Astrology

Plutão e Saturno ficam retrógrados: o que precisa de saber

Saturno e Plutão são dois planetas especialmente intensos e, sempre que protagonizam movimentos astronómicos marcantes, a sua influência astrológica tem um forte impacto não só a nível global como também na vida de cada pessoa em particular. No dia 24 de Abril, Plutão fica retrógrado; no dia 29, o mesmo sucede com Saturno. Uma vez que ambos se encontram próximos um do outro (vão encontrar-se no mesmo grau no dia 12 de Janeiro de 2020), trarão profundas mudanças às nossas vidas. 

Saturno e Plutão são planetas com uma forte carga energética e que têm um impacto muito significativo e profundo na nossa vida. Saturno é um planeta de grandes dimensões, que representa limitações, restrições, o peso do tempo que demora a passar, as lições cármicas que precisamos de aprender. No Mapa Astral, Saturno indica aquilo que mais pesa na nossa vida, os entraves que encontramos, o que precisamos de resolver, as lições que temos de aprender a superar. Quando Saturno está em trânsito e forma aspetos diretos aos nossos planetas pessoais, isso indica que temos maiores dificuldades e que temos de lidar com atrasos e entraves que fazem com que seja mais difícil alcançarmos as nossas metas.

Plutão é o planeta mais afastado do Sol e é aquele que é mais difícil de compreender. A sua influência provoca profundas transformações interiores, metamorfoses, crescimentos nem sempre fáceis, a libertação de algo, com o preço que muitas vezes temos de pagar para podermos alcançar outros territórios. Quando os trânsitos de Plutão formam aspetos com o nosso Mapa Astral, isso indica um período (que se prolonga por alguns anos porque Plutão tem um trânsito lento) de grandes e profundas mudanças na nossa vida, que são primeiro sentidas dentro de nós e que depois se manifestam no ambiente que nos rodeia, levando-nos muitas vezes a reestruturar  por completo as bases que construímos e sobre as quais assenta a nossa segurança e estabilidade.

Saturno e Plutão têm um forte protagonismo este ano, porque se encontram muito próximos um do outro e porque as suas energias conjugadas têm uma influência reformadora na sociedade em geral e na nossa vida particular.

Saturno e Plutão encontram-se a cada 34-38 anos. Estes planetas têm movimentos lentos porque, como estão mais afastados do Sol e têm grandes dimensões, demoram mais tempo a percorrer toda a sua órbita. É por isso que demoram vários anos em cada signo. Neste momento estão ambos em Capricórnio, um signo associado à responsabilidade, que tem consigo um certo "peso" porque é um signo ligado à maturidade, à aprendizagem, ao tempo. Foi há vários séculos que Saturno e Plutão se encontraram em Capricórnio, como acontece agora. 

O ano 2020 será fortemente marcado pela conjunção de Saturno e Plutão, que acontece logo no dia 12 de Janeiro. No entanto, uma vez que já se encontram a poucos graus de distância, os efeitos desta união cósmica começam já a ser fortemente sentidos. 

Em Abril de 2019 teremos a possibilidade de antever um pouco do que o próximo ano nos reserva, porque tanto Saturno como Plutão ficam retrógrados, o que provoca alterações na sua energia. Por outro lado, encontram-se a apenas 3 graus de distância, que será a menor distância a que se vão encontrar antes de voltarem a aproximar-se, em Dezembro de 2019.

Sempre que um planeta fica retrógrado somos, regra geral, forçados a reavaliar situações e rever aprendizagens importantes. Ora uma vez que neste caso são dois poderosos "professores" que ficam retrógrados, podemos desde já compreender que temos muito a aprender ao longo dos próximos meses.

Preste muita atenção aos assuntos que se encontram em destaque na sua vida neste momento. Os dias 24 e 29 de Abril serão especialmente significativos.

 

Saturno está em Capricórnio desde Dezembro de 2017. Sendo o signo de que é regente, sente-se confort+avel com esta energia, o que faz com que a sua influência seja muito benéfica para construir, edificar, amadurecer planos e situações. 

Enquanto está em Capricórnio, Saturno convida-nos a assumir a responsabilidade pelas nossas vidas, pelo nosso destino e pelo nosso passado. Por vezes, para nos obrigar a fazê-lo, pode causar-nos dificuldades, impor-nos restrições e entraves, e fazer-nos sentir o peso das nossas ações. Tal como um pai severo que nos castiga para nos fazer compreender aquilo que devemos fazer e para nos obrigar a crescer, Saturno parece atrasar a nossa vida quando, na verdade, nos está a ensinar a ser o melhor que podemos ser. Saturno vai continuar em Capricórnio até Dezembro de 2020. 

