blog
(00351) 210 929 030

10 truques para manter a mente saudável

Apesar da sensação de tristeza, cansaço constante, ansiedade e desânimo, há hábitos que as pessoas podem e devem adotar para combater a ansiedade e a depressão. Aprender a ser positivo é possível, para isso basta cultivar hábitos diários que ajudem o cérebro a pensar de forma positiva, mesmo em tempos difíceis.

 

1 - Faça uma alimentação saudável

Muitos estudos comprovam haver uma ligação entre comida e bom humor. Alimentos como peixes gordos, vegetais de folhas verdes, nozes, ovos, carne de aves, etc., são ricos em ómega 3 e vitamina B, nutrientes que ajudam a estabilizar o humor. Além de ajudar o organismo a funcionar melhor, ingerir alimentos saudáveis é uma excelente forma de cuidar do corpo.

 

2 - Faça caminhadas ao ar livre

A desordem afetiva sazonal é um tipo de depressão, e se você sofre deste transtorno, saiba que apanhar sol deixa as pessoas mais positivas. Por isso, mesmo nos momentos menos bons, evite o isolamento e saia de casa. Apenas meia de hora de caminhada ao ar livre, diariamente, aumenta os níveis de serotonina no cérebro, neurotransmissor responsável por várias funções corporais e psicológicas como o apetite, desejo sexual, bom humor, sono, memória e aprendizagem, regulação da temperatura corporal, entre outras.

 

3 - Faça exercício físico

Quando nos sentimos tristes e desanimados, temos tendência para nos isolarmos e não falar com ninguém. No entanto, movimentar o corpo é importante pois o exercício físico ajuda a aumentar a energia, melhorar o humor e a reduzir o stresse. Quem pratica uma atividade física regularmente tem 30% menos de hipóteses de desenvolver depressão. A prática de exercício, além de ajudar a aliviar os sintomas da depressão, faz com que o doente saia de casa e tenha contacto com outras pessoas.

 

4 - Tenha pensamentos positivos

Pense e visualize coisas que a fazem feliz, como os melhores momentos com amigos e família ou frases inspiradoras. Tenha fotos desses bons momentos espalhadas pela casa, na sua secretária de trabalho, no seu telemóvel. Assim, quando lhe faltar inspiração ou nos momentos mais complicados, pode olhar para essas fotos para estimular a sua mente a focar-se em coisas positivas.

 

5 - Mantenha hábitos que a fazem sentir-se bem

Pode ser um banho quente ou um banho de espuma, pintar ou cozinhar, fazer jardinagem ou estar simplesmente uma ou duas horas debaixo de uma manta a ler um bom livro ou a ver televisão. O primeiro passo é descobrir o que a faz feliz e depois arranjar tempo todos os dias para fazer algo puramente por prazer. Reservar algum tempinho todos os dias só para si não é egoísta, é necessário.

 

6 - Peça ajuda nos momentos em que se sente triste e desanimada

Este é possivelmente o passo mais importante de todos - não afaste as pessoas da sua vida. A depressão faz com que as pessoas se isolem e, na maioria das vezes, não sintam vontade de socializar. Se se sentir assim, se sentir que nem lhe apetece abrir uma janela e só lhe apetece estar na cama, não ignore todas as pessoas do ser círculo. Mande um e-mail, uma mensagem, às pessoas com as quais tem maior afinidade e diga-lhes como se sente. Essas pessoas podem ajudá-la muito mais do que você espera.

 

7 - Cerque-se de pessoas positivas

As pessoas que estão ao nosso redor também nos influenciam. Se essas pessoas forem muito negativas, procure afastar-se, pois a energias delas vai afetar negativamente a sua energia e motivação. Se não puder ou não quiser evitá-las, aprenda a não deixar que a afetem. Se se cercar de pessoas positivas, estará a alimentar a sua própria positividade.


8 - Defina objetivos

Seja qual for o(s) objetivo(s) que definiu para si, empenhe-se na sua concretização e acredite que tem todas as capacidades necessárias para tal. Quando alcançar a primeira etapa, irá sentir-se inspirada para continuar a correr atrás dos objetivos restantes e para começar a pensar em novos objetivos. A cada meta alcançada, por mais pequena que ela seja, você ganhará confiança e autoestima.

 

9 - Divirta-se

As pessoas que se divertem com frequência tendem a ser mais felizes e positivas. O trabalho é importante, mas não é tudo na vida. A diversão, o convívio com os amigos e a família ajuda a relaxar e a esquecer o stress causado pelo trabalho. Procure descontrair, dedique-se a atividades do seu agrado, ria muito, conviva com pessoas divertidas e bem-dispostas, faça o que a faz sentir-se feliz. Quando nos rimos não damos espaço para que ideias ou pensamentos negativos se instalem no nosso cérebro.

 

10 - Não desanime nem baixe os braços

Quando sentir que o dia não correu tão bem quanto desejava, pense em todas as coisas boas que aconteceram nesse dia. Ficará surpreendida como esse dia não vai parecer tão mau depois de ter pensado nas coisas que correram bem. Lembre-se, amanhã será um novo dia.

Encontre este e outros artigos de interesse na revista Estrela Guia n.32, já à venda numa banca perto de si!

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

< BACK
SHARE THIS PAGE:  

ORACLES

The Angels respond

The Angels respond

My Tarot

What's New?


Speak with me form
READINGS Book here!

Choose three cards and
click on each.

Click on each card
to know the result.

Past Present Future

    You are one step away from having your answer!

    Fill the form

    Erro

      I hereby authorize that my data be processed and used to receive information about products, campaigns, promotions, news, offers and other services. The confidentiality and integrity of your personal data is a major concern of Maria Helena Martins, that we adhere to the highest privacy standards and in accordance with your data protection rights, namely those provided for in the General Data Protection Regulations.
    We need your express consent to continue to offer you a personalized service and excellence.
    If you wish, you can consult our Privacy Policy here.

    THE POSITIVE THINKING FOR YOU ...

    This is your encouraging phrase,
    to bring you the strength and the courage
    you need right now!

    HOW WALTER OF LOVES? THROW THE DICE OF LOVE AND KNOW YOUR LUCK! CONCENTRATE IN YOUR QUESTION. WHEN YOU ARE READY...

    YOUR LUCK IS LAUNCHED ...