Therapies

Ter pensamentos positivos

Sabia que com um pensamento positivo tudo se consegue? Os nossos pensamentos criam a nossa realidade, porque tudo o que existe no Universo é feito de energia: nós, as palavras e os pensamentos. É por essa razão que com um pensamento positivo tudo se consegue e nada se torna impossível: quando acreditamos, quando dizemos ao Universo e a Deus "Eu confio em Ti!" é essa energia que enviamos, e receberemos de volta a mesma energia de confiança, que nos traz a concretização do nosso desejo.

É muito importante respeitar o tempo do Universo, que não é o nosso. Quando colocamos um bolo no forno, por exemplo, se estivermos sempre a abrir a porta do forno para ver se está pronto podemos interromper a cozedura e estragar o bolo. O mesmo sucede com os nossos desejos e pedidos. A ansiedade da resposta só atrasa mais o processo. Se enviamos preocupação, o Universo vai devolver-nos mais motivos para estarmos preocupados. Se, pelo contrário, enviarmos a energia da fé, da confiança que receberemos aquilo que desejamos, é isso que o Universo nos vai enviar.

Os pensamentos positivos atraem coisas boas para a sua vida. Pense no que deseja como se já o tivesse alcançado e agradeça por isso. Seja sempre positiva e afirmativa, as palavras negativas têm uma energia que interfere na concretização das nossas metas. Diga: "Obrigada, meu Deus, pela bela casa que tenho!", "Obrigada, meu Deus, por este marido que me faz tão feliz!", "Obrigada, meu Deus, pelo trabalho que tenho e que me traz dinheiro e realização!"

A nossa mente pode ser treinada, podemos aprender a pensar de forma positiva e, dessa forma, atrair coisas boas para a nossa vida. No Centro Maria Helena há consultas que ensinam a "libertar-se do negativo", saiba mais aqui.

Para ter pensamentos positivos é fundamental aprender a gostar de si!

"Deus ama-nos tal como somos. Da mesma forma que uma mãe e um pai amam os seus filhos, independentemente dos defeitos que possam ter, aos olhos de Deus todos somos perfeitos. O nosso Pai Supremo sabe que estamos a fazer o melhor que podemos e que sabemos segundo as circunstâncias. E isso é o mais importante, é isso que nos torna dignos e merecedores de todo o amor e de toda a aceitação.

Para aprender a gostar de si, olhe para si sem se julgar, com generosidade. Esqueça os juízos de valor que lhe foram incutidos pelos seus pais ou pelas pessoas que acompanharam a sua formação como ser humano. Se lhe disseram, quando era criança, que nunca ia ser ninguém na vida, perdoe a essa pessoa, mesmo que fosse o seu pai ou a sua mãe, e compreenda que essa era apenas e só a opinião dele ou dela. Embora muitas vezes as pessoas de cuja aprovação mais precisamos sejam aquelas que mais cruelmente nos julgam, é muito importante, para podermos aprender a desenvolver o amor-próprio, tomarmos consciência que ninguém tem o poder de decidir aquilo que a nossa vida efectivamente é ou pode ser, além de nós próprios. Só você tem o poder e a legitimidade para decidir a sua vida e para ser a pessoa que é.

Aprenda a dizer «não» a tudo aquilo que NÃO lhe faz bem, e NÃO se sinta culpado por isso. Ser feliz é um direito de qualquer ser humano, e aceitar algo ou manter alguma coisa que o incomoda ou faz sofrer para agradar a outras pessoas não lhe faz bem.

Gostar de nós próprios passa também, e muito, por termos à nossa volta pessoas boas, que gostam de nós e de quem gostamos. Estar perto de pessoas confiantes e bem-dispostas tem um efeito mágico, conseguindo pôr-nos também a nós com um sorriso nos lábios. Por outro lado, ao estarmos rodeados de pessoas pessimistas, que nos sugam a energia e com quem acabamos sempre por nos sentir também deprimidos, torna-se mais difícil adoptar uma postura positiva e gostar de nós. Por mais que goste de alguém, não sofra por essa pessoa. Procure incentivá-la a ser mais confiante e feliz, mas não fique preso às suas dores, ou será o leitor a ser puxado para baixo. Ajude, ofereça apoio para que também ela seja mais feliz, mas recuse-se a alimentar o seu derrotismo. Saiba quando deve afastar-se, reconheça até onde pode ir sem ser prejudicado pela postura negativa alheia.

Lembro-me do episódio que uma pessoa certa vez me contou. Sentia-se culpado porque tinha descarregado na mulher a raiva com que tinha ido para casa, por um colega seu ter despejado nele a sua fúria, depois de o patrão o ter humilhado. A mulher dele, que ficou irritada, perdeu a paciência com o filho de 7 anos, que havia chegado da escola eufórico porque tinha tido uma boa nota. Ao ver o filho a chorar por se sentir injustiçado, este homem caiu em si e percebeu que a negatividade actua em cadeia: o patrão havia maltratado o seu colega, que descarregou nele por não poder responder ao patrão, ele por sua vez descarregou na mulher, que acabou por descarregar no filho, que apenas queria partilhar o seu êxito com os pais, mas estes estavam demasiado ocupados com o azedume desse dia e não tiveram disposição para ouvir. 

Todos nós estamos interligados numa cadeia, quer tenhamos consciência disso quer não, e as acções de uma pessoa têm consequências que a própria não pode prever. Neste episódio que lhe contei, quando um dos elos da cadeia, em vez de alimentar a negatividade, escolher quebrá-la, usando o poder de um sorriso, do bom humor, da frontalidade e da verdade, o acto negativo, em vez de se multiplicar, fica isolado. Assim, quando o primeiro funcionário que foi maltratado, em vez de descarregar no colega, tivesse tido a generosidade e a frontalidade de responder calmamente ao patrão que não tinha razão para o tratar assim, mas que compreendia que ele terá tido as suas razões, ou que talvez estivesse a ter um dia mau, e reagisse com calma e um sorriso, esse ciclo interromper-se-ia. A atitude de pensar para consigo «está a ter um dia mau, aquilo que me disse não é merecido e como tal não vou dar importância» e de se libertar de imediato de qualquer sentimento de revolta ou rancor apazigua os ânimos e impede a energia negativa de se difundir.

É muito importante ter consciência deste efeito dominó, que acontece com uma frequência muito maior do que se imagina. Cada acto é isolado, mas está interligado com todos, devemos resistir à tentação fácil de descarregar numa pessoa aquilo que outra nos provocou. Para o fazer, há três passos essenciais: aceitar, perdoar e esquecer."

* Texto retirado do livro O Meu Segredo, de Maria Helena

Veja também:

O poder da Fé

Lidar com filhos adolescentes

Ter uma família e um casamento feliz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.