Saints and Prayers

São Bento da porta aberta - conheça a história desta devoção

São Bento da Porta Aberta é um santuário erigido em Terras de Bouro, no Gerês, e uma das mais fortes devoções do nosso país. A ermida original foi construída em 1640, dedicada a São Bento, sendo conhecida como "da Porta Aberta" porque servia de abrigo aos viajantes, tendo sempre as portas abertas para acolher quem chegasse. Saiba mais sobre esta poderosa devoção e exemplo ímpar de fé.

São Bento é considerado o santo padroeiro da Europa e o patriarca dos monges do ocidente, porque mesmo em vida sempre lhe foram sendo atribuídos inúmeros milagres. Nasceu em Itália, em 480, no seio de uma família de nobres cristãos. Abdicou de uma vida privilegiada para se dedicar à reflexão religiosa, tendo estado durante 3 anos numa gruta, no Monte Subiaco. Fundou a Ordem Beneditina, que se rege pela máxima "Reza e trabalha" (Ora et labora). São Bento viveu três anos de cativeiro mas incitou os jovens dedicados ao monastério a viver em comunidade, tendo transformado a forma como viviam a vida monástica através da chamada "Regra de São Bento". Esta Regra de Sã Bento continha os ensinamentos e os preceitos que formassem cada jovem cristão conforme a prática dos Mandamentos e os ensinamentos de Jesus. 

 

São Bento da Porta Aberta

O santuário de São Bento da Porta Aberta começou por ser uma ermida, erigida pelos monges de Santa Maria de Bouro em 1640. Porque tinha um alpendre e as suas portas estavam sempre abertas, esta ermida servia de refúgio para os viajantes que por lá passavam, e daí se tornou conhecido como "São Bento da Porta Aberta". Em 1880 procedeu-se a obras para a reconstrução da ermida, dando origem ao Santuário que, por atrair milhares de peregrinos, tem sindo progressivamente alargado. Em 1994 passou-se à construção de uma Cripta, cujas obras ficaram concluídas em 2002. Neste santuário podem ver-se painéis de azulejos que narram episódios marcantes da vida de São Bento. Porque as peregrinações a São Bento da Porta Aberta são tão relevantes, foram traçados vários caminhos que os peregrinos percorrem até chegar ao Santuário, inserido na Serra do Gerês.

São especialmente de assinalar as romarias dos dias 21 de março, quando o Santuário foi criado e quando se assinala a morte de São Bento, a 21 de Março de 547, 11 de Julho,  o dia consagrado a São Bento e 12 e 13 de Agosto, quando os emigrantes estão em Portugal.

A caminho do Santuário, cantam os peregrinos*:

"S. Bento, meu S. Bentinho,
Sarai-me a perna quebrada
Que para além do Formigueiro
Eu tenho de ir de Jornada."

E, quando partem:

"Perdoai, ó S. Bentinho
Que nós vamos p'rá Abadia
Para o ano, cá tornamos
Quando for o vosso dia."

 

De onde vem a devoção a São Bento?

São Bento, ou São Bentinho, como é chamado, protagonizou episódios de grande destaque na história da Igreja Católica. Um dos mais notáveis conta que um dos seus discípulos, de seu nome Florêncio, lhe ofereceu certa vez um pão envenenado. São Bento chamou então um corvo, a quem pediu que o levasse para longe, para que ninguém encontrasse esse pão envenenado, e é por esse motivo que a imagem de São Bento é muitas vezes representada tendo um corvo por perto.

Outro episódio de destaque e de natureza semelhante conta que um abade de um mosteiro vizinho faleceu e que os monges procuraram São Bento para ocupar o seu lugar. Alguns monges não concordaram com esta escolha, e puseram veneno na taça de vinho que Bento iria beber durante a cerimónia. Porém, quando este fez o sinal da Cruz a taça de vinho partiu-se, e dela saíu uma serpente. 

Porque foi várias vezes tentado pelo demónio e porque se defendeu de todas elas fazendo o sinal da Cruz e rezando a poderosa oração que está inscrita na sua milagrosa medalha, São Bento é considerado um dos santos protetores mais poderosos a quem podemos recorrer para nos proteger do mal e para nos defender dos inimigos.

Conheça a poderosa Oração da Medalha de São Bento contra todo o tipo de inimigos - Clique aqui

5 curiosidades sobre a medalha de São Bento

Oração a São Bento da Porta Aberta

Oração a São Bento para alcançar uma graça

Oração a São Bento para proteger a família de todo o mal

Ladainha de São Bento

Novena a São Bento

Oração de São Bento

Oração a São Bento para afastar a febre e as inflamações

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

* fonte: www.serradogeres.com

 

 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.