blog
(00351) 210 929 030

15 coisas que os casais felizes NÃO fazem

Não há fórmulas secretas para relacionamentos ideais. Aliás, o ideal do "viveram felizes para sempre" é um mito. Os casais felizes são aqueles que, apesar dos contratempos que a convivência quotidiana sempre traz, sabem superar as diferenças e encontrar sempre um caminho comum, mantido pela vontade de partilhar, de estar junto, de continuar a investir na relação.

Uma boa parte do segredo para um relacionamento feliz passa, não só pelo que o casal faz, mas também pelo que o casal NÃO faz. Tome nota de 15 coisas essenciais para manter uma convivência saudável e uma relação duradoura:

1 - Não contabilizam as coisas boas que fazem

Um casal feliz não se preocupa em contabilizar o número de vezes que cada um lavou a loiça ou foi levar as crianças à escola. Num ambiente comum de partilha e equilíbrio, cada um ajuda o outro resolvendo aquilo que aparece a precisar de ser feito, e não pensa mais nisso nem recrimina o outro por não ter feito algo. Naturalmente que, para que isto possa resultar, AMBOS têm de fazer aquilo que precisa de ser feito no dia-a-dia.

 

2 - Não dizem "eu" quando falam da relação

Os casais felizes usam, sem mesmo se aperceberem, o pronome "nós" em vez do "eu". Havendo espaços na vida de cada um que são pessoais e individuais, a relação é entendida como algo vivido por ambos, e por isso naturalmente o "eu" deixa de existir quando se referem "à nossa casa", "os nossos planos de férias" ou "a nossa refeição preferida".

 

3 - Não vão dormir sem fazer as pazes

Quando surge um atrito ou desentendimento, um casal feliz procura resolvê-lo. E, se é verdade que por vezes é benéfico tirar uma ou duas horas para estar afastado e refletir sobre a situação a sós, deixar passar uma noite sem fazer as pazes contribui para um afastamento no casal, gerando um maior individualismo e frieza face ao outro. Os casais felizes fazem as pazes, se não antes, pelo menos antes de se irem deitar.

 

4 - Não ficam frustrados se não podem realizar os seus sonhos pessoais

Todas as pessoas têm sonhos e projetos pessoais - e devem tê-los. Contudo, uma vida a dois implica um encontro de interesses e nesse sentido ganham-se novos projetos mas alguns, exclusivamente individuais, ficam naturalmente pelo caminho. Um casal feliz sabe respeitar o espaço do companheiro e dá-lhe asas para seguir os seus sonhos, mas não fica frustrado se não pode fazê-lo por optar pela relação. Este caso acontece quando, por exemplo, um dos parceiros recusa uma proposta de trabalho num país longínquo, optando por ficar com o outro, mas não guarda mágoa, aceitando que fez a escolha que o seu coração achou ser a mais correta.

 

5 - Não pensam no problema, falam sobre ele

Num casal equilibrado e feliz não há espaço para especulações silenciosas: quando um problema surge, confrontam o parceiro, falam abertamente, até que a situação fique esclarecida e possa ser resolvida, sem margem para dúvidas nem mal-entendidos. Não falar sobre os problemas, alimentando-os em silêncio é, de resto, um dos principais motivos que levam à separação de casais, criando espaços vazios que podem ser preenchidos por terceiras pessoas ou dar azo a boatos e intrigas. Por mais doloroso e difícil que seja, um casal que se ama fala sobre o que está a magoá-lo.

 

6 - Não discutem, debatem

Debater ideias é bastante diferente de discutir: pressupõe um espaço para o outro manifestar a sua opinião e expor a sua verdade dos factos, sem ser alvo de ataques nem de críticas. Debater é expor e trocar ideias sem ir buscar ofensas pessoais nem aludir a outros assuntos que ficaram lá atrás. Por mais difícil que seja, quando estamos magoados, ouvir o outro e procurar compreender o seu ponto de vista, manter o tom de voz normal e evitar a agressão é essencial para manter a saúde da relação.

 

7 - Não fazem uma tempestade num copo de água

As coisas são o que são: os casais felizes tratam a situação com que se estão a deparar no momento, sem extrapolar nem exagerar. A tendência para o dramatismo e a necessidade de chamar a atenção apontam para um desequilíbrio, porque num casal feliz ambos sentem-se nutridos e valorizados, sem necessidade de exagerar. Se o seu companheiro não ouviu a sua chamada porque estava a falar com os amigos não é o fim do mundo. Se o bolo ficou mal cozido porque o seu par estava a fazer muitas outras coisas ao mesmo tempo, também não.

