LUCK! CONCENTRATE IN YOUR QUESTION. WHEN YOU ARE READY...

    YOUR LUCK IS LAUNCHED ...