 

Plutão, por seu lado, está em Capricórnio desde 2008. Como é o planeta mais afastdo do Sol, é aquele que descreve uma órbita maior, passando mais de uma década em cada signo. 

Plutão em Capricórnio reestrutura a nossa vida, principalmente, no domínio financeiro, em questões económicas, e nos assuntos relacionados com o poder. Plutão em Capricórnio também nos incentiva a mergulhar nas profundezas da nossa personalidade para encontrar forças em nós que desconhecemos ou que nos esquecemos que temos. 

Plutão permanecerá em Capricórnio até 2024.

Juntos em Capricórnio, Saturno e Plutão estão a construir uma nova mentalidade, um renascimento espiritual, elevando-nos para uma nova dimensão da consciência. A sua energia conjugada força-nos a assumir a responsabilidade pelas nossas ações a um nível muito mais elevado e mais profundo. Somos obrigados a ter consciência das decisões que tomamos, a um nível coletivo, do rumo que estamos a seguir, do caminho que estamos a traçar para o nosso futuro enquanto Humanidade, enquanto filhos do planeta Terra.

Plutão e Saturno vão fazer-nos despertar, obrigando-nos a ver a realidade sem lentes cor-de-rosa nem filtros de embelezamento, e vão também fazer-nos reestruturar as nossas vidas. 

Teremos de aprender a fazer as coisas de maneira diferente para que possamos corrigir o que não está bem. 

Na vida de cada um de nós em particular a conjunção de Saturno e Plutão vai ajudar-nos a transcender as nossas limitações e a renascer numa nova identidade. 

Saturno retrógrado tem também uma forte influência relacionada com o karma. Por isso, é provável que seja conforntado com questões kármicas e com desafios que trouxe para resolver de outras vidas. O bem que fez no passado pode traduzir-se agora em recompensas; por outro lado, terá de pagar agora pelas más ações praticadas anteriormente.

As suas palavras e pensamentos são especialmente importantes e poderosos neste período. Tenha muita atenção a tudo o que verbaliza, ao que pensa, diz e escreve, pois as palavras têm poder, e esse poder será agora ainda mais forte.

É provável que enquanto Saturno se encontra retrógrado tenha maior dificuldade em tomar decisões e maior propensão para ter uma visão pessimista dos factos: não se deixe afetar. Saturno deixará de estar retrógrado no dia 18 de Setembro de 2019.

Plutão retrógrado obriga-nos a refletir sobre o poder e o controlo. Se permitiu que outras pessoas o tenham controlado de algum modo ou comandado a sua vida, dificilmente irá continuar a tolerar que isso aconteça. É tempo de se libertar das restrições que lhe são impostas e de assumir o domínio e a responsabilidade pela sua vida. É tempo, também, de deixar de exercer controlo sobre a vida de outros, se é esse o caso. Por mais que se preocupe ou que se sinta responsável pela vida de outras pessoas de quem é próximo, Plutão retr+ogrado vai fazê-lo compreender que a única vida pela qual é responsável é a sua. 

Neste período, pode haver a repetição de padrões, acontecimentos recorrentes ou que parecem estar destinados, e que surgem com o propósito de o ajudar a perceber que compulsões, hábitos controladores ou preconceitos precisa de erradicar da sua vida. 

Se esteve demasiado preso a uma situação, a uma relação, a um emprego, ou a uma posição, é tempo de deixar ir. Comportamentos compulsivos, relacionados com vícios, serão agora também fortemente confontados. Quanto mais destrutivos forem os seus comportamentos, mais extremos serão os desafios que terá de enfrentar neste período. 

Confie no seu poder pessoal e peça ajuda aos seus guias espirituais para superar as provas mais difíceis. Pense em todos os desafios que os seus antepassados já superaram para deixar a sua força impressa nos seus genes, que chegaram até si. 

Saturno e Plutão retrógrados em Capricórnio vão ensinar-lhe que ao destruir aquilo que detém o controlo sobre si estará a reclamar o seu poder pessoal e a ganhar um maior  domínio sobre a sua vida. 

Veja também:

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Gostou deste texto? Partilhe-o nas redes sociais, basta clicar nos botões aqui em baixo:

Back

You might also like to read

This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.