blog
(00351) 210 929 030

A importância dos 4 Elementos nos rituais

Os sábios antigos definiram quatro Elementos principais, a partir dos quais toda a matéria é criada e que são indispensáveis à vida humana: o Fogo, a Terra, o Ar e a Água. Cada um deles possui uma função distinta e uma energia própria, relacionadas com o seu papel na Natureza. O Fogo ilumina, aquece e transforma a matéria, o Ar alimenta todas as formas de vida, a Terra dá estrutura e consistência, a Água dilui e ao mesmo tempo unifica, tendo também um poder transformador.

É muito frequente (e benéfico) utilizar, num ritual, algo que represente o Elemento que se pretende evocar. Esta representação pode ser feita de uma forma simples, como por exemplo:

- uma vela – representa o Elemento Fogo;

- uma cristal – representa o Elemento Terra;

- um pau de incenso – representa o Elemento Ar;

- uma taça com água – representa o Elemento Água.

 

Consoante o ritual que se está a realizar, pode haver uma preponderância de um ou mais Elementos, já que cada um deles destaca certas áreas ou aspetos da nossa vida:

Elemento Fogo - destaca a coragem, a força, a ousadia. Mais enfatizado em rituais ligados à paixão, à conquista, ou à vida profissional, especialmente quando há desafios a superar. Também é enfatizado em rituais de proteção e defesa pessoal ou, por outro lado, ligados à vida financeira,     pois ajuda a atrair o dinheiro.

Elemento Terra - relaciona-se com a segurança e com o bem-estar material e financeiro. Deve ser destacado nos rituais que visam ter estabilidade, reforçar a segurança, o bem-estar e, também, a saúde e o crescimento.

Elemento Ar - ligado ao pensamento, às ideias, à comunicação e à aprendizagem. Deve ser enfatizado em rituais ligados à esfera profissional e aos estudos, pois ajuda a obter melhores resultados. Também é ideal para os rituais onde se pedem desejos ou se procura encontrar um objecto perdido.

Elemento Água - prende-se com as emoções, os sentimentos, os afectos, o amor e a cura. Deve ser sempre enfatizado em rituais de amor, paixão, harmonia familiar, relacionados com crianças e tudo aquilo que de algum modo se relacione com a esfera afectiva. Também é muito favorável em rituais que visam atrair a criatividade, o fluxo de ideias, e o dinheiro, pois a Água está relacionada com a prosperidade e a abundância.

No contexto esotérico, cada um dos quatro Elementos está especialmente relacionado com uma área da nossa vida, com um aspeto da dimensão humana.

O chamado quinto Elemento sagrado, o Espírito, é aquilo que une todos os outros, exercendo a transformação e a conexão entre eles.

Salvo raras excepções, todos os Elementos devem estar representados num ritual, para que exista equilíbrio e harmonia energética. De um modo geral, a representação dos Elementos num ritual respeita as direcções e as cores que estão associadas a cada um deles:

Fogo - Sul / vermelho

Terra - Norte / verde

Ar - Este / amarelo

Água - Oeste / azul

 

Conhecer a cor associada a cada Elemento ajuda-nos a escolher a tinta, o papel, as fitas ou quaisquer outros utensílios que usemos no ritual que desejamos fazer.

A direcção associada a cada Elemento serve de ponto de referência para organizarmos a disposição dos ingredientes na mesa onde realizamos o ritual:

As velas colocam-se a Sul, os cristais, os incensos a Este, a taça com água a Oeste.

Embora as velas, incensos, cristais e a taça com água sejam os ingredientes mais utilizados, existem outras alternativas (ou complementos), de acordo com cada Elemento:

Fogo → varinha – queimador de ervas (com ervas e carvão)

Terra à sal – terra, areia – pedras – flores

Ar à penas – leque – pêndulo

Água à espelho – cálice – conchas

Utilize a representação de Elementos de acordo com a sua intuição, recorrendo às posições e cores aconselhadas e adaptando-a sempre ao ritual que pretende fazer.

Saiba mais sobre rituais no livro Rituais de Luz, de Maria Helena. Encomende pelo e-mail [email protected] ou através do Facebook.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

< BACK
SHARE THIS PAGE:  

ORACLES

The Angels respond

The Angels respond

My Tarot

What's New?


Speak with me form
READINGS Book here!

Choose three cards and
click on each.

Click on each card
to know the result.

Past Present Future

    You are one step away from having your answer!

    Fill the form

    Erro

      I hereby authorize that my data be processed and used to receive information about products, campaigns, promotions, news, offers and other services. The confidentiality and integrity of your personal data is a major concern of Maria Helena Martins, that we adhere to the highest privacy standards and in accordance with your data protection rights, namely those provided for in the General Data Protection Regulations.
    We need your express consent to continue to offer you a personalized service and excellence.
    If you wish, you can consult our Privacy Policy here.

    THE POSITIVE THINKING FOR YOU ...

    This is your encouraging phrase,
    to bring you the strength and the courage
    you need right now!

    HOW WALTER OF LOVES? THROW THE DICE OF LOVE AND KNOW YOUR LUCK! CONCENTRATE IN YOUR QUESTION. WHEN YOU ARE READY...

    YOUR LUCK IS LAUNCHED ...