Rituals

O que são "Rituais"?

Esotericamente, a palavra Rituais surge associada a Magias e até a Simpatias, mas não tem a carga "negativa" que por vezes as pessoas receiam. Um Ritual é um conjunto de acções feitas para expressar ao Universo a nossa intenção, para fazer os nossos pedidos e para atrair dessa forma as energias mais adequadas para nos ajudarem a alcançar aquilo que desejamos.

 

Por "Ritual" entende-se uma série de procedimentos, gestos e acções que são feitas com vista a obter um determinado fim. Estes procedimentos que compõem um Ritual são, geralmente, provenientes de tempos muito antigos, pois já as civilizações primitivas seguiam rituais para obterem proteção dos céus, ou para alcançarem determinadas graças. Quase todas as civilizações tinham um "mago" ou "curandeiro" - alguém que era estudioso dos mistérios do Universo, que conhecia as regras que regem a energia cósmica e que por isso sabia quais as plantas certas para determinadas curas, quais as propriedades dos cristais ou o momento do dia/ do ano mais auspicioso para obter certos "favores do céu", entre outras coisas. Por céu entende-se, aqui, o inexplicável, tudo aquilo a que não sabemos dar nome, que não podemos justificar de onde vem ou onde começa e acaba, aquilo que para muitas pessoas é "Deus". 

Os Rituais distinguem-se da Magia porque repetem certas acções e procedimentos e, principalmente, porque se dirigem a Deus, a um santo, Anjo, ou a qualquer poder espiritual, a quem se  faz o pedido. A Magia limita-se a utilizar as propriedades energéticas dos objetos, sem apelar a uma ajuda Divina ou espiritual, concentrando o seu poder na força da nossa mente, na nossa vontade. As Simpatias, termo que cohecemos sobretudo através da cultura brasileira, designa um costume popular, passado de geração em geração, proveniente da adaptação popular aos feitços e magias feitos pelos magos. Todos eles podem (e devem) ser feitos para o Bem. As Mezinhas não têm a ver com magia, sendo uma espécie de "remédios caseiros", tambem herdados dos conhecimentos antigos, com vista a prevenir e ajudar a tratar problemas de saúde.

Tome nota:

Ritual - conjunto de procedimentos que visa alcançar um pedido com ajuda da intervenção de uma entidade superior. Inclui normalmente um pedido.

Magia - prática que visa alcançar a concretização de um desejo concentrando a nossa força de vontade com a ajuda de determinados objetos e procedimentos.

Simpatia - magia com origem popular, que passou de geração em geração e repete práticas e costumes antigos. A força de uma simpatia está na fé com que ao longo das gerações tantas e tantas pessoas a repetiram.

Mezinhas - remédios caseiros, que utilizam o conhecimento das propriedades terapêuticas das plantas e tudo o que a Natureza nos oferece para prevenir e ajudar a tratar problemas de saúde.

 

Os Rituais podem ser feitos para proteger uma pessoa, uma casa, um espaço ou uma situação, para alcançar um determinado objetivo ou para realizar um desejo.

Aspetos muito importantes na realização de um Ritual:

- a Fé com que é feito, que é determinante para que este seja bem sucedido;

- o local onde é realizado, que deve ser sempre abrigado de outras interferências, sossegado e limpo;

- os objetos que utiliza, que devem ser sempre purificados energeticamente. Por exemplo, um prato usado para realizar um ritual não deve ser utilizado para fazer refeições.

 

Qualquer pessoa pode fazer Rituais, desde que tenha fé e pureza de intenções. Aprender a fazer Rituais dá-lhe uma poderosa ferramenta que pode usar no seu dia-a-dia para estar sempre protegida, para atrair prosperidade, para ter sorte num negócio, para preservar ou encontrar amor, etc.

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

*Todas as assistentes do Centro Maria Helena são formadas pela Dra. Maria Helena. 

 

 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.