Therapies

Porque sentimos sempre que nos falta algo?

"Crescemos tão habituados a concentrar-nos naquilo que nos falta, que não somos educados para reconhecer as riquezas de que dispomos. Mudar de hábitos de pensamento é o segredo para que cada dia seja um milagre e que todos os momentos nos tragam felicidade, alegria e bem-estar. As pessoas que são capazes de reconhecer o que têm sabem valorizar os seus recursos e apreciá-los, sabendo também usá-los em seu benefício para os fazerem render, multiplicando-os.

A grande mudança na nossa vida ocorre quando pomos de parte a ideia de que sabemos tudo, e que não temos aquilo de que precisamos. Qualquer um destes pressupostos está errado e limita a nossa capacidade de acção. Nunca sabemos tudo, mesmo quando pensamos que já aprendemos tudo aquilo que havia para aprender com determinada experiência. E o milagre da vida é esse mesmo: estamos constantemente a ser surpreendidos por ela, de formas que achávamos inimagináveis. Por outro lado, nós temos sempre ao nosso dispor aquilo de que realmente precisamos, embora na maior parte das vezes achemos precisamente o contrário. Ao tomarmos consciência que somos apenas uma peça – porém fundamental – em toda a ordem Universal, e que Algo superior a nós está sempre presente na nossa vida e nunca nos abandona, passaremos a sentirmo-nos mais fortes. Saberemos que na verdade não estamos nem sozinhos nem desamparados e passamos a estar mais dispostos a aprender e ver a abundância que temos ao nosso redor, basta olhar para o mundo que nos rodeia com olhos de ver.

Quando somos capazes de viver com Fé e acreditar em Deus, deixamos de lado o medo e os sentimentos de insegurança que nos fazem sentir vulneráveis e desprovidos de riqueza. Nessa altura, com o coração cheio de força, encaramos a vida com uma postura confiante e segura. Ao aceitarmos e interiorizarmos que tudo aquilo que possuímos nos é dado como um presente Divino, «pois é isso que o presente é, por isso se chama presente», para nosso sustento e proveito, aprendemos a ser gratos e a viver com tranquilidade e alegria, pois sabemos que nunca nada nos faltará.

 Dica positiva: Reconheça tudo aquilo que, ao longo do dia, o faz sentir-se bem. Saborear a sua bebida matinal, ouvir a sua música preferida, ter reencontrado aquele colega da escola que já não via há alguns anos, desfrutar da sensação de sentir a pele limpa depois do banho, ouvir os pássaros quando desperta e vai à janela, vestir uma roupa com a qual se sente bem, sentir o abraço do seu filho…

Escreva uma lista das dádivas que lhe são concedidas diariamente, como ter saúde, ter uma casa onde se sente seguro, ter um trabalho que lhe permite prover o seu sustento, ter o abraço de um filho, ter um bom amigo, ter árvores à sua volta que lhe proporcionam oxigénio, ter água para beber… Assuma consigo mesmo o compromisso de se sentir grato por elas. Reescreva essa lista periodicamente e releia-a de todas as vezes que sentir que não tem tudo aquilo de que precisa. Vai descobrir que é muito mais rico do que imaginava!"

texto retirado do livro O Meu Segredo, de Maria Helena

 

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.