blog
(00351) 210 929 030

A lenda do Cardo-Mariano

A Lenda da Planta

Segundo a lenda, quando o Rei Herodes soube do nascimento de Jesus, o filho de Deus, que diziam ser o Rei dos Judeus, furioso com a ideia de existir outro Rei sem ser ele, mandou matar todos os recém-nascidos de Belém. Maria e José fugiram do local de nascimento de Jesus e esconderam-se numa gruta para não serem apanhados por Herodes e os seus homens. Estava frio e escuro. Maria segurava ternamente o seu amado filho Jesus bebé em seus braços embrulhado numa mantinha para que ele não chorasse com frio. Olhava-o com ternura e bondade tentando aquietá-lo. Dos seus ternos olhos rolavam lágrimas que caíam em cima do menino. De repente ouviram um grupo de soldados passar. Maria resolveu amamentar o menino para o sossegar e abraçou-o para o proteger. Nessa altura caiu a mantinha para o chão. Maria inclinou-se para a apanhar quando caiu leite dos seus seios para as folhas de uma planta que estava a seus pés. Foram as gotas do leite de Maria que deram a cor branca às manchas das folhas do cardo. Esta lenda deu origem ao nome Cardo-de-Santa-Maria ou Cardo-Mariano. 

 

O Cardo-de-Santa-Maria cresce em terrenos secos e rochosos, à beira das estradas e em terreno incultos em quase todo o país. Pode ter até 1.5m de altura, tem folhas verdes grandes com veias brancas e espinhos. De Julho a Agosto dá um fruto com uma flor violeta/roxa na sua extremidade. 

 

Sabia que…

O Cardo-de-Santa-Maria é muito benéfico no tratamento de cirroses, hepatites e doenças da vesícula?

Também é uma das plantas com melhores resultados no tratamento e fortalecimento do fígado.

Contém propriedades benéficas indicadas para o bom funcionamento cardiovascular.

Utilização:

O Cardo-de-Santa-Maria não tem cheiro. Tem propriedades semelhantes ao Cardo-Santo mas um sabor mais agradável semelhante ao da alcachofra. As folhas jovens mais tenras podem ser utilizadas na preparação de saladas. Tradicionalmente a planta inteira triturada era alimento para o gado e as sementes para as galinhas.  

Preparação

Os frutos são colhidos à mão quando estão maduros e deixam-se secar. Na medicina popular podem ser fervidos durante 8 minutos em água. A infusão serve no tratamento de doença hepáticas. Os frutos também podem ser moídos e ingeridos em pó ou inteiros em doses moderadas para o mesmo efeito.  

Curiosidades

Diz-se que consumir o Cardo-de–Santa-Maria em fruto ou em chá reduz os efeitos de enjoos causados por viagens de transportes.

Tem propriedades energéticas e é utilizado na composição de medicamentos para ressacas e numa bebida energética americana. 

 

 

Veja também:

Mezinha caseira para o tratamento da diabetes

Mezinha caseira para ter alegria e motivação

Mezinha caseira para afastar as alergias da Primavera

O que acontece numa consulta de Naturopatia (Medicina Natural)?

O Centro Maria Helena dispõe de consultas de Medicina Natural. Ligue 210 929 000 para mais informações.

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 

 

< BACK
SHARE THIS PAGE:  

ORACLES

The Angels respond

The Angels respond

My Tarot

What's New?


Speak with me form
READINGS Book here!

Choose three cards and
click on each.

Click on each card
to know the result.

Past Present Future

    You are one step away from having your answer!

    Fill the form

    Erro

      I hereby authorize that my data be processed and used to receive information about products, campaigns, promotions, news, offers and other services. The confidentiality and integrity of your personal data is a major concern of Maria Helena Martins, that we adhere to the highest privacy standards and in accordance with your data protection rights, namely those provided for in the General Data Protection Regulations.
    We need your express consent to continue to offer you a personalized service and excellence.
    If you wish, you can consult our Privacy Policy here.

    THE POSITIVE THINKING FOR YOU ...

    This is your encouraging phrase,
    to bring you the strength and the courage
    you need right now!

    HOW WALTER OF LOVES? THROW THE DICE OF LOVE AND KNOW YOUR LUCK! CONCENTRATE IN YOUR QUESTION. WHEN YOU ARE READY...

    YOUR LUCK IS LAUNCHED ...