Therapies

Saiba como superar desafios

Um desafio é algo que nos obriga a ir além daquilo que estamos habituados a fazer, a sair da nossa zona de conforto, a experimentar algo que de alguma forma nos parece mais difícil, por ser novo e ainda desconhecido. Os desafios são uma parte fundamental da nossa vida, pois são eles que nos obrigam a ir mais longe, a superar os nossos próprios limites e, desse modo, que nos ajudam a avançar na nossa evolução enquanto seres humanos.

De acordo com a personalidade que nos caracteriza, os desafios podem ser encarados com entusiasmo e satisfação ou, por outro lado, com receio, ansiedade e angústia. As pessoas mais dinâmicas e ativas, que têm confiança em si próprias e reconhecem as suas qualidades e o seu valor, vêm cada novo desafio com alegria, encarando-o como uma oportunidade para expandirem horizontes e por se aventurarem por novos territórios. As pessoas que, por outro lado, têm falta de segurança nelas próprias, têm medo de falhar e, como tal, sentem-se intimidadas quando a vida lhes apresenta uma nova prova que têm de superar. Se, por um lado, alguns desafios trazem consigo experiências positivas, como por exemplo a realização de uma viagem, outros há que estão associados à superação de algo doloroso, como a perda de um ente querido. Superar os próprios medos ou libertar-se de um vício é, em si, um grande desafio, que nos proporciona a possibilidade de crescermos e de nos tornarmos melhores. Existem, ainda, desafios que nos são apresentados pela intervenção de outras pessoas, como acontece quando temos de nos proteger contra invejas e energias negativas, para além do desafio de tomar determinadas decisões que carregam em si o peso de poderem mudar o rumo das nossas vidas, ou de ter de encontrar um objeto estimado, que se perdeu.

Qualquer que seja a situação em que se encontra, se for confrontado com um novo desafio que precisa de ultrapassar, reúna toda a força e toda a coragem que existem dentro de si e, de cabeça erguida, avance sem medo. Saiba que Deus caminha sempre de mão dada consigo, e nunca o deixará ficar desamparado quando o caminho se tornar mais estreito ou a estrada lhe parecer mais perigosa. 

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.