blog
(00351) 210 929 030

16 dicas para aliviar o stress

A palavra stresse entrou no nosso dicionário com maior frequência nos últimos tempos.  Mas, acredite ou não, ele está associado ao desencadear de uma série de patologias, como é o caso de problemas de fertilidade, hipertensão, cansaço extremo entre muitas outras. Impõe-se por isso libertar-se desse estado que pode estar a prejudicar-lhe a saúde e a causar-lhe problemas que podem ser evitados. 

São vários os momentos do nosso quotidiano que nos obrigam a enfrentar situações stressantes, às quais é impossível ficar indiferente. O motivo é pouco importante, a verdade é que ter autocontrolo sobre nós próprios nem sempre é tarefa fácil. Aliás, o mais comum de acontecer é perder o controlo elevando os níveis de stresse, que conduzem a um estado de nervosismo extremo. O grande problema é que, ao enfrentar as adversidades dessa forma, muitas vezes acumulam-se frustrações. Felizmente, existem outras formas de agir para que o conflito seja resolvido de maneira positiva, de modo a proporcionar-nos um crescimento pessoal. Para recuperar o equilíbrio perdido, damos-lhe conta de algumas técnicas para relaxar e extravasar as tensões. Estratégias que podem ser desenvolvidas em casa, depois de um dia intenso de trabalho, e que não exigem prática nem habilidade. Com o passar do tempo, cada pessoa chegará à conclusão qual das dicas se encaixa melhor com a sua personalidade e qual a que mais ajuda a ultrapassar situações de stresse. Se já lhe despertámos o interesse e está com vontade de começar hoje, abrande o ritmo, respire fundo e siga as dicas que se seguem.

 

1 - Preparar uma seleção de músicas calmantes

Há quem pense que ouvir o som do mar e dos passarinhos é a única forma de som que ajuda a acalmar. Mas de acordo com a musicoterapeuta Maristela Smith “o som que faz bem é aquele que agrada a quem ouve". A música atua na bioquímica do nosso organismo, tanto positiva quanto negativamente, e muitos autores falam sobre a influência dos sons no ritmo cardíaco". É por isso importante descobrir qual o tipo de música que o ajuda a acalmar, seja ela de que género for.

 

2 - Praticar o (s) hobby (s) preferido (s)

Se, por exemplo, pintar, bordar, ler ou praticar exercício físico está entre as suas actividades preferidas, aproveite para arranjar no seu dia-a-dia um pouco de tempo para se dedicar a elas ou a outras da sua preferência. Descobrir uma atividade que lhe dê prazer ajuda a desviar a atenção de uma situação que gera stresse, na medida em que diminui a tendência para se ficar a remoer em detalhes que só vão contribuir para um elevado estado de irritação.

 

3 - Tomar banho de imersão

Encher a banheira com água, deitar-lhe sais ou umas ervas, depois de terem fervido cerca de 10 minutos num tacho com água, e mergulhar o corpo nessa mistura, é uma preciosa ajuda para relaxar. A ideia é permanecer dentro de água até que se sinta completamente relaxado.

 

4 - Libertar as emoções

Se a sua tendência passa por nunca exteriorizar as emoções, é importante que de vez em quando o faça. Principalmente, depois de momentos de elevado stresse que lhe deixam um ‘nó’ na garganta. Chorar e gritar, por exemplo, em local privado onde pode exteriorizar aquilo que sente, são formas saudáveis de colocar o stresse e a frustração para fora. É que uma vez contidos, esses sentimentos podem traduzir-se em diversos sintomas físicos, como dores musculares, insónias, problemas na pele, entre outros".

 

5 - Receber uma massagem

Uma boa massagem que relaxe os músculos é exactamente aquilo que o corpo e a alma precisam para libertar o stresse acumulado.

 

6 - Praticar exercícios de respiração

Sabia que é possível equilibrar a mente através de exercícios de respiração? De acordo com alguns professores de ioga um dos exercícios pelo seguinte: Sentar-se com a coluna o mais direita possível, fechar os olhos, apertar a narina direita e inspirar pela narina esquerda. Depois, fazer o mesmo movimento, mas trocar a narina a apertar. Este ciclo de respiração acalma a mente e equilibra os dois hemisférios do cérebro. Fazer este exercício 10 vezes seguidas é o ideal para obter resultados imediatos.

 

7 Momentos a sós

Estar sozinho nem sempre é sinónimo de solidão. Há momentos na vida em que é importante estarmos sós. Estar sozinho também é importante para distanciar-se, por momentos que seja, de qualquer tipo de preocupação. O ‘esvaziamento’ da mente, a interrupção do fluxo de pensamentos, apesar de importante, não é tarefa fácil para quem está acostumado a responder a um sem-número de estímulos regularmente. Mas é importante tentar.

