blog
(00351) 210 929 030

A força da arruda

Sabia que a arruda é uma das plantas com maiores propriedades esotéricas que existem? Embora também seja usada na medicina natural, a arruda tornou-se mais famosa pelos seus "poderes" contra o mau-olhado e outras energias negativas.

Diz-se que na Grécia Antiga a arruda era usada para tratar doenças e, sobretudo, para afastar as forças do mal.

Para os Romanos, era especialmente usada pelas mulheres mais velhas e sábias, que costumavam andar pela rua com um ramo de arruda na mão, para se defenderem contra as doenças contagiosas e, sobretudo, para afastar os males como o mau-olhado e a bruxaria.

Na Idade Média acreditava-se que as bruxas só podiam ser destruídas com grandes poderes como o do fogo, e nessa altura a arruda passou a ser usada como proteção, sendo também os seus ramos usados para salpicar de água benta os fiéis nas missas solenes.

De acordo com registos encontrados, esta planta surge em muitos rituais mágicos, sendo sempre uma planta de proteção e com uma grande força para afastar tudo o que seja negativo. Shakespeare refere-se a ela como "a erva sagrada dos domingos". Dizem que passou a ser chamada assim porque nos rituais de exorcismo, realizados aos domingos, era costume fazer-se um preparado à base de vinho e arruda que era ingerido pelos "possuídos" antes de serem exorcizados pelos padres.

Na época colonial os galhos de arruda eram vendidos como amuleto para trazer a sorte e a proteção. As escravas africanas escondiam-no nas pregas do seu turbante e as mulheres brancas traziam-no escondido no soutien.

A arruda tem propriedades abortivas, razão pela qual também era muito usada nessa época, e deve ainda hoje ser usada com muito cuidado. 

NUNCA INGERIR! É NECESSÁRIO TER MUITO CUIDADO PORQUE É VENENOSA!

 

Existe uma história muito curiosa, que ninguém sabe ao certo se é verdadeira ou não. Conta-se que no século XVII, quando a Europa sofreu com a grande peste que dizimava centenas de pessoas por semana, ninguém conhecia a causa da doença e muito menos a sua cura. Então, pintavam-se grandes cruzes vermelhas nas paredes para marcar as casas das pessoas atacadas pela praga. Alguns ladrões, porém, pareciam completamente imunes à doença, pois entravam naquelas casas, roubavam os mortos e não adoeciam. Muito tempo depois, descobriu-se como esses ladrões se protegiam: besuntavam-se com uma espécie de vinagre, preparado com arruda, sálvia, menta, alecrim, lavanda, cânfora, alho, noz-moscada, cravo e canela; tudo misturado com vinagre de vinho.

Conheça toda a história do Vinagre dos 4 ladrões

Diz-se que ter em casa um vasinho com arruda, ou um punhado de arruda seca dentro de um saquinho que se traz na mala ou no bolso do casaco afasta as invejas e toda a negatividade que seja lançada sobre a nossa pessoa.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

< BACK
SHARE THIS PAGE:  

ORACLES

The Angels respond

The Angels respond

My Tarot

What's New?


Speak with me form
READINGS Book here!

Choose three cards and
click on each.

Click on each card
to know the result.

Past Present Future

    You are one step away from having your answer!

    Fill the form

    Erro

      I hereby authorize that my data be processed and used to receive information about products, campaigns, promotions, news, offers and other services. The confidentiality and integrity of your personal data is a major concern of Maria Helena Martins, that we adhere to the highest privacy standards and in accordance with your data protection rights, namely those provided for in the General Data Protection Regulations.
    We need your express consent to continue to offer you a personalized service and excellence.
    If you wish, you can consult our Privacy Policy here.

    THE POSITIVE THINKING FOR YOU ...

    This is your encouraging phrase,
    to bring you the strength and the courage
    you need right now!

    HOW WALTER OF LOVES? THROW THE DICE OF LOVE AND KNOW YOUR LUCK! CONCENTRATE IN YOUR QUESTION. WHEN YOU ARE READY...

    YOUR LUCK IS LAUNCHED ...