 

8 - Não enganam, são sinceros

Não faz sentido desperdiçar a vida com mentiras e enganar a pessoa com quem se vive mina a relação, gerando brechas que, com o tempo, acabam por abalar as estruturas da relação e podem até fazê-la ruir. Os casais felizes não põem a hipótese de alimentar mentiras. São sinceros sobre aquilo que fazem e aceitam-se mutuamente. A sinceridade e a honestidade controem pilares muito fortes, que dão origem a relacionamentos felizes e duradouros. E quando sentem que a relação não está a evoluir positivamente, dizem-no ao parceiro em vez de procurar outras pessoas.

 

9 - Não adiam

Os casais felizes não deixam arrastar as situações problemáticas nem procrastinam a sua resolução. Mesmo nos assuntos mais triviais do dia a dia, como lavar a loiça ou falar sobre as despesas do mês, abordam as questões de forma prática, empenhando-se de imediato na concretização das tarefas. "Deixar andar" denuncia falta de interesse e empenho na relação, e a médio e longo prazo isso vai criando fissuras na relação.

 

10 - Não envolvem a restante família 

Os casais felizes respeitam duas regras básicas: não envolvem a restante família nos seus conflitos internos e problemas nem se comparam a outros membros da família, sejam pais, irmãos, tios, avós... As discussões do casal são resolvidas entre os dois, sem envolver terceiros. Também não dizem "a minha mãe é que sabe fazer o arroz de marisco como eu gosto"...

 

11 - Não usam a autocomiseração

Fazer-se de vítima e entrar em atitudes passivo-agressivas condena qualquer relação ao fracasso. Enquanto estão a discutir ou a resolver um problema, os casais felizes não dizem coisas como "És tão cruel comigo!" ou "O que fiz eu para merecer isto?" - atenção, porque num casal feliz o OUTRO também não tem atitudes de crueldade nem faz coisas que prejudicam o parceiro. A meio de uma discussão, sabem manter o sangue frio e aligeirar o assunto, falando de forma serena e perguntando ao outro, com calma, porque está a reagir de determinada maneira.

 

12 - Não se colam como lapas

Manter o espaço individual de cada um é vital para a saúde de qualquer relação. Embora apreciem a companhia um do outro e gostem genuinamente de fazer coisas juntos, os casais felizes também sabem respeitar o seu espaço individual e permitem que o outro faça coisas de que gosta, sozinho, em vez de cobrarem porque o parceiro não os acompanha. 

 

13 - Não são egoístas nem egocêntricos

Um casal feliz sabe e compreende que, por vezes, não podemos fazer tudo apenas como nós queremos. Há momentos em que é importante ceder e colocar o outro à nossa frente, desde que o parceiro faça o mesmo. É essa dinâmica de apoio mútuo que cria segurança na relação e que faz com que ambos sintam que são importantes para o parceiro e que a relação conta.

 

14. Não "vão andando"

Os casais felizes não se deixam ir ao correr dos dias, antes pelo contrário, têm sempre projetos e planos entusiasmantes. Coisas tão triviais como uma maratona de séries ao fim de semana ou um passeio no campo servem de pretexto para terem algo "por que esperar", juntos.

 

15 - Não desistem

Todos os casais atravessam dificuldades e enfrentam períodos difíceis. Mas os casais felizes não deixam de acreditar que a relação vai superar as fases tumultuosas e, mesmo quando parecem não chegar a acordo, persistem e procuram encontrar juntos de novo a harmonia e a união.

 

Acima de tudo, os casais felizes são casais normais, são aqueles que sobrevivem ao cansaço do dia-a-dia, aos aborrecimentos e contratempos, à rotina. São os que, em vez de se preocuparem em postar fotos exemplares nas redes sociais e transmitirem ao Mundo que são um casal perfeito, se preocupam efetivamente um com o outro, dedicam atenção um ao outro e procuram cuidar, verdadeiramente, do amor que os une.

Veja também:

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 

< BACK
SHARE THIS PAGE:  

ORACLES

The Angels respond

The Angels respond

My Tarot

What's New?


Speak with me form
READINGS Book here!

Choose three cards and
click on each.

Click on each card
to know the result.

Past Present Future

    You are one step away from having your answer!

    Fill the form

    Erro

      I hereby authorize that my data be processed and used to receive information about products, campaigns, promotions, news, offers and other services. The confidentiality and integrity of your personal data is a major concern of Maria Helena Martins, that we adhere to the highest privacy standards and in accordance with your data protection rights, namely those provided for in the General Data Protection Regulations.
    We need your express consent to continue to offer you a personalized service and excellence.
    If you wish, you can consult our Privacy Policy here.

    THE POSITIVE THINKING FOR YOU ...

    This is your encouraging phrase,
    to bring you the strength and the courage
    you need right now!

    HOW WALTER OF LOVES? THROW THE DICE OF LOVE AND KNOW YOUR LUCK! CONCENTRATE IN YOUR QUESTION. WHEN YOU ARE READY...

    YOUR LUCK IS LAUNCHED ...