 

8 - Divertir-se acima de tudo!

Cuidar de si para ir sair com os amigos a um almoço ou jantar, à discoteca ou beber um simples café, ajudará certamente a libertar a mente de preocupações e a desanuviar um pouco. Quando se está em boa companhia é verdade que o tempo passa a correr, mas conversar, rir e partilhar momentos são uma óptima terapia.

 

9 - Rir faz bem!

Está provado que quando uma pessoa ri liberta endorfinas que aliviam a dor e reduz as hormonas do stresse. Aliás, o ditado popular diz que “rir é o melhor remédio”! Ria muito!     

 

10 - Praticar sexo

Um dos melhores anti stresse é praticar sexo. Os momentos de tranquilidade que se seguem ao êxtase sexual são um excelente relaxante. A sensação de prazer faz esquecer tudo…

 

11 - Dançar

O acto de dançar cansa o corpo e liberta o espírito. Em casa ou numa saída à noite aproveite para ouvir as suas músicas favoritas e dance até que as pernas lhe peçam para parar! Certamemte que nesse momento não vai ter tempo para stressar, muito menos pensar naquilo que muitas vezes o preocupa.

 

12 - Beber sumos de fruta natural

De acordo com alguns nutricionistas, a fruta tem propriedades que ajudam a combater a ansiedade. Fazer um sumo de fruta natural, adicionar-lhe um pouco de mel é a combinação perfeita para ajudar a ‘mandar o stresse embora’!

 

13 - Meditar precisa-se!

Quando se fala em meditar muitas pessoas pensam de imediato que esse tempo é mal empregue, pois o corre corre de todos os dias quase não deixa espaço para momentos tranquilos de ausência de tarefas. Mas se os seus níveis de stress estão nos píncaros, é importante parar para meditar um pouco. Uma técnica da ioga que o vai ajudar a sentir-se mais calmo. Desligue o telemóvel e o telefone de casa e conduza os seus pensamentos para cenários positivos que lhe transmitem calma e serenidade. A ideia é abrandar e sentir aquela sensação de paz, ajudando a libertar-se de todos aqueles pensamentos que lhe causam preocupação.

 

14 - Mudar o foco

É natural que o primeiro contato com um grande desafio nos apavore. Porém, para contornar a situação com mais facilidade, é essencial olhá-lo de diferentes ângulos, relativizando-o. Perguntar a si próprio qual é a gravidade da situação e se ela vai perdurar ou se é passageira.Tente imaginar o que esse conflito significará daqui a seis meses ou um ano. Estas podem ser boas formas de concluir que, afinal, o problema não é tão grave quanto aquilo que parece.

 

15 - Mudar os ambientes em casa

Pintar uma, ou várias, parede(s) de outra cor, trocar os móveis de lugar ou comprar uma peça de decoração nova pode ajudar a chegar a casa e vê-la como sendo nova!. A rotina do dia a dia já é de tal ordem grandiosa na nossa vida que chegar a casa e senti-la como um espaço renovado pode ser o suficiente para se sentir bem. Experimente!

 

16 - Conversar com alguém

Não são poucas as vezes que nos sentimos mais aliviados após conversar com alguém que nos é próximo, ou não. O importante não é o grau de proximidade que possamos ter com essa pessoa que nos faz sentir bem enquanto mantemos uma conversa, mas sim o à vontade com que o fazemos. Se precisa de falar, por favor não hesite e procure quem está disposto a ouvi-lo. Vai ver como é positivo para o seu bem-estar. 

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
 
 
 

< BACK
SHARE THIS PAGE:  

ORACLES

The Angels respond

The Angels respond

My Tarot

What's New?


Speak with me form
READINGS Book here!

Choose three cards and
click on each.

Click on each card
to know the result.

Past Present Future

    You are one step away from having your answer!

    Fill the form

    Erro

      I hereby authorize that my data be processed and used to receive information about products, campaigns, promotions, news, offers and other services. The confidentiality and integrity of your personal data is a major concern of Maria Helena Martins, that we adhere to the highest privacy standards and in accordance with your data protection rights, namely those provided for in the General Data Protection Regulations.
    We need your express consent to continue to offer you a personalized service and excellence.
    If you wish, you can consult our Privacy Policy here.

    THE POSITIVE THINKING FOR YOU ...

    This is your encouraging phrase,
    to bring you the strength and the courage
    you need right now!

    HOW WALTER OF LOVES? THROW THE DICE OF LOVE AND KNOW YOUR LUCK! CONCENTRATE IN YOUR QUESTION. WHEN YOU ARE READY...

    YOUR LUCK IS LAUNCHED ...